você NÃO precisa fazer resumos pra APRENDER

preview_player
Показать описание
Você só aprende se escrever? Ler ou assistir uma aula não é suficiente pra você? Veja o que a ciência diz sobre a efetividade de estudar resumindo e qual é a melhor alternativa. Confira!
.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O primeiro colocado do concurso para AFRFB, o Deme, em uma entrevista concedida para o site “o ponto dos concursos” explicou o método que fez ele atingir a maior nota da história do concurso da receita federal: além de fazer muuuitas questões, ele as comentava mentalmente. Além disso, ele ainda relatou que, no começo, fazia muitos resumos mas depois substituiu pelo método acima devido ao tempo para redigi-los.

Professor Diogo, parabéns pelo conteúdo. Tem me ajudado muito

thiagomoura
Автор

Eu acreditava que só aprendia escrevendo. Durante a escola, faculdade, pós graduação... sempre tive mania de fazer resumos. Tentei levar isso para o mundo dos concursos e como resultado, perdi quase 5 meses de estudo e sem progredir, mesmo sabendo que fazer resumos era perda de tempo. Hoje consigo avançar melhor resolvendo questões, lendo PDF's e as vezes vídeo aula ( sobre conteúdos que não consigo aprender ). Sou muito grata ao Prof. Diogo, pelas dicas preciosas.

fernandalopes
Автор

Começou errado hoje, faltou o "sair dessa vida bandida que é estudar pra concurso" 😅👍.

patricksantos
Автор

Revisões por questões faz toda diferença

matheusalves
Автор

Gente funciona mesmo, eu quando comecei a estudar eu tava nesse vício de escrever tudo, e isso acaba levando mais tempo e não aprendendo quase nada, agora eu estudo sem resumo e de fato o que te faz relembrar o assunto e as questões!

Souz
Автор

Eu não acreditava nisso, até que resolvi tentar!!! A velocidade ao avançar no conteúdo foi de Fusca à Ferrari ! E é possível reter o conteúdo sim! Tem que Condicionar o cérebro! Imensamente grata pelo conhecimento que você compartilha!!! Obrigada!!

talitatavares
Автор

CONCLUSÃO: Ele não quis dizer para abominar o resumo em si, ele orientou para não usa-lo sempre com assuntos fáceis, para dar prioridade as questões, porque ajudam muito mais que somente resumos.

tonysoares
Автор

Comecei com os estudos para concurso no final de janeiro. No início, assitia todas as aulas que estavam disponível e depois ia ler os PDFs, após tudo isso, resolvia questões. Nessas resoluções minha taxa de acerto variava entre 70% a 90%. Certo dia, resolvi estudar apenas pelos PDFs e minha taxa de acerto continuou praticamente a mesma, principalmente nas matérias que não envolviam cálculos. Conclusão, perdia muito tempo, pois algumas matérias ( assistindo todos os vídeos) levavam uma semana ou mais pra serem concluídas, com os PDF 2 dias. Pra quem tá começando e quer otimizar o caminho até aprovação, vídeo aula só em extrema necessidade e evitem resumos. Por isso que tem muita gente falando que pra passar em concurso tem que estudar de 3 a 5 anos, não cometam os erros deles.

leandrosilva
Автор

Bom saber. Sempre empaco nos resumos e perco o estímulo pelos estudos. Daqui pra frente só vou ler, reler o que for importante e fazer atividades. Obrigada, professor!

julianicolli
Автор

Fiz resumo de todas matérias que eu estudei e foi a melhor coisa que fiz, levou tempo sim, mas foi um ótimo investimento pra mim, cada vez se tornaram mais completos e desde o primeiro dia da minha jornada de concurseiro até hoje me auxiliam muito. Se puder estudar sem resumos ótimo realmente você vai economizar um tempo gigante. Se não der ... pesquise, faça e potencialize isso a seu favor, principalmente se o seu concurso não está perto de sair.

lauroroberto
Автор

Prof. Diogo, valeu pelas dicas. Já fiz os testes por resumo e realmente demandam muito tempo e que poderia ser utilizado de forma mais eficiente na revisões por questões. A gente vem com essa ideia de resumos desde o ensino fundamental, só que nos concursos a realidade é diferente.

arlecioleao
Автор

Obrigado por confirmar o que eu já fazia intuitivamente. Fui aprovado e nomeado em 2 concursos fazendo isso, por falta de tempo mesmo, e sempre achando que o correto seria revisar por meio de confecção de resumos. Me dava aflição só de imaginar o tempo que eu levaria pra fazer um resumo e depois usá-lo. Agora sinto mais confiança em continuar seguindo esse método. Obrigado. Deus te abençoe e também abençoe o esforço de todos nós que estamos nesse caminho de estudos.

saudeintegral-JC
Автор

Obrigado, meu professor. Ontem tava pensando nisso, o que tempo que se perde é gigante. Suas orientações foram decisivas pra mim. Vlz.

profnetoandrade
Автор

Um método desafiador. Mas que acredito valer testar, sobretudo quando necessário otimizar o tempo no pós edital. Obrigada professor!

deisesantos
Автор

Estou evoluindo muito com as suas dicas Diogo, muito agradecido. Eu ainda não tenho condições de acessar o coaching mas pelas dicas somado a minha disciplina estou alcançando as metas que você estipula.

Jonasissopode
Автор

Eu escrevo demais noes meus estudos. Em poucos meses, encho cadernos inteiros. Depois não dá a menor vontade de reler tudo. O tempo que eu gasto relendo o que escrevi poderia usar lendo diretamente na internet, ou vendo video-aulas. Logo, to achando que não faz muito sentido escrever demais, sem falar que cansa a mão e gasta tempo. Vou testar mudar minha tática e escrever menos, quase nada.

santiagoism
Автор

Não canso de falar! vc e sua esposa são minha inspiração de estudos! gratidão por passar tudo isso pra gente e 0800! Deus abençoe vc e familia sempre!!! um dia eu chego lá

minecraftbelel
Автор

O tempo que se "perde" na elaboração dos resumos é compensado durante as revisões. Principalmente naquelas feitas ao longo do mês ou das semanas que antecedem a prova. Entendam uma coisa, não há "atalhos" na preparação para concursos.

leocarneiro
Автор

Eu faço mínimas anotações. Mas eu não as faço porque só aprendo com isso, é só uma questão de eficiência na hora da revisçao. Afinal de contas, entre revisar um PDF de 300 páginas e uma duas folhas com anotaçoes pontuais, eu opto pela segunda opção

tiagosoareslima
Автор

Nunca gostei de resumos, anoto o essencial. Aprovei assim esse ano na PMBA. Na sexta feira fiz mais de 400 questões. Se seguir o que o Diogo disse é sucesso!

nflartista