DETERMINAÇÃO DA RENDA

preview_player
Показать описание
Baseado nas teorias de John Maynard Keynes, o vídeo aborda como a intervenção governamental se tornou crucial após a crise de 1929 para estabilizar a economia e reduzir o desemprego. O modelo keynesiano, focado no curto prazo, sugere aumentar os gastos públicos para estimular a demanda agregada, elevando a produção e o emprego.

O vídeo explica como o equilíbrio macroeconômico é alcançado ajustando a demanda agregada através de políticas fiscais e ilustra isso com gráficos. Além disso, são discutidos os conceitos de vazamentos e injeções de renda nacional e o multiplicador keynesiano, que mostram como mudanças na demanda agregada podem influenciar significativamente a renda nacional.

Equipe: • Pesquisa: Carlos Eduardo Piacente de Andrade e Gabriel Mateus Rosa Ferreira • Editores: Pedro Henrique Pires Sant’anna e Rodrigo Takahashi

Fonte: VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval, e GARCIA, Manuel Enrique. Fundamentos de Economia. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008. Capítulo 10 – Determinação da Renda e do Produto Nacional. Pag. 150 a 169.
Рекомендации по теме