Análise do Comportamento Aplicada (ABA) - Evidências para Adultos com TEA

preview_player
Показать описание
Livro Crítica À Pseudociência Em Educação Especial

Conheça nossa Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva para Autismo e Deficiência Intelectual Baseadas em Evidências:

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5-TR
CUPOM: LUCELMOLACERDA

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma abordagem terapêutica baseada em princípios comportamentais, frequentemente utilizada no tratamento de adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para esses adultos, a ABA pode ser adaptada para atender às necessidades específicas, focando em metas relevantes para a vida diária e social. Com base na segunda publicação do National Standards Projects, o professor Lucelmo Lacerda apresenta os benefícios de realizar a Terapia ABA em pessoas com autismo. Confira

Evidence-Based Practice and Autism in the Schools

Lucelmo Lacerda é Professor, Doutor em Educação pela PUC-SP com estágio pós-doutorado em Psicologia na UFSCar, Psicopedagogo, Professor da Especialização em ABA do CBI of Miami e da Especialização em Autismo da Universidade Federal de Tocantins, atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação Especial - CNE para a elaboração de novas Diretrizes Nacionais de Educação Especial.

Rede sociais
Instagram:
Facebook:

Endereço para correspondência: Av. Alfredo Ignácio Nogueira Penido, nº 335, Sala 401, Parque Residencial Aquarius, São José dos Campos/SP, CEP: 12246-000
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Estou adorando seus videos por estar falando mais sobre autismo, protocolos e praticas para adultos e adolescentes pois é tão dificil achar conteúdo, e entender .

Jadcaroci
Автор

O problema é muitos profissionais não são comprometidos com trabalho de prática em evidências e só querem ganhar dinheiro com atendimento ineficaz.

compromissosocial
Автор

Lucelmo, eu uso nas terapias com adultos e adolescentes, TEA 1 de suporte, esse tipo de abordagem que vc falou. Meu marido e minha filha são TEA 1 de suporte. Super dá certo. Já consegui mudanças de comportamento em minha filha de 15 anos na escola com essa psicoterapia. A FAP também trabalha próximo disso. Vou atender um advogado agora, com uma psicóloga ABA, nessa abordagem. Sou neuropsicopedagoga com especialização em ABA. Não trabalho sozinha. Sempre c um psicólogo c a formação em ABA.

cozinhainclusivadescoberta
Автор

Meu filho tem 27 anos e começou fazer Aba agora. Foi diagnosticado qdo bebê porém por várias razões não teve acesso antes ao método Aba.

pathycarioca
Автор

Em 2022 depois de um teste descobri que estava dentro do TEA, demorou mas hoje aceito perfeitamente estar no TEA, e agora em novembro fiz um teste mais completo que resultou em nível de suporte 2 e TDAH… agora de fato minha jornada para melhorar minha parte social e os vídeos deste canal sobre adultos, estão me ajudando mto 😊

tha_urban
Автор

Tão ruim não ter recursos financeiros p procurar ajuda adequada. Estou postergando há décadas para procurar pelo SUS porque diagnosticam muitas vezes errado e entopem as pessoas de medicamentos. Pelo que vi nos vídeos e grupos muitos tiveram que procurar particular p receberem o diagnóstico principalmente na vida adulta. Tratam mal no posto aqui perto de casa, "se acham" e ficam tirando sarro ( mother fuckers frustradas). Pretendo estudar e lutar pelos direitos dos "diferentes". É insuportável ser motivo de chacotas até de pessoas que "não sabem nem por onde a galinha mija". Sempre sonhei com medicina, mas vou fazer psicologia por ser "mais fácil" já que não é em período integral. Como um dos meu hiperfocos é a neurociências talvez me ajude mesmo não gostando muito de "humanas" ( algumas matérias são chatas p mim como fazer trabalhos academicos na ABNT, gramática etc). Tenho maior facilidade com biologia. Tentei cursos ( relacionamento interpessoal sempre foi complicado, e trabalhei em serviços braçais. Pelo meu jeito e aparência me menosprezam e sou rejeitada mesmo sendo inteligente e sofro a vida toda). Sei que existem muitos como eu e quero ajudá-los. TMJ Dr! Espero um dia poder ter tbm meu doutorado em neuro.

vivianefranca
Автор

Pro vc é incansável e determinado graças a Deus❤

hildegardaleonardi
Автор

Muito obrigado por vc lucemo, esta falando desse público adultos TEA, gratidão

cidinhalopes
Автор

Boa Tarde! Gosto muito dos seus videos e recentemente, aos 32, fui diagnosticado com TEA Nivel 1. Gostaria de saber se você tem interesse em contratar um editor! Acredito que poderia acrescer mais ainda na qualidade do canal! 👍👍

bbvenancio
Автор

Tenho um filho autista com 31 anos e foi diagnosticado aos 19 anos.
Gostaria de mais informações p jovens adultos.

janieirealmeida
Автор

Sou mãe de um jovem adulto com TEA, está com 21 anos faz ABA há anos, já fez uns “tipo aba”… já foi cobaia, enfim… sou sua fã. Parabéns pelo seu trabalho e envolvimento constante na área. Precisamos de mais profissionais assim!! 🙏🏻❤👏🏼

cintiaportela
Автор

Amo todos os seus videos. Sei que o caso do meu filho ainda não se enquadra neste video pq ele só tem 12 anos. Mas ABA não foi funcional pra ele… talvez foi pq eu pedi ajuda em ABA com ele ja aos 10 anos. Isso acabou provocando muito stress dentro de casa e em vez de ajudar, piorou. Cada caso é um caso. Não tem como comparar. Mas ele sempre teve toda assistência possível desde seus 2 aninhos.

Então pq pediu ABA quando ele ja tinha 10 anos? Pq antes ele nao apresentou grande demanda para eu buscar esse tipo de terapia. Ele teve o acompanhamento na escola e é high academicamente, e aproximando dos 10 anos apresentou gravidades sociais ( ficção por gatos e zero amizades na escola)

Dr Carlos Gadia ( neuro dele) me sugeriu ABA mas tentamos por 1 ano e realmente nao foi viável. Hoje ele esta com terapia por 2x na semana mas na clinica ( ele nao gosta de mudanças de rotina dentro de casa, pessoas vindo dentro de casa, um dos maiores problemas dele) e tem acompanhamento no programa do governo na escola pra crianças especiais. Ele é das classes honor por tirar tudo A+, porem tem acompanhamento dentro da escola pro social que infelizmente é o que ele mais precisa de ajuda.

Hoje ele esta no nivel 1 de suporte
Sendo acompanhado por vários profissionais e esta muito bem 🙏🏼
Moramos nos EUA.

nayraregina
Автор

Excelente conteúdo!
As instituições de ensino e demais empresas devem estudar mais sobre esse assunto e se tornar um profissional mediador para auxiliar o autista adulto, jovem e criança a se comunicar melhor em sociedade.

Como se tornar um profissional mediador de um autista adulto em sociedade?

mariliacosta
Автор

Olá, Lucerno. Nesses vídeos se fala de comportamentos muito óbvios. Mas e para o TEA leve com Alta's habilidades, o que tem de terapia disponível para melhorar a independência?

heloisaglass
Автор

Lucelmo a ciência aba na escola? Há restrinções, ou só pode ser aplicada em clinica por especialista na área? Eu como psicopedagoga posso treinar professores para aplicação da ciência aba?Ou Aba é restrito para teparia clinica?

profvanderleiaaraujo
Автор

Tento usar aba em mim mesmo sempre pedindo ajuda pra familiares e amigos em como falar ou repassar uma informação sem ser grosso

antoniogutemberg
Автор

Oi, Lucelmo. Me tire uma dúvida. É possível aplicar Aba em idosos com Alzheimer? Se sim há pesquisas sobre isso?

claudenicenobrega
Автор

será que dá para parar de roer unha com aba?

ChristianCardosoo