Causalidade, Estabilidade e Transformada Z

preview_player
Показать описание
Neste vídeo descreve-se a relação entre causalidade, estabilidade e a região de convergência da transformada Z de um sinal.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Olá, professor. Você poderia me explicar por que quando consideramos a estabilidade da transformada Z na área de processamento digital de sinais, nem todos os polos precisam estar dentro do círculo unitário, mas a região de convergência deve incluir o círculo unitário (para o sistema ser estável), mas quando consideramos a área de controle, para o sistema ser estável, todos os polos devem estar dentro do círculo unitário? Vale ressaltar que matematicamente eu entendi o porquê, o que não entendi foi o motivo de considerar análises diferentes para a estabilidades nas duas áreas. Podemos ver essas duas abordagens diferentes no livro de processamento digital de sinais do Oppenheim e no livro de sistemas de controle do Nise.

samuelpaiva
Автор

Professor, não entendi pq no caso anticausal, as transformadas inversas vieram com os degraus deslocados de -1, sendo que no caso causal isso não aconteceu. Excelente vídeo!

canal_interpolo
Автор

mto bom, só fiquei com uma dúvida

a definição de causalidade é que a saída não dependa de entradas futuras. isso é, y[n] nao pode depender de x[n+1], x[n+2] etc

como isso vira y[n] = 0 para n<0 ?

obrigado

paschoal
join shbcf.ru