#SextouComNR – Tudo que você precisa saber sobre a NR-14 FORNOS

preview_player
Показать описание
Publicada pela portaria 3.214/1978 e com uma alteração/atualização no ano de 1.983 (através da portaria SSMT nº 12 de 06 de junho), a NR-14 possui apenas seis itens e uma única página. Portanto, por motivos óbvios, também não vamos nos alongar muito por aqui.

Enquadrada como NR especial pela portaria 787 de 27 de novembro de 2018, pois regulamenta a execução do trabalho considerando as atividades, instalações ou equipamentos empregados, sem estarem condicionadas a setores ou atividades econômicos específicos.

Logo de cara a norma já preconiza que os fornos, independente de sua utilização, devem ser construídos de forma sólida e revestidos com material refratário, que é um material capaz de manter sua resistência a altas temperaturas. Desta forma, faz com que o calor radiante não ultrapasse os limites de tolerância estabelecidos na NR-15, mantendo o trabalhador seguro e não caracterizando atividade insalubre.

Outra orientação da norma é para que os fornos sejam instalados em locais adequados, oferecendo o máximo de segurança e conforto aos trabalhadores.

Além disso, sua instalação deve contribuir para evitar o acúmulo de gases nocivos, o que obviamente faz total sentido, afinal, muitos gases podem reagir quando expostos a altas temperaturas, o que é inerente aos fornos. Portanto, não acumular gases nocivos é um pré-requisito para evitar qualquer tipo de possibilidade de ocorrência negativa e não desejada.

Ainda dentro do contexto relacionado à sua instalação, deve-se evitar a incidência de altas temperaturas em áreas vizinhas, englobando demonstrações de responsabilidade socioambiental.

A norma ainda orienta sobre escadas e plataformas de fornos, além de sistemas de proteção para fornos que utilizam combustíveis líquidos ou gasosos.

Por último e não menos importante, a NR traz a necessidade dos fornos possuírem chaminés suficientemente dimensionadas para exaustão dos gases queimados, de acordo com algumas normas técnicas oficiais sobre poluição do ar, como NBR’s, resoluções, dentre outras... Aqui mais uma vez a norma mostra integração com meio ambiente e responsabilidade social.

Como podemos concluir, o assunto “fornos” não tem muito a ser abordado, visto que a norma que preconiza a segurança em sua operação é bem curtinha.

Mesmo assim, caso haja alguma dúvida com relação a NR-14, deixa nos comentários que a gente se vira daqui pra ajudar.

Enquanto isso eu vou programando o próximo episódio da websérie #SextouComNR.

Um grande abraço a todos e SEX TOU!

#NR14
#NormasRegulamentadoras
#SST
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Excelente vídeo, como é feito a limpeza dos fornos? O material refratário com o passar do tempo vai se desgastando, temos que fazer a limpeza, tem alguma norma que explica como fazer? Grata se me responder.

roseroberta
Автор

. Serei segurança do trabalho, vou me formar no final do ano se Deus quiser, essa disciplina me caiu como luva, muito obrigado.

carlosrobertosilva
Автор

Mais um episódio enriquecedor, muito obrigado, já compartilhado no LinkedIn! Parabéns!

AlexGaspar
Автор

A NR 14 se aplica a fornos em industrias alimenticias, ou seja, cozinhas?

FernandaLima-bkwq
Автор

Bom dia gostaria de saber se pode fazer trabalhos como retirada de rolo com forno em funcionamento. Na verdade ele fica em modo abafado.

luizcarlos-zydp
Автор

ALEM DE ENGENHEIRO, PROFESSOR DE PORTUGUÊS! KKKK

TMJ IRMÃO

Americanliferj
Автор

Uma correção: Materiais refratários conduzem o calor, não o isolam.

luisbrauliorodriguesjunior
Автор

Que vídeo bacana, estou cursando a disciplina de saúde do trabalhador no curso de graduação em enfermagem... Parabéns pelo trabalho.

alcemarcristiandossantosma
Автор

Parabéns meus estudos me baseio por você

tiobeico
Автор

Bah, aula de português furada. Então plural de bolo é bólos.

marcelopiano