A educação pública era melhor no passado?

preview_player
Показать описание
O jornalista Antônio Gois traz uma reflexão sobre um dos mitos do passado das nossas escolas públicas, referente a sua qualidade, pois dizem que era bem melhor que a de hoje em dia.

Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!

Siga a TV Cultura:

Siga o Instituto CPFL
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Não recebam essa informação pensando num Brasil de metrópoles com superpopulações. Pensem num país sertanejo com agricultura de subsistência onde criança viravam mão-de-obra muito cedo. Para essas crianças não havia mesmo educação.
Aumentem o raio de visão quando analisar o Brasil, pois nossas realidades são díspares em vários aspectos.

glaucoribeiro
Автор

COnfundiu QUALIDADE com Acessibilidade.

ricardoricco
Автор

Acho que deveria haver um debate e não um monólogo, pois esse percepção não é unanime no meio educacional.

Jeosuan
Автор

É preciso assistir a palestra completa, pois este fragmento de vídeo não expõe toda a argumentação. O palestrante explica que no passado, o índice de repetência e evasão escolar já eram muito altos entre aqueles poucos que tinham acesso a educação.

ssomg
Автор

CPFL, muito obrigado por ajudar a qualificar a discussão sobre educação no Brasil!

RafaelSantos-xlut
Автор

Essa conversa que o ensino de antes era melhor é um equívoco, o problema era que nem todos tinham acesso a escola; agora falar que o ensino era melhor é mito.hoje temos mais recursos, material escolar, livros didáticos, tecnologia, bons professores, apesar de mal remunerados; o problema é que os jovens não querem aprender, quem quer aprende.

estudosepesquisa
Автор

No passado, íamos para a escola, estudávamos, nossos pais nos vigiavam. Se desrespeitássemos professores, éramos punidos. Estudei na escola do passado. Com três meses já estava plenamente alfabetizada pela cartilha. O aluno preguiçoso tinha que " tirar o pé do chão ". Atualmente, os professores da escola pública, pedem " por favor ", para o aluno abrir o caderno e registrar o conteúdo. E se falar com um tom mais duro com esse tipo de aluno, corre o risco de apanhar, do mesmo ou dos responsáveis. Sem contar a boca suja da maioria, que a cada dez palavras que proferem, oito são palavrões e obscenidades. Estou falando de criança e adolescentes. Escola de qualidade tem que ter disciplina, regras, compromisso dos estudantes e de seus responsáveis. Escola é lugar de adquirir conhecimento científico, a educação tem que vir de casa.

mariagenoefabassetocorrea
Автор

Hoje em dia temos uma maior parte de crianças na escola, no entanto, isso não quer dizer qualidade. Muitas pais só mandam as crianças para a escola para receber o bolsa a Família.

cristinabeatrizweschenfeld
Автор

Enrolou e acabou não falando em qualidade. Qualidade é uma coisa, acessibilidade é outra.

Thinghol
Автор

desde Comenius qualidade é ensinar tudo a todos sem atormentar garantir que todos aprendam

edsml
Автор

Falou da acessibilidade, mas terminou o vídeo e não expôs sobre a qualidade

reseda
Автор

Ok, concordo o acesso a educação hoje está em patamares que nen se sonhava nos anos antes de 80, concordo mas acho que a qualidade naquela época era muito melhor que hoje, sendo assim, como podemos dizer que houve uma evolução na educação? Até onde despencar a qualidade, pode ser visto como evolução, acredito que nivelar por baixo não é motivo pra comemoração, mas sim tristeza pela incompetência de quem defende e não inverte esse problema.
Esse foi o grande problema, tanta gente pra comemorar a inclusão e, ninguém pra fazer dê forma eficiente isso funcionar, então parem de ficar com esse blá blá blá que já encheu o saco, o que se deve fazer é trabalhar, pq esse povo que fica participando desses programas engana trouxa, na grande maioria tem um emprego público que nos custa muito caro.

rose.luqueluque
Автор

Nos anos 50, 60, 70, 80, o ensino era bem melhor. Professores eram bons profissionais e tinham boa vontade de ensinar. Também, se faziam respeitar. E, os
alunos eram educados pela família.
Já faz tempo...

malupezzin
Автор

E não é verdade que a escola pública do passado era melhor né?, hoje os professores até apanham dos alunos e ainda Por cima não aprendem nada, engraçado que essa minoria elitizada que você se refere estavam incluídas a meus avós e meus pais super pobres, a diferença é que quem tinha acesso a escola era realmente quem queria estudar de verdade, aqueles que não tinham interesse nisso felizmente tinham que procurar outra coisa pra fazer, ressaltando que para você é fácil chamar isso de "mito" porque muito provavelmente deve ter estudado a vida inteira em colégios particulares e se trabalha dando aula, com certeza nem se aproxima da escola pública, deve dar aula em colégios cuja a mensalidade deve custar R$4000, resumindo é só mais um especialista teórico que vive encastelado em alguma universidade pública tendo os seus estudos pagos pelo governo, por isso saia do seu castelo e venha para uma escola pública e coloque em prática suas teorias e veremos quem está certo.

alucardem
Автор

O duro e escutar esse cara desqualificado para falar de educação, sim era melhor, esse cara confundiu qualidade com quantidade...isso já prova que era melhor

samuelqueiroz