Novo Ensino Médio: Pondé analisa projeto que terá início em 2025 nas escolas brasileiras

preview_player
Показать описание
O aumento da carga horária das disciplinas básicas e o chamado itinerário formativo, escolhido pelo próprio estudante, são as principais novidades do projeto do novo ensino médio, aprovado pela Câmara dos Deputados.

No #JornalDaCultura, o professor e filósofo Luiz Felipe Pondé reflete sobre o histórico de educação do Brasil e quais mudanças do projeto do Novo Ensino Médio podem ser positivas.

“O aumento de horas para disciplinas básicas é fundamental”, afirma Pondé.

#JC #EnsinoMédio #Educação #Brasil

▶️ BAIXE O APLICATIVO CULTURA PLAY ▶️

Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!

Siga as redes do Jornalismo TV Cultura!

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Só perguntam para quem não está na sala de aula trabalhando com o ensino médio...

mariaferreira-xgpy
Автор

Terminei o ensino médio em 2003. Era um bom aluno. Boas notas. Sempre estudei em escola pública. Perdi oportunidade de trabalhar em um banco, para um aluno da rede particular porque eu não sabia usar uma calculadora científica e por não saber calcular juros na prova prática. Da quinta do fundamental à terceira série do ensino médio com a mesma professora de matemática que não permitia o uso de calculadora. Pra mim a escola foi uma perca absurda de tempo pois tudo o que foi ensinado não serviu pra nada. Hoje tenho formação em letras, língua inglesa, porque paguei um cursinho de inglês e fiz intercâmbio. Também sou bacharel em contábeis porque paguei uma faculdade privada e paguei aulas particulares de matemática para aprender o que realmente eu uso no meu dia a dia. O ensino médio não me preparou nem para o meu primeiro emprego. Sou bem "burrinho" mas o pouco que eu sei corri atrás para aprender.

bingusereua
Автор

Aumentar o salário seria importante sim, mas sozinho não fará milagres, porque ainda o maior problema é a superlotação e a completa falta de educação e respeito por uma parte nada tímida de estudantes. Muitas escolas públicas em nada se diferem de reformatórios.

objetivista
Автор

Coitado do professor que agora terá tempo integral para sobreviver dentro das selvas escolares...

objetivista
Автор

Pontapé inicial, :
Remunerar melhor os professores... dando-lhes suporte e condições básicas para exercer suas funções

mr.franciscoo
Автор

Fui aluno do novo ensino médio numa cidadezinha no interior e vou falar que esse modelo de ensino na grande maioria do país não funciona os materiais de estudo são péssimos, os professores incapacitados para lecionar as eletivas (alguns até disseram isso pra mim) e sem contar que é exaustivo para o aluno e para o professor esse tempo todo na escola.
A maioria dos professores que conheço são contra o novo ensino médio só que infelizmente os políticos ouvem todos menos os que realmente entendem do assunto tratado.

ghabryelrocha
Автор

Isso só está enchendo minha carga horária de aulas vagas. Tenho que ficar sem dormir pra pegar um ônibus cheio, frio; ir pra escola e ficar suportando bagunça de outros adolescentes nas aulas de “dança”.

mirai
Автор

Eu sai do ensino médio em 2019, e eu estava no terceiro ano, e meus colegas de sala apresentavam trabalhos lendo papeizinhos com as falas, e passavam de ano copiando atividades dos outros, pegando embalo em trabalhos e projetos feitos por somente uma pessoa. A organização dos trabalhos escolares e projetos deveriam ser melhores

velostiltfm
Автор

Pode parecer sem importância a princípio, mas uma das tantas coisas que me incomoda nessas reformas é de não deixar claro o máximo de h/a para o aluno em sala aula. Aqui no Ceará há uma pressão de atingir metas em vários exames externos, e as escolas submetem os alunos a 9h diárias de aula, 45h semanais, para obter estes resultados. Mais do que o tempo obrigatório dos trabalhadores da instituição. Os alunos estão ficando esgotados, perdendo cada dia mais o prazer de estar na escola. Não é de se estranhar que cada vez mais se interessem menos em cursar licenciatura. Retornar ao espaço que lhe causou estresse não é muito coerente. Acho preocupante este tipo de formação e os interesses envolvidos. Tenho minhas dúvidas acerca desta educação de "propósitos estatísticos". Os professores estão cansados de analisar os dados dos resultados dessas avaliações e constatarem que não refletem os perfis de seus alunos. Sem contar na superlotação das salas de aula e o tempo mal distribuído aos professores para se dedicar a atender tanta demanda.

franciscow.maciel
Автор

Aqui, na República Bananítica, tudo está muito cheio de teorias e muita pouca prática realmente oportuna. Incluindo, claro, a Educação.

feliperibas
Автор

O problema é que nem sempre vai ter mais do que uma opção de itinerário para escolher, e as novas disciplinas tomam muito tempo das diciolinas fundamentais... não funciona como deveria, e quem vive pode dizer com propriedade, é muito bonito e inspirador na teoria, mas não está sendo nem um pouco benefício, pelo menos não em boa parte do país, principalmente em cidades menores e regiões mais pobres... só deixa os alunos mais cansados e os professores ainda mais perdidos.

m.phantomhive
Автор

Ponde está certíssimo...difícil educação neste país.

rosemarydeoliveira
Автор

Em vez de colocar 1000 itinerário poderiam colocar cursos profissionalizantes para os estudantes já saírem do ensino médio com pelo menos uma base de alguma carreira. E conseguirem talvez seu primeiro emprego.

CamilaSouza-lpol
Автор

Na verdade o jovem tem que aprender direitos e deveres, o básico da constituição, direito civil e porque não, o criminal, eu disse básico, da engrenagem política, deveres de cada cargo político, suas diferenças e importâncias, os preparando a vida cidadã, principalmente da importância no seu voto e de como cobrar de seus representes, seja em quem tenha votado ou não, nas decisões que prejudicam o país, esse deveria ser o básico e é ignorado.

WagnerASimplicio
Автор

Falando como um graduado na área de exatas, eu me formei no ensino médio em 2008 e naquela época no ensino médio se ensinava tópicos em matemática que só tem utilidade para os alunos que decidem seguir seus estudos na área de exatas, eu pergunto qual a utilidade de números complexos para alguém de humanas? Nenhuma, desde a época em que eu me formei já se falava da necessidade da adequação do curriculum do ensino médio.

Drkdiniz
Автор

O salário atrairia mais profissional para a área que ninguém quer. Só sobra para àqueles que optaram pela 2ª ou 3ª opção. E difícil alguém querer ser professor de 1ª opção.
🎉

orciluizschaefer
Автор

que valioso esse Pondé. que venham mais como ele no futuro.

brenolima
Автор

Quando a profissão de Professor for a mais DESEJADA de todas as profissões talvez tenhamos algum avanço. Do contrário, enquanto a pessoa entrar em um curso de licenciatura com 450 de média no ENEM, sem chance de dar certo!

med.pauloxavier
Автор

Quem deveria está sugerindo mudança são os professores que estão com salas super lotadas, que lidam com a indisciplina de alunos e a violência escolar. São eles que deveriam ser ouvidos e contribuindo diretamente com a renovação desse ensino médio. Dizem que é um país democrático, mas não fazem uso do conselhos de educação! Conselho para quê? Apenas para dizer que é democrático!?

Ana-qgdo
Автор

Só vejo essas tais reformas sem nunca perguntar ou falar com que está na linha de frente.

lainesantos