CURADOR DE IDOSO - SEUS DEVERES E OBRIGAÇÕES

preview_player
Показать описание
O encargo de curador ocorre nas ações de interdição e tem por finalidade essencial a proteção do idoso incapaz que é acometido por doença ou situação limitadora de sua capacidade e não se encontra mais apto de regular-se a si mesmo e de administrar de forma eficiente os seus bens.
No entanto, a medida encontra diversos entraves sociais que dificultam os efeitos benéficos, como a ignorância das pessoas com relação à responsabilidade do curador na vida do idoso, além do oportunismo. No vídeo respondo se o encargo é ou não obrigatório e quem poderá exercer a curatela.
Espero que o tema seja importante para vocês.
Me encontrarão também nas redes sociais:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

PERFEITO . EU SOU FILHA ÚNICA, E UMA PESSOA NADA A VER DA FAMÍLIA, FEZ UMA PROCURAÇÃO E COM 2 MESES DEU ENTRADA NUMA CURATELA . EU NAO FIQUEI SABENDO . ELA É VICIADA .

sheylacosta
Автор

O direito do idoso, na prática, não vale nada. Sorte de um idoso que tem uma família que CUIDE BEM DELE. Ninguém pensa que TODOS FICARÃO IDOSOS E TODOS VÃO NECESSITARÃO DE AJUDA.

angelamancuso
Автор

Boa tarde, Dra.! Muito obrigada! Ótimo esclarecimento! Minha irmã mora com minha mãe que sofre de Alzheimer. Minha irmã fez a curatela, mas nunca vi uma curatela somente para administrar o salário da nossa mãe! Por isso que busquei a resposta se curador é cuidador, pois sempre achei que fosse assim! Daí encontrei seu vídeo muito esclarecedor e confirmando o que sempre pensei. Muito obrigada Dra.!

neusamartinsrodadasilva
Автор

Neuza aparecida Ortega.Bacharel em Direito.muito obrigada estou aprendendo muito com suas explicaçães obrigada.

neuzaaparecidaortega
Автор

Olá. Bom dia. Amo ouvir vc.
Muita elegância no falar. Linda inteligente.bjs obg. Pelas informações.

Автор

Dra. Ísis Souza, Boa tarde
O seu vídeo é muito esclarecedor já nos primeiros 1 minuto. Respondeu questões que inclusive fiz a outros colegas seus de profissão que compartilham informações também aqui no youtube.
Ainda assim, gostaria de compartilhar aqui também, a fim de complementar o diálogo para questões sobre o entendimento 'comprovação médica' e 'discernimento das ações' da pessoa que não tem mais capacidades de gerenciar os seus atos da vida civil. Para isso criei aqui 2 situações hipotética, onde; 1º - Incapacidade devido as questões de saúde física ou mental, sendo o caso física pode até mesmo de forma consensual eleger um procurador o represente. 2º - Agir de má fé e/ou negar falta de discernimento das ações lesando familiares como cônjuge moralmente (e até mesmo pondo em risco sua saúde) e lesando financeiramente demais parentes como filhos. No 1º caso enxergo comprovação médica, mas no 2º caso como um médico vai diagnosticar um comportamento moral?

Parabéns pelo vídeo e muito obrigado pelo compartilhamento.

graphiqueslab
Автор

Muito obrigado Dra Isis!!! Esclareceu bastante acerca das obrigações e de outra coisas relacionados a curadoria. Hoje sou curador do meu pai devido a Alzeimeir e confesso estar sendo um desafio pra mim!

cristianpimenta
Автор

Bom dia ! Por favor preciso muito de uma orientação acabei de ser judicialmente curador definitivo do meu pai que tem parkinsom e demência em esragio avançado mas qd eu ligo para o INSS pelo 135 para poder me cadastrar como representante legal, curador dele em uma agência do INSS eles informam que so pode abrir a solicitação com o consentimento dele no telefone mesmo eu explicando que tenho a curatela e que meu pai nao tem condições de falar ou responder algo devido a demência . Gostaria de saber se os atendentes do INSS podem exigir isso que meu pai autorize pelo telefone que eu que já sou curador abra a solicitação como representante legal dele gostaria de saber como agir em uma situação como esta se o único caminho que tenho para apresentar a certidão de curatela para o INSS é através do 135 já que não se pode mas ir direto as agências do INSS sem marcar pelo 135 é pelo aplicativo meu INSS eu nao sei fazer. Desde de ja agraerco sua atenção

matheusaguiar
Автор

Uma dúvida eu estava cuidando da minha mãe sendo cuidadora dela que ela pediu se eu aceito, minha mãe teve uma crise sexta e eu liguei pro meu irmão que tem a curatela da minha mãe, liguei de manhã de tarde e de noite, a única vez que ele atendeu eu falei pra ele porque ele não vim ver mãe pra acalmar ela e ele falou que não podia porque estava resolvendo o papeis do enterro do amigo dele que faleceu, eu não gostei da resposta dele porque afinal ele disse que tem a curatela da minha mãe, e u falei vc prefere ficar cuidando das coisas dos outros e não cuida das coisas da sua mãe?? Ele desligou a ligação e não atendeu mais minhas ligações no meu celular é no celular da minha mãe só veio atender no sábado de manhã.
QUERO SABER SE ISSO E CERTO?? A SENHORA PODE TIRAR MINHA DÚVIDA POR GENTILEZA

analuciarocha
Автор

CONTRIBIU SIM Dra.Isís . VIDA LONGA E PRÓSPERA .

s.f.s.
Автор

Excelentes explicações . Muito obrigada

Lilica
Автор

EXCELENTE conhecimento Dra.Isís ! TENHA UM EXCELENTE BOM DIA .

s.f.s.
Автор

Minha mãe recebe BPC/LOAS, ela não responde por si.

Ela tem uma curadora que quer passar a curatela para mim.

Minha pergunta é: é necessário um advogado para fazer a transferência?

jhonytrajano
Автор

Boa noite Dra seu vídeo e maravilhoso bem explicado mas tenho uma dúvida. Meu cunhado esta internado em casa terapêutica ele. Tem problema mental e juiz deu a curatela a meu esposo sempre compramos tudo que. Ele precisa e levamos so que agora ele mudou de casa e mandaram aqui pro município e dona da casa onde ele esta exige o cartão da aposentadoria dele lembrando que. Estado que paga a casa alimentação etc ela disse que sera usado para roupa e lazer agente nao se nega a compra nada que ele precisa somos obrigado entrega na casa o cartão dele lembrando que na primeira casa ele ja foi roubado la dentro e ate hj nao devolveram nada

alcebiadestoledo
Автор

Ola Dra. Estou virando curador após 3 anos tentando na justiça (sou o filho mais velho da curatelada). Na época da decisão de curador eu era novo e não tinha capacidade de assumir tal responsabilidade, então foi eleita uma advogada do estado para assumir (sendo que todos os casos que tem essa mesma configuração de ninguem querendo ou podendo a assumir, ela se coloca a disposição como se a profissão dela fosse essa, tem mais de 15 curatelados em responsabilidade dela e minha mãe foi somente mais uma). Então tive que travar uma batalha judicial que por um milagre ganhei a causa sendo que estou desde o inicio do processo fazendo cuidados de levar ao médico, ir visitá-la e reposição de medicamentos, e a curadora me reembolsava pela prestação de contas (ela só paga o residencial geriatrico e mais nada). Agora que estou assumiu responsabiidade, quero continuar fazendo correto e melhor. Uma de minhas perguntas é que gostaria de ter um cartão de crédito em nome da minha mãe para que facilite separar os meus gastos do dela, seria um cartão de credito adicional sendo eu o titular principal, é possivel? Att, Ismael

ismaelbastian
Автор

Muito boa explicação meus parabéns doutora

paulocezarduquesne
Автор

Bom dia doutora, minha mãe teve um Avc a 4 anos, e foi ficando debilitada, ela tem a casa dela, é aposentada do TJ é recebe pensão do meu pai, meu irmão sempre morou c ela, a esposa e filha.. sendo q minha mãe q custeia tudo, tem 2 cuidadoras pagas pela minha mãe, meu irmão n é curador dela, ele ludibriou a ela fazer uma procuração no nome dele( na época ela queria fazer p mim, eu n vi necessidade) Hoje ele se nega a comprovar os gastos dela, e ainda por cima n apresenta c q foi gastos a restituição do imposto de renda dela, décimo terceiro tanto da pensao do TJ e da pensao do meu.. Todos os tratamentos q sugiro p ela ter uma qualidade melhor de vida, ele fala q o dinheiro não dá, pois ele gasta tudo c ele e a esposa, até de carro novo ele está..
Ele esconde os cartões dela, como minha mãe está demostrando um pouco de demência, quero saber como devo fazer. Pois ela tb tem apego a casa dela.. pego ela de tempos em tempos p ficar 15 dias, ele n Quer pg os gastos q faço p ela, q ela merece e tem condições
Me auxilie doutora.. Ela acha q por eu ser funcionária pública, tem q arcar qdo minja mãe vem p minja casa assim sobra p ele o dinheiro dela.

catiascucato
Автор

Mais uma pessoa idoso 60 anos com prolema na perna divido diabete dele mais tá trabalhando doutora mais com dificuldade no trabalho e obrigado cuidar da irmã dele e meu esposo coitado da dó dele eu ajudo ele até tomar banho e ponho comida no prato pra ele também bem dizer além de esposa já sou curadora dele e eu que levo ele já no médico e como fica vai sobrar pra mim tenho problema de depressão tem como tirar ele disso.

alcelinasantos
Автор

Olá boa tarde!

Sou de Natal/RN Gostaria de uma informação se possível, é claro.

Meu pai é um idoso viúvo de 77 anos de idade ainda lúcido mas apresentando alguns problemas de saúde não tão grave.
Minha pergunta é, a justiça pode obriga-lo ele mesmo pagar um cuidador pra cuidar dele?
Ele é aposentado e tem condições financeiras pra pagar cuidador, só que ele se recusa manter essa despesa.
Somos 4 irmãos e não temos condições de cuidar dele e nem de pagar cuidador.
Então estamos enfrentando esse problema e sem resolução de nada até o momento.
Agradeço desde já pelas informações, se possível.

lenilzaeugeniadarocha
Автор

Tenho uma dúvida... minha sogra mora comigo e com minha mulher. Minha mulher irá viajar com as filhas dela e se ausentará por uma semana. Eu, não poderei ir por motivos de trabalho. Então, na casa, nessa uma semana, será eu e a sogra que tem 85 anos. Obs. Ela não tem problemas de mobilidade e faz seus afazeres sem qualquer problema. Ela só apresenta problema de surdez.

O irmão da minha mulher (meu cunhado) mora numa casa vizinha na mesma rua. Dá para ver a casa dele da minha janela.

Dentro dessa situação, minha pergunta é a seguinte: - sendo essa senhora (sogra) que por lei é uma "idosa incapaz", e com o filho dela que é meu vizinho, nessa semana em que minha mulher estará ausente, é imputada a mim alguma responsabilidade legal? Ou essa responsabilidade pertence somente ao filho dela que é meu vizinho?

maenaka