VÍDEOS REAIS DE LAMPIÃO E MARIA BONITA

preview_player
Показать описание
Este vídeo apresenta fotos originais, restauradas e coloridas dos tempos do Cangaço.
As imagens possuem uma grande beleza estética, histórica e cultural.
São, ainda, um valioso registro do estilo de vida dos cangaceiros, um dos episódios mais marcantes da história do Brasil.
"Virgulino Ferreira da Silva nasceu no estado de Pernambuco, no final do século XIX.
Esse homem, se ficou conhecido como o “Rei do Cangaço” e gostava de ser chamado de Lampião.
Esse apelido foi inventado por ele mesmo. Virgulino sempre afirmava que seu rifle era como um lampião: estava sempre a disparar muitos tiros, iluminando tudo ao redor.
Sua entrada no cangaço é justificada pelo desejo de fazer justiça ao seu pai José Ferreira, barbaramente assinado em 1917.
Percorrendo os sertões de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Ceará, Virgulino entrou em combate com a polícia de todos esses Estados, juntamente com seu grupo e conquistando aliados contra o governo.

--------------------
📷 SIGA NOSSO INSTAGRAM: @diariobiohistory
--------------------
#lampião #mariabonita #cangaço
--------------------
--------------------
00:00 Introdução
00:48 Quem foi Lampião?
01:45 O que foi o cangaço?
03:48 Lampião e sua influência política
06:20 A moda do cangaço
07:14 O fim do Cangaço
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

" Levanta Maria bonita, levanta vem fazer o café, que o dia já vem raiando e a polícia já tá de pé. Cabelos pretos ondulados, olhos castanhos delicados, quem não ama a cor morena, morre cego e não vê nada."

Eu conheço estes versos desde quando era criança, não sei quem escreveu, nem onde ouvi e quem me falou, mas até hoje quando forço a memória, me lembro deles.

joaodonirrai
Автор

EU AMEI! História contada sem romantismo e totalmente imparcial. Adoraria ver mais temas sobre a história do Brasil!!!

jessica.rosa.
Автор

Minha família é originária de Pernambuco e dizia que por parte de pai tinha um parente que fez parte do cangaço, uma das minhas irmãs até tinha me passado o nome mas faz muito tempo isso e não me lembro. Já um amigo carioca me contou que a família dele originalmente também é de lá, sendo que a parte pernambucana é muito rica e tem donos de fazendas, juízes e coronéis... Enfim... Ele me contou que Lampião era acoitado pelo patriarca da época e que o próprio queria um dos filhos do fazendeiro pra fazer parte do bando. O velho fazendeiro deu um jeito e mandou o filho pro Rio de Janeiro pra terminar os estudos e ficar longe da confusão e assim surgiu o braço carioca dessa família.

É uma pena que muito se perdeu das memórias tanto da família da minha mãe quanto da família do meu pai, mas o que eu tenho certeza é que os meus bisavós e talvez até meus avós testemunharam essa época e com certeza teriam histórias pra contar. Infelizmente todos já faleceram e eu não os conheci, mas tenho muita curiosidade sobre essa época

RiveriaLDark
Автор

Nosso país é sem dúvida tema para muitos vídeos. Amei saber mais um pouco sobre o cangaço e o que ele representa na cultura brasileira.

jecksoncerqueira
Автор

Acho incrível que até hoje pessoas dê valor a um bandido assassino e estrupador de mulheres.

prof.calazans
Автор

A história de Lampião deu guinadas muito verticais, muitas trocas de direção, sua relação com governos Estaduais chegaram a ser bem incríveis, por exemplo ele foi armado e colocado oficialmente para combater Luiz Carlos Prestes, e se a coluna Prestes não se acaba antes de chegar ao Nordeste ele seria um combatente governamental com certeza, depois disso os registros de Benjamim Abraão, as fotos e o vídeo que temos deles, foram divulgadas pelo Libanês como matéria jornalística onde esse ganhou dinheiro que era sua intenção, só que foi classificada pelo presidente Getúlio Vargas como uma ostentação provocativa, apartir daí a captura ou extermínio do bando passou a ser prioridade, e contou com recursos nunca disponibilizados, as traições se sucederam, os coiteiros mais importantes se afastaram e o resto se sabe. Ou seja citei dois momentos de relevância nessa incrível História que acompanho a alguns anos, leio tudo que posso, ainda vou a Angicos. Que é outra cheia de controvérsias.

paulogilbertosilva
Автор

Simplement quero MAIS !! Na realidade à historia do Brasil e so conhecida nos tempos da descoberta, antes e despois nada sabemos aquim no resto do mundo, muito obrigada

filomenaespanhol
Автор

Com toda certeza, a história do cangaço deve ser mostrada

naiaraoliveira
Автор

Nem falou do estrangeiro que os fotografavam e faziam seus vídeos. Amei o vídeo como sempre um poço de conhecimento histórico

leodlibes
Автор

Excelente matéria, esse ano a História de Maria Bonita até levou o primeiro lugar no Carnaval

conceicaoastone
Автор

História do Brasil.. muito bom conhecer e aprender... difícil é exaltar banditismo como vimos no Carnaval ... parece que virou moda gostar de bandido e ladrão.

brunaguimaraes
Автор

Parabéns pela abordagem! Muito bom conhecer a nossa história!👏🏽👏🏽👏🏽

rejaneferreira
Автор

Essa versão parece menos fantasiada e mais honesta e histórica. E com certeza a inclusão de mulheres no bando, afrouxou as condutas e estratégias de defesa e disciplina!

atiradorfsantos
Автор

Realmente é incrível que hoje em dia possamos ter acesso a esse conteúdo histórico.

samanthaferreira
Автор

Sou de Pernambuco e minha família é de Pernambuco, minha família falou que já tivemos um cangaceiro na família.

Eyshilla_tavares
Автор

Nunca entendi porque esses bandidos são endeusados até os dias de hoje como "pessoas boas"

jonasolady
Автор

Adoro estudar história.
A história do cangaço é riquíssima e revela a formação da cultura do relacionamento da sociedade com a política brasileira. Até aos dias atuais forças paralelas se relacionam com forças institucionais no Brasil.

robertomartins
Автор

Excelente ! Muito bem explicado ! ! Parabéns pelos vídeos ! ! !

mbs
Автор

As histórias brasileiras são as melhores

igorgabrielll
Автор

Ótima narração e um ótimo vídeo parabéns pelo trabalho Sou de Campina grande PB aqui está enterrado o famigerado cangaceiro Antônio Silvino vulgo rifle de ouro que foi o antecessor do lampião.

Só uma ressalva.... o apelido de lampião não foi ele quem criou.
Foi o cangaceiro vulgo senhor Pereira que era o chefe do grupo que lampião e seus irmãos entraram.

fabiocristiano