Estudar programação de forma acadêmica ou aprender na prática? Como você prefere?

preview_player
Показать описание
Você é uma pessoa que gosta mais de aprender coisas novas com base na teoria ou prefere ir direto ao ponto e aprender somente o que é necessário na prática?

Em outras palavras, você prefere conhecer os fundamentos primeiro pra depois experimentar no código ou é daquelas pessoas que querem saber logo o que é preciso pra colocar a mão no código?

Nesse vídeo eu dou os meus pitacos sobre esse tema e digo qual é o real impacto dessas duas metodologias no nosso processo de aprendizagem.

No fim do vídeo falo qual é a minha opinião a respeito.

#iniciante #javascript #front-end #back-end

🌟 Links comentados no vídeo e outros interessantes 🌟

📺 Playlist Mini-curso grátis de Chrome dev tools.

✅ 5 livros que eu indico para quem quer se tornar programador(a) front-end

✅ EXCELENTE Técnica para Aprender Lógica de Programação MAIS FÁCIL e Programar Sozinho(a) #01

✅ A Melhor Forma para Aprender a PROGRAMAR sozinho(a). (para iniciantes em lógica de programação) #02

✅ Dificuldades com JavaScript? Aprenda a fazer Testes de Mesa

✅ O que estudar para conseguir o primeiro emprego como dev front-end

✅ Minha experiência como programador front-end

✅ [OPINIÃO] O Programador dependente

---
creditos dos viÍdeos:
Vídeo de cottonbro no Pexels
Vídeo de Pavel Danilyuk no Pexels
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

🌟 Cursos Premium 🌟

✅ Curso Javascript Completo:

Outros links que podem ser interessantes:

Canais em redes sociais:

Instrutor: Daniel Tapias Morales

serliv
Автор

Eu prefiro aprender a base primeiro, para depois ir para a prática.

anapaulalopesaraujo
Автор

Esse caso de uma pessoa aprende na pratica e outra na teoria é totalmente individual e também vai do jeito que a pessoa aprender, eu já aprendi muita coisa fazendo e depois eu entendi a teoria, e a teoria complementou minha pratica.

Levi-tbvq
Автор

Eu gosto de aprender o mais aprofundado possível! Tenho alguns cursos de programação web comprados pelo Udemy, porém larguei todos por ter gostado muito mais do professor Daniel. Este professor ensina exatamente da forma como eu gosto de ser ensinado. Se o cara ensinar meio "por cima" eu tô fora, por isso recomendo aos meus amigos e parentes o professor acima. Um abraço.

M_Goulart
Автор

Eu tô aprendendo de forma mais acadêmica. Tudo com calma leva a perfeição.

Aaaleck
Автор

Prefiro sempre começar com fundamentos, em tudo. Não me vejo fazendo nada, sem antes aprender a base.

fermianoqueiroz
Автор

Podia fazer um vídeo explicando o que são fundamentos na programação vejo falar mais nunca explicam.

cleitoncristo
Автор

Acredito que vai da forma como o indivíduo costuma aprender as coisas. Eu sempre aprendi com facilidade fazendo um mix. Entendendo o fundamento e também usando a prática. Quando aprendi a tocar violão sozinho foi assim, Photoshop e Illustrator da mesma forma. E agora aprendendo programação do mesmo jeito, técnico e prático. Me da desespero aprender algo teóricamente e não executar pra entender como funciona de verdade 😂

tiodedireitatube
Автор

Acredito que dá para combinar pratica com teoria..

erickguedes
Автор

Não entendo como aprender na prática me faz deixar os detalhes de lado. Na verdade, acho muito inverso disso. Acho que aprender na teoria que tira os detalhes de aprendizado. Quando aprendi a programar, comecei com assembly e C. Primeiro, ia fazendo e entendendo como funcionava cada coisa e finalmente gerando uma lógica. Tudo na prática. Depois ia lendo a teoria disso por fora. Mesma coisa hoje em dia no trabalho, seja como Pentester ou como Desenvolvedor, acho que os dois caminhos levam ao mesmo resultado, diferença é que começando na prática eu produzo mais rápido, entrego mais resultado em menos tempo e depois vou melhorando meu código com aprofundamento teórico. No final, meu conhecimento e de quem foi pela teoria antes é o mesmo. Exceto que se for trabalhar com prazo, em Agile, primeiro buscando teoria de algo pra depois resolver o problema, só se for algo muito novo mesmo. Isso se falando de um Jr ou Pleno. Um sênior com a documentação e a experiência já deveria saber se virar rápido no problema. Mas, fora isso, não vejo os resultados serem diferentes. Pois na prática aprendo coisas que a teoria apenas fala sobre. E com isso, a teoria me explica o que fiz e daí entendo no que posso melhorar. No fim, para mim, começar na prática (lendo documentação e resolvendo problemas com mão no código) é sempre melhor.

Dante-tgcz
Автор

Eu me interessei mais ainda por programação quando vi seu canal aqui no youtube, e quero dizer algo:

Eu tirei "agora" (outubro de 2021) 4 anos da vida pra aprender programação (porque estudar será a vida toda hahah) e tenho me dedicado a isso dia e noite, estou com 34 anos. Tenho experiência em aprender, no entanto sempre encontrei dificuldades ao procurar bons materiais, conceituais, sólidos, que desenvolvem autonomia no aprendiz.

Estou estudando desenvolvimento web, tranquei a faculdade (curso de engenharia de software) pra fazer cursos mais práticos, mas tá dificil encontrar um caminho consistente de aprendizado pra tornar-se um full-stack(ainda que seja longo o caminho).
Conheço bem lógica de programação e algoritmos, minhas notas foram bem altas nessa matéria, mas sei que aquilo era só o início, no entanto vi que era aquele o início que eu precisava pra poder correr "sozinho" (autonomia) os outros passos.

Eu tranquei a facul", pois quero aprender algo na prática(mas no passo a passo acadêmico como vc disse no vídeo), e quem sabe até conseguir uma vaga em algum trabalho, ainda que seja estágio, (eu já tenho uma formaçao acadêmica em outra área e olhando pra trás, gostaria muito de ter entrado na faculdade com mais experiências práticas- por isso decidi resolver isso dentro do que escolhi com programação.).

Gostaria, por favor, se pudesse me indicar como se fosse um roadmap dos conceitos a serem estudados, se preciso garimpar muito material, se existe material completo pra aprender todo o necessário para esse caminho...
muito se ouve falar pela rede "estou aqui pra entender a dor do aluno e ajudá-lo a chegar onde quer", mas no fim das contas (isso em qualquer área do transmitir o saber) a maior parte do que se vê são capitalistas enganados pensando que estão ajudando, mas na verdade estão só frustrando muitos iniciantes, ainda que os iniciantes sejam muito, muito, muito persistentes na busca.

Parabéns pelo seu canal, cheguei aqui por causa de um link que vi enquanto eu buscava conteúdos na mdn documentation.

JJVolfe
Автор

Eu fiz o seu curso na Udemy de Web Designer. Graças a ele eu consegui aprender a programar front end com muita mão na massa. Especialmente a parte do CSS, depois disso eu já consegui fazer meus próprios projetos consegui seguir adiante para ser fullstack.

blackhat
Автор

Eu gosto de aprender pelos fundamentos pq a fixação é mais permanente. Porém, em programação estou me dando ao luxo de correr um pouco mais, uma vez que me contato com o tema tem sido através de cursos mão na massa, depois que colocar em prática quero aprofundar, acho que alternar pode ajudar na fixação. As vezes se ater ao conceito se torna cansativo e não quero desculpas para abandonar os estudos.

arthurandrade
Автор

Eu fiz um bootcamp, agora tô cogitando fazer facul pra expandir oportunidades tb e dá uma aprofundada

carolm
Автор

Comecei a estudar já tem um mês, e me identifico mais vendo a documentação no w3schools, gosto de ver os vídeos explicativos, mas vendo a documentação fica um pouco mais claro.

pedropauloteodoro
Автор

Boas dicas!

Eu gosto de mesclar um pouco dos dois, ir nos fundamentos mas tbm não ficar muito devagar pq se não acabo desanimando. Ai acelero um pouco e volto pra reforçar os fundamentos.

Lembro tbm que as vezes alguma coisa não faz tanto sentido, mas lá na frente vai estudar algo que vai ajudar a entender os fundamentos que fiquei em dúvida.

Valeu!

herson
Автор

aprender lendo muito...
mas gostaria de aprender mais rapido...

andersonmedeiros
Автор

aprender botando a mão na massa pra mim é mais interessante pq vc se diverte no processo criativo se eu fosse ficar só na teoria me passaria muito aquela vibe de ensino escolar q n sou muito fã

Oliiivii
Автор

Muito bom, professor! Particularmente, prefiro aprender a base com mais calma. Entender como cada elemento funciona e etc. Sinto como se o aprendizado valesse mais à pena! Então faço assim: me aprofundo na teoria, e tiro um ou dois dias somente para colocar a mão na massa, várias e várias vezes. Tem funcionado!

tsergiooliveira
Автор

Bom dia! Eu gosto de estudar a teoria e logo em seguida aplicar na prática, acho que assim ajuda na memorização e eu não esqueço mais. Ótimo vídeo como sempre!

viniciuspreston