O QUE A CIÊNCIA DESCOBRIU SOBRE O ALZHEIMER | Alzheimer Explicado #1

preview_player
Показать описание
Imagine se um dia todas as suas memórias começassem a desaparecer? É isso que acontece na Doença de Alzheimer. A famosa doença do Esquecimento acomete cerca de 35 milhões de pessoas no mundo. O Alzheimer afeta o cérebro e destrói lentamente a memória, a habilidade de pensar e até a capacidade de realizar tarefas simples.

Nesse vídeo do Olá Ciência vamos explorar como o Alzheimer foi descoberto e diagnosticado pela primeira vez, como essa doença realmente destrói memórias e se um dia teremos tratamentos eficazes. Será que, graças à ciência, um dia poderemos dizer que o Alzheimer tem cura?

Direção e Apresentação: Lucas Zanandrez
Roteiro: Beatriz Apgaua e Hipácia Werneck
Edição: Vini Marangon

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Vocês conhecem alguém que tem Alzheimer?

REFERÊNCIAS UTILIZADAS:




Agradecemos, de coração, a todos os membros do canal que permitiram com que esse vídeo fosse possível.

Este canal faz parte do Science Vlogs Brasil, um selo de qualidade colaborativo que reúne os divulgadores de ciência mais confiáveis do Brasil.

olaciencia
Автор

Meu pai está com Alzheimer e começando o tratamento, agora com acompanhamento médico, só que estudou muito vivia em bibliotecas e tem muito livros, escreveu fez conferências palestras, em Universidades, foi Seminarista, conhece e falava outras línguas; mas isso não o impediu de começar sentir o sintomas em 2013, a ponto de ir no centro da Cidade e não saber onde estava e voltar, a sorte que com bastante esforço lembrou do número do telefone, onde estávamos todos preocupados, pois sempre ativo, nunca demorava mais que suficiente de resolver as coisas, como ainda sim é muito orgulhoso e não gosta de se mostrar dependente, luta pela mesma, mas agora com 85 anos aceita minha ajuda, e repete sempre a mesma frases, a tudo que faço por ele: te dou trabalho demais, minha filha, mas Deus vai te recompensar, e fazendo parte respondo, não dá nao meu pai, Amém 😍meu pai minha vida, meu legado.

elizabethrosario
Автор

Sou cuidadora de idosos e atualmente estou cuidando de um senhor com Alzheimer.Ele não é agressivo. Tem uma demência bastante acentuada.Eu gosto muito dele e dou o meu melhor todos os dias.Pois no dia seguinte ele já não sabe quem eu sou.Tema muito bom! Gratidão.

novagaia
Автор

Sou biomédica e trabalho para um projeto da rush que investiga o alzheimer, nós já somos o maior biobanco de encéfalo da América latina, ainda estamos na parte de coleta de dados, espero que tenhamos respostas em breve, mas acredito ser uma longa jornada!!
Um abraço para as pessoas que tem familiares com sintomas de alzheimer!

julianabriones
Автор

Eu gostaria muito de uma continuidade dessa matéria tão boa.

simonemafra
Автор

Por favor, Lucas, vamos aprofundar esse tema. Uma pergunta: caminhadas e outros esportes, podem ajudar no retardamento do Alzheimer?

andremachado
Автор

Meu bisavô faleceu ano passado com 99 anos e lembrava sempre de tudo e ainda era comerciante!😪❤️

victorcantor
Автор

Boa tarde! Excelente matéria. Minha mãe tem Alzheimer. Eu decidi cuidar dela com alegria e amor. Decidi também, não sofrer e oferecer o meu melhor para ela.

anabomfim
Автор

Minha mãe tem Alzheimer, sempre que esqueço alguma coisa, entro em Pânico.... Mas como estudei várias línguas e sempre estou lendo e estudando....isso me tranquiliza!!

giseledomenech
Автор

Esse tema me interessa muitíssimo, tanto profissionalmente quanto pessoalmente! Gostaria de saber mais informações sobre a utilização de células tronco como forma de tratamento da doença! Seria possível?

renatalacerda
Автор

Munha mãe tinha 4 diplomas de graduação, era mulrilíngue (lia e escrevia e falava inglês, francês e espanhol, além do português), trabalhava como voluntária num trabalho intelectual, lia sem parar, amava palavras cruzadas difíceis, , estava cercada por uma grande família que a amava, tinha mil amigos e uma vida social imensa e, MESMO ASSIM, aos 79 anos foi diagnosticada com Alzheimer. Viveu com a doença por 10 anos até morrer dela. Então o esforço intelectual dela valeu ZERO como prevenção. Nenhum familiar que a antecedeu no mundo teve Alzheimer na velhice.

marilialevacov
Автор

Sim. Chegou a tomar medicação, mas consultamos um outro médico, neurologista. Ele pediu exame de urina e chegou à conclusão que a pessoa teve desidratação e infecção urinária o que causou confusão mental e o primeiro médico confundiu com o Alzheimer. Faz sentido que se idosos ficarem muito tempo desidratados podem adoecer o cérebro, a água ajuda a transportar os eletrólitos na corrente sanguínea.

izabellemos
Автор

Olá Lucas, sou portuguesa e sigo o seu canal. A minha ti materna morreu depois de muitos anos com a doença de Alzheimer. Tinha 76 anos quando faleceu e estava há vários anos acometida por esta doença, sendo nos últimos anos alimentada por sonda naso-gástrica. Acabou por morrer de pneumonia/infecções urinárias recorrentes, o que acontece à maioria destes doentes, creio eu. Uma mulher que na sua vida sempre trabalhou (era bancária), sempre foi activa, etc., é muito triste ver uma pessoa assim acabar os seus dias desta forma, depois de muitos anos de sofrimento. Neste momento, a minha mãe, de 85, apresenta também já sinais de demência. Tenho lido e pesquisado muito sobre Alzheimer e demais demências, e gostaria muito que você publicasse mais vídeos sobre estes temas. Muito obrigada e um abraço de Lisboa.

lilianasantos
Автор

Lucas meu sogro era super saudável, trabalhou até os 80 anos, fazia exercícios diários, lia muito. Assim que parou de trabalhar, ficou deprimido e ligo em seguida começou os sintomas. Acredito que o emocional contribui muito no avanço da doença.

MariaJesus-eqrw
Автор

Diferentes pesquisas indicam que manter o músculo ativo e uma rotina de exercícios colabora com a saúde do cérebro, e auxilia, por exemplo, na prevenção de perdas cognitivas

_.bluezz
Автор

Lucas, alguns médicos vêm chamando o Alzheimer de diabetes tipo III. Você poderia abordar a ligação entre a resistência à insulina e o Alzheimer?

TheCoffeeCat
Автор

Misericórdia!!! Minha vó e minha mãe tiveram. Vou passar o dia fazendo jogos desafiadores. Dane-se arrumação de casa 😬🤣🤣🤣🤣😘

leilareisnunes
Автор

Estupenda matéria. Obrigada. Coloca na agenda, falar sobre mal de Parkinson, Autismo. Parabéns. 🥰.

delciadasilvaprates
Автор

Olá ... excelente primeiro vídeo, mas torço por uma continuação à altura do primeiro !!! 🙏🏾🙏🏾🙏🏾

leoxero
Автор

Ótimo vídeo. Minha mãe está com 80 anos, e está bem esquecida, mas não sabemos ainda se é auzheimer.
Lucas faz um vídeo quando vc puder, falando sobre Menopausa.

cristinabornia