Ser e o nada: Ensaio de ontologia fenomenológica Jean-Paul Sartre

preview_player
Показать описание
O que é nadificar? Conforme o filósofo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980), eliminar, pela vontade da consciência, infinitas possibilidades em consequência de uma opção livre; por exemplo, quando estou à espera de uma pessoa num local público, nadifico todas as outras faces ao meu redor, pois elas não correspondem àquela que busco.
Publicado, em 1943, O ser e o nada dá continuidade a uma reflexão que já se iniciara no princípio do século com pensadores como Kierkegaard, Jaspers e Heidegger, exercendo uma incontornável influência sobre as cinco últimas décadas. Sartre desenvolveu um prodigioso e completo sistema de 'explicação total do mundo' através de um exame detalhado da realidade humana como ela se manifesta, estudando o abstrato concretamente. Ao ser publicado, O ser e o nada causou espanto, polêmica, protestos, admiração. Com sua originalidade transgressora e contestações às verdades eternas da tradição filosófica, constitui o apogeu da primeira fase da filosofia sartriana.
é um tratado filosófico de 1943 escrito por Jean-Paul Sartre que é tido como marco para o início do crescimento do existencialismo no século XX.

Seu foco principal é definir a consciência como transcendente. Muito influenciado pelo Ser e tempo de Martin Heidegger ainda que Sartre fosse extremamente cético a qualquer medida através da qual a humanidade pudesse atingir um estado de completude comparável ao hipotético re-encontro heideggeriano com o Ser
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Vale muito a pena acompanhar esse canal. Sartre é o melhor! O filósofo do meu coração, nunca me arrependi de escolher ele para o meu TCC, esse vídeo teria me ajudado muito rsrs
O Ser e o Nada deixou minha cabeça em parafusos por muito tempo, hoje já consigo entender melhor algumas categorias, acho que estou no caminho!

Show de bola, viva a Liberdade e a Responsabilidade!

pettisco
Автор

Conhecimento entregue e democratizado! parabéns

gabrielagardinalli
Автор

Eu tenho uma necessidade muito grande de ver meu reflexo. As vezes quando passo muitas horas se me ver, até me surpreendo que eu havia esquecido de como eu era. E as vezes até percebia que, me imaginava/lembrava diferente. 😅😅😅😅

lucianaYamaya
Автор

Ótimo vídeo, foi bem fácil de entender o que é explicado.

bruna_nella
Автор

Gostei do vídeo , senti falta de escritas no vídeo, palavras chaves ou frases que disse durante o vídeo!

alanapaczkovski
Автор

Ser e nada (Sartre); ser e tempo (Heidegger): existencialismo ateu e existencialismo cristão. Espaço, tempo, ser e nada estão fora do mundo; eles não são simplesmente dado.

Luizvc
Автор

Eu ia querer pegar o sartre, já que eles tinham relacionamento aberto. Achei gato! Kkkkk

caroldocariartesanal