filmov
tv
O prefácio de um livro / Escritor de Sucesso
Показать описание
Você conhece o Método L.I.V.R.O - Como Escrever e Lançar o seu Livro do Zero? Não? Então aperte o link abaixo:
O prefácio de um livro é um elemento fundamental na composição da obra literária. Por isso, ele não pode ser negligenciado. O momento de abrir a leitura e degustar o que está por vir é uma ótima oportunidade para cativar o leitor e fazê-lo criar boas expectativas em relação às páginas seguintes.
Mas você sabe como redigir um bom prefácio? Imagina que sua autoria possa ser atribuída a outra pessoa? Conhece os elementos que devem estar presentes em um prólogo bem feito e como o livro ganha com isso?
O prefácio é, literalmente, aquilo dito antes do livro. Em latim, a palavra “prefácio” significa (fatio) dito e (prae) antes”. Por isso, tal texto introdutório costuma ser relativamente curto, já que precede a obra e tem o intuito de preparar o leitor para o que virá em seguida. O responsável pela tarefa de redigi-lo pode ser tanto o autor do livro quanto outra pessoa escolhida por ele - por ter atributos que a qualifiquem para falar sobre a obra com propriedade. Muita gente “pula” esse texto inicial e parte direto para os capítulos principais do livro, sendo que alguns preferem, inclusive, ler o prefácio no final. Trata-se de um gosto pessoal. Contudo, essa seção ganha seu valor no momento em que orienta a leitura da obra, pois evidencia recortes, contextualiza ideias e provoca reflexões que o leitor poderia não ter durante o processo. Mas o que deve haver em um prefácio bem redigido, que efetivamente cumpra seu papel - e não o contrário (como fazer o leitor sair correndo)?
Vamos ver agora quais são as funções de um bom prefácio: Caso você seja convidado a escrever o prefácio de uma obra ou pretenda se empenhar em escrever o de seu próprio livro, saiba que é importante seguir determinadas prerrogativas. Eis algumas dicas importantes para preparar um.
Apresentar o autor e sua história, Introduzir a obra, Contextualizar a escrita, Provocar um interesse pela leitura e Falar sobre suas inspirações. Jogue limpo com o público, pois, caso contrário, ele pode desconfiar de algum tipo de cópia! Não é nenhum pecado deixar claro, logo no início do texto, que a narrativa tenha sofrido influências. Podemos inventar todas as definições de ficção científica, fantasia e terror que quisermos. Podemos estipular nossos limites e criar nossos rótulos, mas, no fim, ainda é a mesma velha história sobre o coração humano em conflito consigo mesmo. Tenha sempre em mente todos esses aspectos ao se propor a desenvolver o prefácio de um livro - ou a orientar a escrita dele por outra pessoa, seja em uma obra de autoria própria ou escrita por terceiros. Assim, essa seção cumprirá seu objetivo, que é ser aquilo dito antes do escrito.
Não esqueça de deixar um like para o vídeo e se inscreva no nosso canal e acione o sininho para não perder novos vídeos... 😉 🚀
Israel Foguel
#escreverlivrodozero
#lancarlivrodozero
#escritordesucesso
#israelfoguel
INSCREVA-SE:
Комментарии