Detesto Método ABA para Autismo [É UM GRANDE ERRO]

preview_player
Показать описание

O que é o Método ABA? Como ele é feito? Que prejuízos pode trazer às pessoas com autismo? Existem outras alternativas melhores do que o Método ABA? O que fazer quando em relação a um terapeuta que ofereça o Método ABA?

Estas e outras questões trabalhadas pelo Prof. Lucelmo Lacerda, Doutor em Educação, Pós-Doutorando em Educação Especial pela UFSCar, autor do livro "Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução" 2018

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Boa noite, professor! Meu nome é Roberta Umpierres e sou uma Técnica de comportamento estudando pra me tornar uma RBT (Técnica de comportamento certificada) nos Estados Unidos.Trabalho sob a supervisão de uma BCBA e concordo plenamente com o que o senhor diz, que muitos profissionais do ABA não analizam comportamentos pra criar um programa individualizado para as crianças com autismo. No primeiro lugar que trabalhei, fiquei horrorizada.Quase desisti!As terapeutas não respeitavam a individualidade de cada criança, não promoviam a generalização do aprendizado (mantinham as crianças na mesma sala o tempo inteiro sem possibilidade de aprender em outros ambientes), etc. Desisti de trabalhar nesse lugar e achei uma clínica onde a terapia ABA era aplicada de maneira completamente diferente.Aí eu fui aprender que há profissionais que ainda usam o método ABA antigo que é totalmente diferente do '"Novo".As terapeutas ensinam usando NET (Treinamento em ambiente Natural), fazem avaliações para descobrir quais os reinforcers preferidos das crianças, etc. Enfim, algo totalmente diferente. Concordo que as pessoas devem fugir da Terapia ABA rígida de antigamente. Mas se acharem um profissional que saiba oferecer a Nova Terapia ABA, vale a pena. Vejo crianças que não falavam até os 6 anos começarem a falar, interagir. É muito emocionante pra mim como terapeuta.Um abraço.

robertaumpierres
Автор

Parabéns, gosto muito das suas lives, vc é direto e reto, não enrola para falar, não fica pedindo likes, vc é muito bom e profissional!
Obrigada pela ajuda e parabéns!
Sou sua fã!!!

reginamilled
Автор

Faz muito sentido isso. Por isso que em alguns casos a criança faz as coisas em casa e se recusam a fazer na clínica. Porque os pais conseguem adaptar aqueles exercícios ao modo que a criança aprende e não força ela a aprender daquele jeito convencional como fazem na clínica.

mundotozco
Автор

Pura verdade. Faço a pós e estudo 20 horas semanais e ao ouvir o professor @lucelmo falar, percebo que estou no início do conhecimento do comportamento humano e da ciência ABA

lisleyasmar
Автор

Amei, cada dia aprendemos mais com você!

danielabaldoino
Автор

Professor, faz todo sentido o seu ponto de vista

TaniaMarques-cfet
Автор

Lucelmo, estou cursando a pós graduação em transtorno do espéctro autista e nesse momento estou estudando a sua disciplina, ABA. Adoro a maneira divertida que você escreve e ao mesmo tempo trata com tanta profundidade e respeito. O mesmo eu sinto ao assistir seus vídeos. Além disso, dou boas risadas ao perceber que somos contemporâneos através de seus exmplos.
Sou Psicóloga, mãe atípica e tenho interesse em me aprofundar nessa ciência, não no método ABAcaxi. kkkk

renatacaruso
Автор

Adorei o vídeo! Agora preciso aprender a fazer minha filha de 2 anos parar de forçar o vômito toda vez que é contrariada … 😬

adrianarosa
Автор

Eu uso o método ABA não só na clínica como em casa da muito certo . Ela evoluiu muito

ANNYA_ANNALIVIA
Автор

Nossa! Eu não sou da área, não conheço ABA, Mas dá pra entender muito bem o que ele fala no vídeo. Muito claro e coerente.

anacelia
Автор

Perfeita colocação! Não sou nada... mas amo crianças e desde de que me conheço por gente, sempre tive esse mesmo ponto de vista. Parabéns e obrigado pelo seu vídeo

rafabohns
Автор

Eu gosto dos seus vídeos pq são curtos e informam .

cleidecosta
Автор

Adorei sua explicação professor! O senhor realmente é nota mil! Sou Psicopedagoga clínica e agradeço sua grande colaboração para o nosso trabalho!🙌🙏🌷

miriamkellycavalcantesalda
Автор

😅😅😅😅😅😅 adorei esse "corre"! Adoro seus ensinamentos!

araci
Автор

Dr. Lucelmo, gratidão pelos esclarecimentos.

elisaurabezerra
Автор

Ja corri! - ...Fui!
Abraço Lucelmo!!!

eduardogomesmusicoterapeut
Автор

Obrigada, por nos apresentar tantas conhecimentos, estou aprendendo muito.

joanilda
Автор

Que vídeo lindo. A mente está expandindo!! 🙏

GiuAloise
Автор

O meu filho esta fazendo, e não estou vendo resultados, e meu filho deu um leve regresso 😢😢

lardocelardakiki
Автор

Professor, entendo que para toda parte da ciência existe nomenclaturas, termos técnicos... Enfim uma infinidade de explicações para determinados assuntos.
Porém eu acho que em algumas situações não é incorreto falar método ou outra palavra simplificada. Vivemos em um pais com altos índices de analfabetismo, muitos pais estão se esforçando ao máximo para entender isso tudo. Na minha pratica clínica tenho me deparado com situações em que os pais não reconhecem sequer numerais. Como explicar para esse público algo tão complexo? Entendo perfeitamente que devemos ensina-los, ajuda-los. Mais para alcançar muitos pais eu assumo que mudo um pouco meu vocabulário, uso palavras extremamente simples e graças a Deus as pessoas não "saem correndo", pelo contrário, agradecem por terem conseguido uma explicação de forma clara e que de fato eles puderam entender e ter acesso sabendo o que é e o que esta sendo feito para seus filhos.

EloAutista