O QUE SÃO PATOLOGIAS DE CONSTRUÇÕES? COMO EVITAR

preview_player
Показать описание


O QUE SÃO PATOLOGIAS DE CONSTRUÇÕES? COMO EVITAR

A palavra patologia vem da medicina, e agora é empregado no universo das construções, o termo tem sua origem no grego, de uma derivação dos termos páthos, que significa sofrimento, doença, e logos, significando ciência, estudo.

Ou seja, a patologia é a ciência que estuda a origem, os sintomas e o mecanismo de ação da doenças.

Trazendo para a engenharia civil, existem vários termos das ciências biológicas que são relacionadas às construções. Por exemplo, podemos estabelecer uma analogia entre os elementos estruturais de um edifício e o esqueleto humano, uma vez que a função de ambos seria prover a sustentação.

O sistema muscular humano é a alvenaria de vedação, e sistema circulatório humano é o sistema hidrossanitário.

E as semelhanças não são só essas. Quando se trata de anomalias no funcionamento, as soluções adotadas são medicamento e em uma edificação também passam por reparos para recuperação do seu uso.

E assim como o médico precisa conhecer a fundo as causas de uma enfermidade para poder aplicar o correto tratamento, administrar os remédios adequados, o especialista precisa conhecer bem as causas das anomalias nas edificações para propor as soluções mais adequadas a cada situação, e isso requer cada vez mais que os engenheiros se tornem especialistas nesta área.

E aí, a patologia das construções é a área da engenharia responsável por investigar as anomalias possíveis de ocorrer em uma construção.

É importante citar a diferença entre patologia das construções e manifestações patológicas.
A patologia das edificações é o ramo da engenharia (ciência) responsável pelo estudo das causas e mecanismos de anomalias e problemas estruturais, enquanto a manifestação patológica é a própria expressão desses problemas encontrados nas edificações.

E eles não são sinônimos!!!

Para a gente evitar as manifestações patológicas devemos entender o porquê ocorreu isso.
Precisamos entender a origem daquele problema, foi na fase de projeto? Execução? Falta de planejamento? Problema nos materiais?

E a causa, qual agente é responsável por desencadear a manifestação patológica. Por exemplo: surgiu uma fissura em uma viga de concreto armado por ação de momento fletor, o agente causador seria a carga à qual a viga se encontra submetida, pois, caso não haja a ação da carga, não haveria a fissura.

E também preciso entender o mecanismo, é o processo do qual a manifestação patológica se instaura e desenvolve. O que vai acontecer com essa anomalia?

Saber dessas informações é fundamental para uma terapia adequada do problema.
As novas tecnologias nas construções, novos desenvolvimentos, tem como um ponto negativo algo que é bastante comum pelo “encantamento” com as novidades: o descuido ou desatenção às consequências, até porque muitas delas só se manifestam beem depois.

Por isso que o assunto Patologia das Construções está em alta, e com certeza ficará ainda mais, visto que todas as edificações estão ficando velhas, e a maioria está sendo construída de maneira errada.
Рекомендации по теме