Programa 29/09/14 - AUTONOMIA BANCO CENTRAL

preview_player
Показать описание

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Outra coisa que se faz confusão é que mercado é só banqueiro. NÃO É. Mercado são os investidores em geral. Nessa categoria estão incluídos não só banqueiros, mas empresas, trabalhadores, industriais, empregados, empresários, instituições representantes de poupadores como fundos de pensão, fundos de cotistas, em suma, mercado é a própria sociedade. Mas a parte da sociedade que guarda e aplica algum dinheiro.

roderigu
Автор

Cabe lembrar que quando se fala de independencia/autonomia do Bacen, não quer dizer q o Bacen vai estar livre para fazer o que bem quiser. Ele ainda vai estar sujeito às determinações do ministério da fazenda, e logo, à presidência e à questionamentos por parte do senado. O que muda, é que uma vez determinada a meta de inflação pelo CMN (comitê composto por ministro da fazenda e presidente do Bacen), o Bacen terá autonomia para perseguir esta meta, sem ficar sujeito à pressões políticas, até mesmo do próprio presidente. Isto é para evitar que o presidente do Brasil jogue para a platéia determinando uma meta de inflação baixa, mas por outro lado, não deixe o Bacen colocar os juros no patamar necessário para se chegar nessa inflação. O objetivo final é garantir a credibilidade na busca por esta meta, e quanto mais a sociedade acreditar que o Bacen irá perseguir a meta, menos ele terá de subir os juros para alcançá-la.

roderigu
Автор

A inflação no brasil é causada pelos preços administrados e tributados pelo governo, (2015 a gasolina foi a principal causa da inflação, 2014 foi alimento e transportes) e tambem pela deficiencia que temos em produzir certos produtos alimentares presentes na cultura dos brasileiros... e isso nao se combate com taxas de juros punitivas...O brasileiro precisa mais do que preços estaveis, precisa de produtos em sua mesa para politica monetaria nacional deve ser mais debatida com a população inteira....deve atender a real demanda da população brasileira sem demagogismo...E cuidar da inflação brasileira nao é funçao de um banco.... é função do povo brasileiro como produtor de bens e serviços... para isso precisamos de soberania, de autonomia...O povo precisa descobrir-se em um regime democratico... coisa que nunca teve por aqui...

ramonpaidomato
Автор

Desde 1999 o brasil vem adotando uma politica contracionista, crivel de inflação, que teve como protagonista as taxas de certa forma o vies inflacionario brasileiro foi freiado... Mais, uma politica contracionista, onde o estado esta sempre sugando recurso da economia, num pais que tem a concentração de renda que tem, é no minimo cruel. ( no brasil a cobraça de juros tem um vies concentrador)...estamos num pais, que 5% dos mais ricos detem quase metade da riqueza nacional. As taxas de juros, almentam as possibilidades de endividamento das pessoas fisicas e juridicas, e ainda traz incertezas significativas sobre o Salário e o lucro....como assim pessoal? Vai ser bom para o Brasil quando, o individamento compulsivo da nação pra manter reservas de moeda estrangeira, o individamento da população, tudo isso num pais como o brasil.

ramonpaidomato
Автор

como assim? é o governo e a concetração de terras voltada para porduzir produtos esportaveis... que definem a inflação brasileira... se alguem quiser controlar inflação, precisamos de reformas. e de politicas publicas eficientes, nao estou falando do pronaf atual...e nao precisamos de ilusao de que a moeda esta forte, mais nao esta em minhas maos...

ramonpaidomato