STF julga denúncia da Procuradoria-geral da República contra Bolsonaro

preview_player
Показать описание
O julgamento será realizado pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), formada por 5 cinco ministros, entre eles o relator, Marco Aurélio de Melo. Nesta terça-feira (28) eles devem decidir apenas se aceitam ou não essa denúncia contra o Jair Bolsonaro (PSL-RJ).

A acusação de racismo e discriminação contra quilombolas, indígenas e refugiados, foi realizada com base num discurso que aconteceu no ano passado, no Rio de Janeiro, quando Bolsonaro exercia o mandato de deputado. Na ocasião, ele teria feito afirmações pejorativas que levaram a Procuradoria-geral da República a oferecer essa denúncia.

Bolsonaro já é réu no Supremo em outras duas ações penais, por injúria e apologia ao crime de estupro. Os julgamentos não devem causar impacto imediato sobre a candidatura à presidência.

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também devem concluir hoje (28) o julgamento dos registros de candidatura. Dos 13 registros realizados, cinco nomes já foram liberados e outros 8 aguardam a análise do Tribunal, entre eles o de Jair Bolsonaro.
Рекомендации по теме