Genética do esporte

preview_player
Показать описание
Na Universidade Federal de São Paulo testes fisiológicos e genéticos sinalizam se o ponto forte de um atleta é a força, a resistência ou uma mistura das duas características. O projeto Atletas do Futuro tenta mostrar que mutações em certos genes podem fazer a diferença na prática esportiva e ajudar a indicar a escolha da atividade ou treinamento mais adequado para cada indivíduo.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Ferramenta necessária para ir ao cerne de alguma problema... e Futura forma de classificação social..!

svadjayah
Автор

Eu, Fui atleta maratonista, fiz varias vezes Testes ergonométricos, mais infelizmente os profissionais brasileiro não sabem definie, só sabe dizer esta muito bom, não tem um diagnostico relativo ao esforço do teste que foi feito. Eu, fiz no INCOR, FAPESP E OUTROS, é a realidades, na maioria são estudantes e passamos como cobaias. Por isso desistir de fazer estes testes é só perca de tempo.

ELDES
Автор

Muito bem produzido, continuem com o trabalho de vocês que logo logo terão o público que vocês merecem! =)

xadrez
Автор

Isso me fez lembrar um pouco do filme Gattaca, curti muito.

fernandasoares
Автор

Gostei do projeto, mas creio que deve ser limitado a prática esportiva profissional.Foi levantada a discussão sobre determinar a prática do aluno de escola conforme seu potencial genético para que esta não se desmotive. Mas isso só ocorre se os professores da escola utilizarem uma metodologia de uma única modalidade ou de um único conteúdo. A educação física deve trabalhar com lutas, danças, ginásticas, esportes e os jogos e brincadeiras. Não se deve atrelar a aula em um único conteúdo e não se deve obrigar o aluno a fazer o(s) que não goste. Se os professores colocarem isso em mente, o problema da desmotivação se resolve sem a necessidade de uma seleção dos alunos pelo seu potencial genético. Isso se resolve melhorando a formação dos profissionais e não fazendo seleção na escola. Há que se ter cuidado com o discurso de ampliar esse tipo de pesquisa para a escola, na minha opinião, ou poderemos chegar à um futuro que o "dom genético" para um trabalho vai ser mais importante do que a vontade para este. Aí sim, chegaremos no problema social levantado pelo filme Gattaca.

MarcosFerronatto
Автор

Muito bom o vídeo parabéns me ajudou muito nos meus estudos de educação física, ótimas informações.

andrezaferreira
Автор

Doutor mas e no meu caso já sou boxeador, com esse estudo genético consigo saber onde tenho que melhorar ?
E saber se atingi o nível de treino necessário para ganho de força e velocidade.
No caso do boxe vejo que é uma mistura de força velocidade e agilidade.

tvtitan
Автор

Sempre com ótimas informações. Obrigadão pelo ótimo vídeo :D espero mesmo que seja possível utilizar essa tecnologia a partir do período escolar, creio que ajudará varias crianças a encontrar uma atividade fisica ideal.

lucastavares
Автор

Muito bom o conteúdo! já fiquei curiosa para saber o meu perfil genético. Essas informações serviriam tbm para montar treinos mais precisos para quem deseja ganhar massa ou perder gordura, certo?

raquelbgabriel
Автор

Ótimo trabalho!
Atualmente, se um pai deseja traçar o perfil genético esportivo do seu filho, seria possível encomendar este estudo em um laboratório público ou privado?

otaviobocheco