Curta! Livros | O que é lugar de fala?

preview_player
Показать описание
Djamila Ribeiro fala sobre "O que é lugar de fala?", primeiro livro da coleção Femininos Plurais, que visa abordar em uma série de pequenos volumes diversos aspectos e perspectivas dos feminismos, tendo como pilar principal mulheres negras e indígenas e homens negros como sujeitos políticos.

___________________________________________

Siga as nossas redes sociais e fique por dentro das últimas novidades do canal!

Conheça o Tamanduá, seu streaming com filmes e séries relevantes

Conheça o Curta!On, seu clube de documentários.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Li o livro e super indico. O termo é falado de forma completamente errada na internet pois é falado como se fosse para proibir as pessoas de falarem

alguemnanet
Автор

Ou seja, todo mundo que vi usando o termo lugar de fala foge totalmente do que ela explicou nesse vídeo.

Yuri-vhiq
Автор

Todo mundo tem lugar de fala! tapa na orelha de muita gente que tenta calar os outros. Eu não preciso concordar com o que vc pensa. Mas sempre vou defender o seu direito de falar.

andremiranda
Автор

Gosto da fala da Djamila porque não está carregada de ódio, ressentimento apesar da herança negativa.

gabrielaegito
Автор

Lugar de fala = Falácia de apelo a autoridade

JohnBruce.
Автор

Uma definição que precisa ser compreendida e estudada, principalmente com tanta gente utilizando o termo de forma errada. Já estou lendo o livro e aprendendo bastante <3

thialbuquerque
Автор

Gostei! Eu achei que lugar de fala sempre se tratou de silenciar um em virtude do poder de fala apenas para quem vivenciou algo sobre o tema. Mas como ela disse que todos possuem lugar de fala acho que ficou muito mais justo, afinal existe empatia para que se não podermos nos posicionar em prol de injustiçados?
Pelo que percebi há um uso extremamente idiota do conceito por aí que acaba criando esse preconceito que até então eu tinha sobre.

igorprado
Автор

A música do fundo pertuba - principalemente pra quem não escuta bem ou não fala português como língua materna.

almakaiser
Автор

alguém mostra esse vídeo pra Kéfera! rs

raquelalves
Автор

Eu tive que assistir este vídeo 4 vezes pra entender o que ela quer dizer. Realmente, a forma como as pessoas usam o "lugar de fala", como expressão, é absolutamente errada e idiota. Serve apenas para segregar e censurar, e isso jamais será aceito.

rafamatavelli
Автор

Lugar de fala é quando falta argumento e você quer calar o outro acabando com a discussão e transformando o tema discutido em uma piada onde apenas um lado importa.

Se na época do movimento anti escravagista existisse o lugar de fala, ainda existiria a escravidão, pois apenas o escravo poderia falar de escravidão e, como tal, ninguém daria importância ao tema. Graças a Deus, naquela época as pessoas não eram estúpidas e um tema importante a ser discutido naquela época, foi discutido e resolvido.

O tal lugar de fala é a censura com um nomezinho mais fofinho.

Sobre ser apenas negros na faxina das universidades, enquanto os professores são apenas brancos, felizmente isso é uma falácia.

Vale ressaltar que já tivemos até mesmo um ministro do STF negro. Ministro esse que ajudou muito ao Brasil mantendo criminosos do PT na jaula. Bendito do Joaquim Barbosa.

depoisdohype
Автор

É pura idiotice, imagina essa porcaria houvesse? E as crianças não podem falar por si mesma, então elas não falam e logo não tem direitos.

canalnp
Автор

Em “Can the Subaltern Speak? Spivak já problematiza a questão do “lugar de fala”, ao discutir que o silenciamento do sujeito subalterno não é impedimento fonológico, ele tem a capacidade de falar, mas as estruturas sociais, culturais, discursivas em que ele está inserido não proporcionam um lugar onde essa fala possa ecoar, questionar, confrontar… E mesmo que ele encontre um lugar de fala, uma forma alternativa de expressão, nada garante que a interpretação dessas falas não ratifiquem ainda mais o discurso hegemônica e o silenciamento. A exemplo disso, Spivak relata o suicidio da viúva, que por um lado é subversivo, por causa da menstruação, e por outro é apenas uma ato de loucura. Nós podemos controlar o que dizemos, a internet pode até ser a licença sociocultural do discurso, mas não podemos limitar como essa fala será recebida dentro de uma sociedade regida por estruturas hegemônicas. Eu particularmente acho Spivak confusa, porque pra mim um sujeito subalterno não deixa de ser subalterno quando fala, mas quando é, no cerne de sua posição, compreendido.

yasmimalc
Автор

Usem palavras exatas e que signifiquem algo claro pelo amor de Deus

leonildonogueira
Автор

Aí é que está a questão.
Por exemplo:
Só um policial que pode falar sobre segurança publica? Sendo mais específico, só ele pode dizer como ele se sente protegido quando aborda pessoas na rua, ou... Como um cidadão se sente quando é abordado? E só o abordado pode dizer o como ele pode ser abordado?

só uma mulher pode criticar ou elogia um feminismo?
E quando Felipe Neto fala em defesa das minorias é válido?
Não sei, que confusão!!!

Com todo respeito que tenho a ciência e a Dra. Djamila Ribeiro, estou perdido nesta escura, profunda e abissal ignorância. Por que o que eu penso (não estudei, não conheci e só é uma reflexão bem superficial, por isso, com humildade, chamo a essa mostrar a falha ao meu raciocínio sem algum estudo e raso) que uma pessoa pode estudar um tema, de forma científica e ponderar os pontos, debater com quem estudou a tese contrária e chegar e um ponto em comum....

OBS: Debate não é "mitar" e lacrar.
Debate é expor ponto estudados, de forma que as teses se confronte e então extrair uma conclusão onde cada lado aproveita aprende com o outro.

rwagnervoso
Автор

Lugar de fala é uma falácia arguntativa repaginada da falácia "ad hominem", ou ataque à pessoa. Defini-se o peso da argumentação por quem está falando.

Coojack
Автор

Pergunta:
Se uma mulher negra homossexual for totalmente contra o feminismo o movimento lgbt e o movimento negro, ela ainda tem "lugar de fala"??

Coojack
Автор

A Kefera tinha que ver esse vídeo. Falou de lugar de fala, mas o conceito é oposto ao que ela disse.

allanrocha
Автор

Continuo considerando esse termo bastante vago.

alexandrearaujoortiz
Автор

Se você tiver câncer.Voce quer um médico que já tenha câncer ou um médico que o ajude ??

levialibajalibj