Por que São Paulo tem tantos prédios ABANDONADOS?

preview_player
Показать описание
São Paulo é considerada uma das melhores cidades do mundo e conta com milhares de prédios espalhados por toda a cidade. O problema é que muitos estão abandonados e invadidos por movimentos de moradia sem teto. Mas por que isso aconteceu? É o que vamos descobrir nesse vídeo.

Assista a outros vídeos:

Fontes de imagens:
Canal São Paulo nas Alturas

Vídeo produzido por Bastidores da Engenharia

_______________________________________________________________________________________________
Espaço reservado para atribuições

Trecho do texto em 11:38 retirado do site São Paulo Antiga

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Morei anos no centro! Reconheço todas as ruas, e edifícios citados, o centro de SP está largado e a situação piorou em escala estratosférica nos ultimos 5 anos, muitos moradores de rua, viciados, insegurança, roubos e furtos, sujeira pelas ruas. Cenário de Mad Max!

thalessilva
Автор

Recentemente fui ao centro de São Paulo. Fazia tempo que não ia. Fiquei impressionada ao ver como ele está abandonado.Algumas ruas cheiravam a urina e fezes. Prédios históricos pichados. Tinha ruas que quase todas as lojas estavam fechadas e pichadas.Muitas lojas famosas abandonaram o centro foram para os shoppings. Muitos moradores de ruas e viciados. Fiquei triste, amava o centro.

beatrizbeneditodasilva
Автор

Moro na zona sul de são paulo, mas todo final de semana meu pai me levava no centro, passeavamos pela galeria do rock, praça da sé, viaduto do chá... Realmente é muito triste ver o centro de são paulo passando por essa decadência.

PauloHenrique-xoiw
Автор

A cidade de São Paulo chega a ser fascinante e pavorosa ao mesmo tempo.

tiagocardoso
Автор

Como pode um governo não querer ver sua cidade linda e saudável e deixar ela destruída assim... Sou paulista e paulistana e fico tão triste de passar pelo centro e ver aqueles prédios históricos lindos todos descuidados.

Rachel-syme
Автор

Trabalho no setor, e a burocracia dos predios velhos é o seguinte: a maioria deles está comprometido ou não oferece segurança para realizar apenas reformas, precisa ser demolido. Só que demolir um predio cercado de outros predios, é quase tão caro quanto construir, e ai inviabiliza o projeto. Se considerar o valor do terreno + demolir + construir... Um ap de 50m² no centro teria que ser vendido por mais de 1milhão pra dar algum lucro, e por esse preço vai encalhar, centro de SP é uma enorme feira, não é nem nunca foi uma area nobre, quem tem dinheiro quer é distancia desse lugar.

renanandrade
Автор

O Brasil não preserva sua arquitetura nacional, isso é triste.

Davi_silva
Автор

Nós anos 70/80 o centro velho de São Paulo, era um centro financeiro de várias indústrias, eu trabalhei em várias empresas, que o escritório central era na Rua Direita, etc, mas os prédios já eram muito antigo, e estavam fora dos padrões de segurança, como por exemplo, contra incêndio.

rosanavescio
Автор

O fim de São Paulo foi nos anos 80, estamos vivendo o pós-fim da cidade e continua um filme de terror. Moro no centro e conheço bem os problemas da nossa região. Falta de politicas publicas adequadas, amadorismo nas poucas ações do poder publico, diversas ONG´s focadas em GRANA e exploração da população

maisumthiago
Автор

Sou Paulistano, mas hoje moro no interior do Paraná, recentemente fiz uma viagem a São Paulo, passar pela av Seu João da medo, o centro é medonho, abandonado. Parece cenário de the walking dead

joaopedronaviskas
Автор

Se está difícil pra trabalhar no Centro com vários assaltos a luz do dia, imagina morar.
Teve um dia que eu sai as 21:00 do serviço na Sé, pra nunca mais!
Cheio de usuários de drogas, fora que quase fui assaltado encontrei uma viatura e espantou uns caras que vinha atrás certeza que iria me roubar.

wilsonmoreira
Автор

Anos 80 muitas pequenas empresas saíram do Centro devido a dois fatores: insegurança e aluguel caro. O poder público nada fez para retirar os pivetes que tomaram conta do centro, próximo a estações de metrô. Nessa época, tornou-se temerário para quem queria fazer compras. Os bairros acabaram suprindo essa necessidade com comércio local. Eu mesma, última vez que fui ao centro foi em 1980 quando tive minha bolsa rasgada pelas mulheres assaltantes que usavam gilette para furto. Fui voltar ao Centro em 2022 para ir à Galeria do Rock. E não pretendo voltar.

chryssoueu
Автор

Aqui em São Paulo tem mais prédio vazio do que gente precisando de casa, o problema é a especulação imobiliária q a prefeitura permite

feliperibeiro
Автор

São Paulo cresceu muito e novas regiões centrais foram surgindo como a Avenida Paulista, Faria Lima e Marginal Pinheiros. Enquanto isso o centro histórico da cidade foi ficando abandonada pelo setor público e privado.

lumzes
Автор

São Paulo é uma cidade incrível e tem sim muitos lugares bonitos, porém o centro é vergonhoso, durante o dia na correria dos afazeres a gente acaba não prestando atenção, mas num passeio mais calmo ou um turismo da pra ver o tanto prédio abandonado no centro que chega a dar medo

As vezes pessoas de outros estados vem conhecer SP e acabam achando a cidade feia justamente por causa desses prédios

thiagofonseca
Автор

Nasci em Sampa e vivi por lá um tempo, mas hj moro no Rio e tenho muita vontade de voltar um dia à minha terra natal, mas vendo esse vídeo e os comentários, desmotiva bastante 😢

gabrielleal
Автор

A maioria dos centros dos estados brasileiros estão abandonados. Foram os bancos, os escritórios depois e agora as grandes lojas por causa da pandemia e da crise financeira. Os centros precisam de um novo uso urgente pois a tendência é só piorar. O pior é que o preço dos imóveis não baixam.

cristi
Автор

Periodicamente eu viajo ate Sao Paulo a trabalho, sinto uma coisa tão horrivel, uma energia pesada, alem do ambiente com esse aspecto sujo, abandonado, pessoas cansadas e tristes numa rotina muito desgastante! Sei lá, sinto pena de quem precisa morar nesse lugar, sempre qdo estou no caminho do aeroporto oro por essas pessoas e pra deixar essa vibração ruim pra trás!

caahvieira
Автор

Em Campinas, aonde moro, a situação não é muito diferente principalmente com a pandemia aonde diversos comércios fecharam as portas. A prefeitura está com um processo de reutilizar esses edifícios para prédios públicos, espero que dê certo para ambas as cidades

igorfllores
Автор

Vivo em Buenos Aires e sinceramente, adaptar construções antigas a atualidade não foi um problema por aqui, se você for ao micro centro verá que quase TODOS os edifícios são antigos por fora e conservam o máximo de sua identidade por dentro e ainda sim oferecem acessibilidade.

PedroHCOK