A DESILUSÃO

preview_player
Показать описание
Como lidar com a desilusão?
O que é a desilusão?
A desilusão amorosa parece ser o exemplo mais comum, mas não é o único modelo de desilusão.

Inveja:

Fantasia:

Fantasia negativa:

Idealização:

VÍDEOS FUNDAMENTAIS DESTE CANAL:

Como funciona o percurso da autoescrita:

As sete necessidades afetivas fundamentais:

Os princípios fundamentais da autoescrita:

A playlist do percurso da autoescrita:

O link do canal da autoescrita no telegram:

Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Gente nunca encontrei vídeos que me explicassem minhas loucuras haha. Agora tudo faz sentido.

karianapereira
Автор

Lembro em uma das sessões de análise em que falava da minha avó (fui criada por ela) e meu analista pontuou algumas coisas do tipo "ah, olha só! Parece que a vó não é tão perfeita assim como você sempre colocou" - foi totalmente esse momento de quebra. A vida toda idealizei muito a minha relação com ela, desconsiderando todos os pontos que me faziam sofrer. Consequentemente, levei isso pra vida, em todas as minhas relações.

amandaikoma
Автор

Caramba os últimos 4 vídeos do salva-vidas foram desconcertantes!

u.u
Автор

A desilusão é muito, muito, muito dolosa, mas também, é o caminho para a liberdade de poder enxergar o mundo, as pessoas e até nós mesmos como realmente somos! A vida real é dolorida! Afinal, todos os "castelos" que constrimos ai longo de nossas vidas, quando se desfazem e as vendas caem, só sobram as dores e a perda da identidade! Esse novo caminho passa a ser solitário porque não se aceita mais conviver com superficialidades! É dolorido sim, mas também é necessário para o despertar de consciência!

Solitude
Автор

a desilusão é importante porém é perigosa e pode te paralisar se a pessoa não saber lidar com ela, que na realidade a grande maioria não sabe, mais se levar para o lado positivo esse sentimento ira te fazer evoluir e melhorar o seu autoconhecimento.

roneycampos
Автор

Desilusão, dança eu, dança você, na dança da solidão.

terikenachiluk
Автор

O tempo ensina que a desilusão..Nada mais é do que enxergar o real.Ótimo Conteúdo Manu!!Grata!

simonearandrade
Автор

Não sei nem o que comentar, de tão bom o vídeo fiquei sem palavras...

angeli
Автор

Muito interessante!!!
Já tive ilusões que se foram subitamente; é até curioso: aquilo estava lá e de repente não estava mais, se foi. Em questão de momento. É como se a pedra fundamental daquele edificio tivesse sido removida e o edificio vindo a baixo só que sem fazer barulho nem me machucar.
Ás vezes eu reencontrava a pedra fundamental mesmo sem buscar e dai ela (a ilusão) voltava, mas ás vezes simplesmente sumia e a partir daí eu já não sentia mais nada.

Wallacegfsilva
Автор

Foda é quando alguém alimenta a sua ilusão quando a intensão dela não é tornar real. Mto foda

izabella
Автор

todo vídeo é um "como eu nunca tinha enxergado isso antes?" diferente>. Parabéns pelo trabalho. Vc é foda

leonardocampanelli
Автор

Sim...a desilusão machuca mas liberta. E nos desconecta da culpa . Isso é MUITO bom!
Valeu. Gratidão!

ednagomes
Автор

Abre-se o mundo a minha frente, exatamente o que estou passando nesse momento! Valeu Manu, salva vidas mesmo!!! rsrsrs

ricardobonelli
Автор

Aconteceu comigo quando passei para um curso superior na Federal do meu estado. Eu investi toda a minha energia mental na idealização do quanto seria tudo perfeito assim que eu pusesse meus pés lá. Tinha muita expectativa em relação ao meu desempenho nas cadeiras, mas fui tomada de assalto pela síndrome do impostor. Acho que não preciso dizer o que aconteceu em seguida, né?
Me desapontei comigo mesma, e fiquei doente depois. Alguns anos de tratamento psicológico e psiquiátrico, só pra eu voltar a saber quem eu sou na vida.
Detalhe: sonho em voltar para essa mesma instituição ainda 🤦🏻‍♀️

ishtarturunen
Автор

1) Essa linha de raciocínio faz todo sentido quando reflito sobre porque eu não havia saído antes do meu relacionamento abusivo. 2) Só notei que hoje era sexta quando você falou e por uns instantes ainda duvidei, nossa!

thalitaaureliano
Автор

Eu acho que eu tenho pegar tudo que você fala no vídeos: fantasia, idealização e desilusão e anotar com letras bem grandes e colar em um local onde eu possa ler todos os dias como um "mantra" até que eu entenda e consiga sair da prisão da fantasia e da idealização, faço terapia e luto muito contra isso, porque a idealização é tão intensa na minha mente que eu saboto o real na minha vida e começo a ver tudo de maneira bem negativa e distorcida mesmo quando é bom mas não chega ao nível da minha idealização, isso gera muito sofrimento e angústia. Obrigada por compartilhar seu conhecimento de maneira tão generosa e gratituita, seus vídeos são excelentes!

patriciadejesussouza
Автор

E quando desde sempre a imperfeição dos pais é extremamente nítida diante do sofrimento que causaram, de alienação parental, de um cenário de muita confusão, mentiras, etc? Lembrando do outro vídeo, pra mim fica nítido o quando construo fantasias negativas porque essa era a realidade. E as super fantasias idealizadas era pra - literalmente - me salvar daquela vivência.

RafaelaCotta
Автор

Trabalho doloroso, mas é esperançoso ir ganhando a consciência e ter realmente alguma possibilidade de abertura de novos olhares. E é mais bonito eu falando que na prática, na prática (na hora acontecendo) dói muito mesmo. Muito bacana o caminho dos vídeos, desde o dia do vídeo das fantasias que você falou por onde passaria e chegaria na desilusão fiquei ansiosa pra chegar nessa parte pq sei, hoje, que é onde tá minha maior encrenca. Te acompanho desde o ano retrasado e acho que você nunca falou das desilusões cotidianas de uma relação amorosa, nada que era pra ser considerado grave (creio), mas como me atravessa e é difícil eu querer continuar a existir naquele momento.

analuisalyrabalarini
Автор

eu tenho a impressão que quanto mais eu entendo sobre o funcionamento/comportamento humano, tomando consciência de que a auto suficiência é tão importante e necessária, eu vou me tornando cada vez mais um ser único solto. digo isso em meio a esse colapso social que estamos vivendo.

não procuro mais e, sendo assim, não me iludo e não me decepciono. fico ali pelos caminhos que já conheço, com pessoas que já me relacionei antes, mantendo o controle da situação que já sei pra onde vai me levar.

acho isso tão melancólico. não que eu naturalmente já não seja, mas realmente a tomada de consciência sobre as coisas é algo que me fortalece e me protege, de maneira melancólica. é como se fosse um refúgio

glendismo
Автор

1 terço dos brasileiros fugindo da desilusão! Triste...

gabialma