'Blábláblá' de Lula contra o Banco Central esconde falta de agenda econômica do governo

preview_player
Показать описание
Viva Voz (06/02/2023): Um quadro para uma análise aprofundada e o contexto dos principais fatos políticos do dia com Vera Magalhães e os apresentadores Carolina Morand e Rodrigo Bocardi.

Na cerimônia de posse do novo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, nesta segunda-feira, Lula voltou a criticar a taxa alta de juros. Nas palavras do presidente, é 'vergonha' que o Banco Central mantenha a Selic em 13,75% ao ano. Em entrevista à Rede TV! na última quinta (2), o petista também repetiu questionamentos à autonomia do BC.

'Parece está querendo encontrar antecipadamente um bode expiatório para a quase probabilidade de que esse ano o Brasil realmente não vai crescer muito. Então, ele está associando uma recessão, um baixo crescimento econômico à política do BC - quando existe uma grande expectativa sobre a política fiscal do governo', pontuou Vera Magalhães.

A comentarista repreendeu a postura 'hostil' de Lula ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e ainda o tom eleitoreiro em diversos eventos de governo. Ela questiona o 'blábláblá' de Lula enquanto o Ministério da Fazenda não apresenta uma agenda econômica para o mercado, apesar de ponderar o tom mais sofisticado do ministro Fernando Haddad.

'O presidente precisa descer do palanque. Ele já venceu a eleição. Venceu à despeito de muitas circunstâncias. Então, já tem muitos méritos nessa vitória. Agora precisa governar, precisa mostrar resultado. Precisa acalmar essa tensão social e precisa atrair os setores produtivos da economia para uma agenda. Qual é a agenda do governo? Todo esse 'blábláblá' de palanque esconde o fato de que o governo ainda não mostrou qual é a sua agenda para crescer', afirmou.

Vera destacou ainda que o 8 de janeiro serviu para afastar empresários do bolsonarismo.

'Para nenhum investidor interessa aquele tipo de reação extremista, mas para isso eles querem algumas sinalizações do governo. O mercado está com uma disposição a dar um voto de confiança ao Lula, mas não pode o presidente a toda solenidade criar stress desnecessário com declarações simplistas, bobas e que não levam em conta a complexidade do momento econômico do país', criticou.

#NoArNaCBN #VivaVoz #VeraMagalhães #PontoFinal #Lula #GovernoLula #Haddad #economia #BancoCentral #mercadofinanceiro
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Como se pode ter uma agenda econômica com os juros reais mais altos do mundo sem que haja qualquer justificativa racional para os mesmos? Empreender com juros básicos a 13, 75% a.a.? Façam as contas e digam se é possível. Hora de "baixar a bola" ideológica de direita e ponderar sobre a realidade material na qual todos nós estamos a viver.

josdesouza
Автор

parece impossível ter no brasil um presidente sério com sua fala

stephanicastro
Автор

Falou a pessoa que chamou o Moro de; "grande

wilsonlira
Автор

Não tem nada de blablablá em defender a redução dos juros. O Campos Neto tem a obrigação de explicar por que o Brasil tem a maior taxa de juros do mundo, sendo que não tem a maior inflação.

A agenda econômica do governo não é muito difícil de entender. É o Estado atuar de maneira ativa para promover o crescimento, já que o chamado mercado só está preocupado em ganhar na agiotagem e especulação.

Faz muito bem o Lula em fazer o debate contra a taxa de juros do BC.

Faz muito mal a imprensa em tratar os burocratas do BC como infalíveis. Se assim o fossem, a meta de inflação não teria explodido nos dois últimos anos.

O Brasil precisa mudar lógica perversa do rentismo. É o trabalho que cria capital. País está há décadas andando de lado ou para trás porque os banqueiros querem apropriar-se do orçamento.

leooliveira
Автор

Filha, como o governo vai atrair o “setor produtivo “ totalmente financeirizado com juros nesse patamar?!? Vai

sciencewarsveteran
Автор

Quanto blá blá, tô esperando o vale picanhA kkk

qx
Автор

Oh Verinha, fica no teu cantinho e não fala de economia se não dá conta do assunto.

ilopes
Автор

Tão lindo ver os esquerdistas se ofendendo nos comentários kkkk força Vera, não ligue pros machistas dizendo que vc não entende de economia, faz o L kkkk

Zedimoura
Автор

O que prejudica o crescimento do nosso pais e esse extremismo de direita e extremismo da esquerda! parece que o bom senso pra governar estar longe! Chega de Bolsonaro e chega de Lula!

georgebraun
Автор

Tadinho, o presidente do BC não está em um cargo político. Imagina. Ele é “independente” dos especuladores e banqueiros. Huahuahua

sciencewarsveteran
Автор

Vera fala como se fosse uma super rica especuladora. Isso que é ser capitã do mato

sciencewarsveteran
Автор

Essa que é a vergonha do jornalista brasileiro? Hahahah

lucasaraujo
Автор

ESTÁ MAIS PERDIDO DE QUE CHARUTO CUBANO NA BOCA DE PÁU D'AGUA.

PedroSartori-pydj
Автор

Ninguem fala dos Ministros deste governo que estam ligados as MILICIAS? Nao se fala dos Ministros que constroem estradas para suas respectivas Fazendas?

luisoliveira
Автор

O povo pode trocar o presidente do banco central para evitar a misseria do povo, menas ironias com seu presidente senhora jornalista

levysantos
Автор

IcL, Ggn, Tvt corram pras mídias independentes ! Essa mídia bancada pelo capital não dá mais pra ouvir ! Deixe do Vera 5 muitos com o Eduardo Moreira!

CaioSiqueiraarq
Автор

Vera vai ter uma entrevista q não cite o Bolsonaro?

adevilsoncotadasilva
Автор

A inflação não é de demanda, não se justifica juros nesse patamar. Só especuladores e bancos lucram com isso. Eu pago financiamento imobiliário e quero mais que o Campos Neto se exploda. Independência de quem? Dos banqueiros com certeza não.

sciencewarsveteran
Автор

Reeditando a história de luta de classes 🤣 que profundo em vera. A gravata preta que o andreaza adora.

MrEdumgarcia
Автор

Vc parece uma pessoa tão infeliz, Vera...!

seongdamian