BRASIL PARALELO E O REVISIONISMO HISTÓRICO

preview_player
Показать описание
APOIE ESTE CANAL

INSCREVA-SE NO CANAL

Brasil Paralelo e o revisionismo histórico.

Politics of Memory, Historical Revisionism, and Negationism in Postsocialist Serbia

Historical revisionism The reinterpretation of history in contemporary political debate

Resources and Information for teachers on Holocaust Denial, Revisionism, and Hate Speech

#brasilparalelo
#revisionismo
#verdade

****
Sobre meu trabalho:
Curso de Escrita Criativa do Escreva Seu Livro

Meus Livros
O PERSONAGEM E OUTRAS FÁBULAS FILOSÓFICAS (Amazon)
O REI DOS JUDEUS
MARGOT ADORMECIDA (Amazon)
O HOMEM PÓS-HISTÓRICO (Amazon)
FANTASMAS, VAMPIROS, DEMÔNIOS E HISTÓRIAS DE OUTROS MONSTROS
O COVIL DOS INOCENTES (Amazon)
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O Brazil Paralerdos é mais que revisionismo. É um braço Olavete contra a ciência e a história.
Faz parte da meta maior do Olavo de F* com tudo.

claysonfelizola
Автор

Como o Átila Iamarino disse no TEDxUSP: “A gente ainda trata a informação na sala de aula como se ela fosse um bebedouro em um deserto, esquece isso! Nós estamos hoje em um dilúvio de informação e tínhamos que estar ensinando as pessoas a nadar.”



E a não se afogarem em uma enxurrada de mentiras e conteúdos fúteis.


Parabéns Henry!
Obs: adorei a voz calma, diferente da tumb. 😀

KFSSantos
Автор

Algumas dicas de leitura: Peter Burke e Michel de Certeau tem livros do mesmo nome "A escrita da História" mas que dialogam muito com o tema.
Um abraço.

Parabólica
Автор

A ignorância é perdoavel, mas a desonestidade não

brenocoelho
Автор

A historiadora Deborah E. Lipstadt escreveu um livro, NEGAÇÃO, que também virou filme, onde narra a batalha jurídica, história real, contra o negacionista David Irving, que a processou, e ela teve que provar nos tribunais britânicos que o Holocausto existiu. O filme é bom e o livro estou lendo ainda.

zeventura
Автор

Quem controla o presente controla o futuro, quem controla o passado controla o presente. Orwell.

hfb-trader
Автор

acho q também vale falar que esse revisionismo histórico é gradual também. Um exemplo bom é o negacionismo do holocausto, nunca começa abertamente negando que aconteceu. Começam especulando que talvez nem tantas pessoas morreram, judeus morreram, claro, mas nem de longe tantos. Aí começam a falar que os campos de concentração não eram tão ruins, e as mortes eram, em geral, acidentais. Aí começam a falar que na verdade, se você for ver direito, os campos não eram campos de extermínios, ninguém foi morto ali! E isso evolui até começarem a falar que o holocausto não só nunca ocorreu, como também é uma teoria de conspiração pelos judeus (eu já vi pessoas dizendo isso mais vezes do que gostaria). É o velho lance do sapo na água quente

Carols
Автор

Como historiador, professor licenciado de história e em atividade pelo estado de SP, o revisionismo negativo dos fatos históricos é um absurdo, um insulto a qualquer corrente historigráfica séria, é inegável o quanto o curso de história apela pela necessidade social, o que é o correto, porque o positivismo histórico é a história dos vencedores, mas negar os fatos históricos é ultraje e simplesmente transforma a macro história em distorcida e falaciosa

thomasisrael-fl
Автор

Sou professor de História e fiz a seguinte experiência em sala: Baixei aleatoriamente uma tese de doutorado sobre Ditadura no banco de dados da Ufba. Em seguida baixei o Guia da " História" de Narloche. Comparamos fonte e referências bibliografica. Dai, perguntei aos alunos quem passava mais confiança. Detalhe: o Guia de Narloche não tinha nenhuma fonte ou bibliografia de suporte. Os alunos passaram a rir do autor. Virou piada.

tlimax
Автор

Pra mim, toda revisão histórica sem base é puro oportunismo.
Taí Olavo e nando que não me deixam mentir.
Só de ouvir este nome "O Guia politicamente incorreto..." já sinto calafrios. Affe!!

George Orwell tava certo, infelizmente...

FalardeMusicaeLegal
Автор

Henry faz vídeo ensinando as falacias mais importante pra você para leigos como eu, fav quem concorda

matheusrosa
Автор

Muito obrigado por esse video. Eu sou historiador, e me encaminhando para o doutorado, e fico abismado com esse revisionismo livre, leve e solto feito por esses canais no youtube. Repleto de erros e interpretações delirantes e sem base alguma em fontes. Não há critério. Não há metodo. Nao há nada! Ha tempos venho pensando em fazer um canal, com o objetivo de responder pontualmente e bibliograficamente os problemas que esses canais tem na interpretações (como disse, sem criterio e extremamente parciais). Isso que vemos na internet não é História, e jogo político. Muito obrigado pelo vídeo. Me deixa mais contente vc abordando isto. Parabéns pelo conteúdo. Grande abraço!

elvissimoes
Автор

Henri, sou professor de História e de direita, mas sou totalmente contrário ao Revisionismo e essa besteira de Nazismo de Esquerda.

FlávioHarley
Автор

Pra quem curte divulgação científica de qualidade e de alto nível, o Marcelo Gleiser lançou recentemente um canal no YouTube.
Vale muito a pena acompanhar esse canal.

fabianomarques.
Автор

Não ouvi um único argumento fundamentando a alegação de que a informação divulgada pelo Brasil Paralelo representa uma visão distorcida da História.

JC-ufym
Автор

Henry, seria possível fazer uma vídeo apontando sistematicamente as falácias desse Brasil paralelo?

LuanMach
Автор

cara, a visao distorcida da realidade é a sua própria visão da realidade Bugalho.. vc não contra argumenta com fatos.. vc não refuta a verdade mostrada pelo Brasil Paralelo.. vc somente os ataca.. Vc que foi moldado desde sempre a ter uma fé inabalável nas suas próprias crenças e não se permite questioná-las.. restando somente atacar aqueles que te trazem a verdade! pq vai contra a sua própria excência e isso vc não pode permitir..

rafaelcavalcante
Автор

Vou cursar história esse ano. Medo desse revisionismo negativo ;-;

cintiamii
Автор

Henry, deixarei aqui indicações de dois livros importantes sobre o método histórico: A História Repensada, de Keith Jenkis e Apologia da História, de Marc Bloch.

canalhistoriaetu
Автор

Os revisionistas vão quebrar a cara! Não adianta tentar empurrar essa "verdadeira" verdade.

victorlima