A geração iPad e a DETERIORAÇÃO do cérebro

preview_player
Показать описание
Estudiosos da psicologia e psiquiatria alertam sobre o aumento dos casos de Síndrome de Tourette entre os jovens, relacionando-os aos chamados "tiques de TikTok". Este fenômeno, ligado à exposição excessiva às redes sociais, levanta questões sobre os efeitos da era digital na formação das gerações mais jovens.

Descubra como o tempo excessivo de tela pode influenciar negativamente o desenvolvimento cognitivo e emocional dos jovens, aumentando a ansiedade, diminuindo a empatia e até mesmo contribuindo para o surgimento de transtornos de personalidade, como a psicopatia.

Além disso, explore os perigos do acesso precoce a conteúdo adulto, assim como os desafios enfrentados pelas crianças que crescem em um mundo completamente digitalizado, sem as experiências de brincar ao ar livre que moldaram gerações anteriores.

Você é da Geração Z, Alpha ou pertence a uma geração mais antiga? Compartilhe suas opiniões nos comentários e junte-se ao debate sobre o futuro das crianças em uma era dominada pela tecnologia.

ASSISTA TAMBÉM: 

PLAYLISTS OFICIAIS:

CONHEÇA MINHAS REDES
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

SEJAM BEM-VINDOS AO MEU CANAL
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Meu nome é Paulo Jubilut, sou biólogo e estou aqui no YouTube desde 2011 trazendo o universo da biologia para as redes sociais. Nesse canal, você encontra vídeos frequentes sobre como a biologia se conecta com o seu dia-a-dia, e o melhor: de uma forma simples de entender.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O problema é quando os pais ao invés de mudar a forma que educam os filhos, tentam culpar tudo ao redor, menos a própria incompetência

Major_Zapper
Автор

Tenho 12 anos e nem tenho mt tempo pa mexer no celular uso mais a noite. Eu sempre fui mt esperto e agradeço a minha mãe por isso. Ela me ensinou a ler com três anos e quando cheguei na escola ja estava alfabetizado praticamente. Eu era tão esperto que a professora achava que era minha mãe que fazia minhas atividades. Ai a professora fez um teste e viu que estava a frente e me mandou para o segundo período diretão. Em 2022 minha sobrinha vinha muito pra minha casa e ela passava O TEMPO TODO NO TIKTOK. ai eu falava: ow, tu passa o tempo todo no tiktok vai ver um video longo brincar, jogar algum jogo sei la. Ai ela falava so que gostava de ficar no tiktok, e eu nunca gostei do tiktok, pra mim era so uma rede social besta eu sempre preferi o YouTube. Mas foi em 2023 que eu percebi o quanto o ensino das escolas é ruim! Eu aprendia muito mais vendo vídeos educativos no YouTube, ate hj gosto do canal ciência todo dia tem muita coisa boa la. Mas mesmo não gostando do ensino da escola, eu gosto do ambiente saca? Eu não tenho amigos então é na escola é quando eu dou uma zuada me divirto com outras pessoas. Mas oque é bom que é ensinar a escola não consegue fazer direito, eu mesmo só tiro nota boa nas provas da ADE e sem estudar antes, nem passo dificuldade.
Sobre o tiktok acho que é pior que dr0g4. O formato de videos curtos é viciante e te da muita dopamina sem esforço por isso que a paciência das pessoas ta indo pra vala. Eu estava assistindo uns vídeos bem antigos de minecraft, eram do jazzghost, o vídeo nem tinha edição praticamente, os momentos silenciosos nem eram cortados, e mesmo assim todo mundo gostava, sendo que nem trilha sonora tinha. Mas hj não é mais assim, eu mesmo faço um monte de edição no meu vídeo, cortes, trilha sonora, memes, efeitos sonoros, imagens e tudo que tem direito. e mesmo assim a retenção é bem ruim e os poucos shorts que eu tenho pegam mais views e BEM MAIS RÁPIDO. isso so prova o quanto que o formato de videos curtos está ACABANDO COM A MENTE DAS PESSOAS.
Se vc leu até aqui muito obrigado <3

Mnizin-YT
Автор

A famosa romantização de transtornos psicológicos... Cheio de gente por aí que acha sua ansiedade um "traço de personalidade", ou então alguma alergia.

JoaoFelipe-oyen
Автор

Eu passei boa parte da minha infância mexendo no computador, na questão da criatividade foi até benéfico, eu sempre gostei de criar coisas usando o computador, aprender a mexer em novos softwares, então acredito que o problema pra criança não é a tecnologia, mas sim a forma que ela a usa.

gowyyy
Автор

esse vídeo deveria ser passado para todos os pais do brasil, e do mundo.

ishicaio
Автор

Penso exatamente assim… o tanto de pai e mãe que não devia ser pai e mãe não tá escrito! Devia ter um curso, pra daí a pessoa pensar se quer mesmo ter um filho!

gryciabonsoir
Автор

Cada dia se torna mais difícil ter filhos, o mundo está complicado

tainaracoelho
Автор

E o pior é que em alguns casos, nem dá mais pras crianças voltarem a brincar na rua já com os perigos que este mundo está infrentando.

carolsantos
Автор

Esse vídeo mostra a importância dos pais no incentivo às brincadeiras e melhora do desenvolvimento do próprio filho. Atividades em ar livre devem ser adaptadas a rotina familiar, sou mãe e sou da época que brincava na frente de casa, assim comprei elástico, corda, patins, bicicleta, brinquedos para minha filha e até hoje fazemos rotina familiar.
Minha princesa tem 16anos de vida e ama brincar com nossa pet, marcar encontro com colegas aqui em casa e fazemos brincadeiras.

deborabarbosa
Автор

Faço parte da geração Z, e desde adolescente tenho problemas com ansiedade, com 14 anos já ia na psicóloga. Cresci mexendo em computador, videogame e quando estavam saindo as redes sociais. Tive o prazer de ter a infância maravilhosa, mas a adolescência foi complicada, se pra mim não era fácil imagina hoje que os jovens tem muito mais acesso as redes sociais.

nathaliafm
Автор

infelizmente tive q vivenciar esse tipo de tique de perto, meu irmão mais novo (12 anos) começou a apresentar isso, mexendo o ombro e piscando o olho o tempo todo ou ate mexendo o pescoço. conversei com meus pais justamente sobre o vício no tiktok e no celular. levou ele na psicóloga e ela disse q esse tique era justamente uma válvula de escape do corpo com a ansiedade, graças a deus esses tiques pararam, dps de mt conversa sobre como usar e incentivar a fazer atividades de lazer. apesar que não é fácil fzr uma criança entender o malefício do vício dessas redes sociais, mlhr coisa que fiz foi ter me libertado disso!

anaefnc
Автор

Essa reflexão sobre ter filhos é muito interessante. Acho q o maior problema é: se eu quero criar meus filhos de uma forma mais saudável, evitando as telas até eles terem alguma maturidade, isso provavelmente vai gerar um problema social pra eles, pois serão os únicos da escola q não tem um celular e tal, complicado...

danielverde
Автор

Atualmente no meio médico, que é o qual eu estou inserido, é bastante notável o aumento exponencial de transtornos psicopáticos, como por exemplo depressão com antecedentes de tentativa suicida, transtorno borderline, esquizofrenia, etc. Temos que lutar pela prevenção das próximas gerações e da nossa também, o crescimento do tempo de tela tem que ser diminuído logo, e tem que começar pelo nosso exemplo em casa e no trabalho.

aryannaraujo
Автор

Sou da geração Z e sinto falta de brincar ao ar livre e subir em árvores, de vez em quando ainda faço isso quando tenho a oportunidade, mas a pressão de estar no terceiro ano do ensino médio dificulta muito meu lazer. Estou acompanhando o crescimento do meu primo de nove anos e ele é exatamente assim, fica na escola o dia inteiro e quando volta está com a cara grudada na televisão onde passa esses conteúdos "infantis" de imagens sensíveis, eu tento brincar com ele, ensina-lo a jogar xadrez e outros jogos de tabuleiro quando estou com ele mas como moro em outra cidade não é sempre que eu consigo. Já avisei minha tia sobre os perigos da internet mas ela não parece se importar.

helenq
Автор

É fascinante imaginar que, no futuro, a humanidade provavelmente dominará o uso saudável da tecnologia e das redes sociais, ensinando essas habilidades de forma eficaz. Somos a geração pioneira nessa área, e nossa falta de preparo e educação adequada para lidar com as redes sociais é evidente. É impressionante pensar que, daqui a algumas décadas ou séculos, seremos estudados como a geração do "descuido", os "bodes expiatórios" dos impactos negativos da exposição descontrolada à tecnologia e às redes sociais.

Acredito que, com o passar do tempo, a humanidade desenvolverá melhores estratégias para regular o uso dessas ferramentas. Será uma necessidade adaptativa, pois teremos que enfrentar os prejuízos e vícios causados pelo uso excessivo dessas tecnologias, sob o risco de sermos consumidos por eles. Assim, é provável que as futuras gerações olhem para nós como um exemplo do que não fazer, aprendendo com nossos erros para construir um relacionamento mais equilibrado e saudável com a tecnologia.

alexandremoura
Автор

O professor Miguel Nicolelis falou isso em suas entrevistas: o cérebro é plástico, ou seja, ele se molda conforme o estímulo. Assistam as entrevistas deste cientista aqui no YouTube.

regianeoliveira
Автор

Gente, é uma luta muito difícil mesmo. Tenho um bebé de 6 meses, e tentar fazer com que as pessoas em volta NÃO PONHAM a bebé para ver telas é muito difícil mesmo... A única maneira que eu vejo que isto pode funcionar é sendo mesmo extrema. Uma vez uma pessoa da família chegou o celular pra mão da minha filha, eu vi e disse imediatamente "não ponha isso na mão dela!" É preciso ser MUITO firme, senão não conseguimos...

EloiseLoiseDrick
Автор

Professor lúcido em todas as colocações, principalmente na questão de se pensar mto em ter filhos.
Responsabilidade gde por toda a nossa vida.
Dedicação e renúncias!

inestelles
Автор

11:20 valou tudo, eu como estudante de licenciatura muito interessado sobre educação e desenvolto infantil, realmente as pessoas não sambem, mas ter um sacrifício dos seus sonhos por outra pessoa. E tendência das famílias ter mais animais de estimação que bebes.

edilsondepmanjunior
Автор

Muito obrigada, Jubilut, você não tem noção do quão esclarecedor foi esse vídeo. Estou passando por diversas crises emocionais e existenciais sobre a minha vida nessa adolescência, e realmente acredito que boa parte disso tudo se deriva dessa maldita dopamina barata.

rafcsxz
join shbcf.ru