O jornalismo numa sociedade hiperinformada com Manon Paulic, Wilson Gomes e Andrea Dip

preview_player
Показать описание
Primeira mesa do Seminário "Jornalismo: as novas configurações do Quarto Poder", Jornalismo diante de uma sociedade hiperinformada com Manon Paulic, Wilson Gomes e Andrea Dip.

A principal forma de organização no universo digital é representada por redes de negócios multimídias reunidas em um mesmo conglomerado. A alta concorrência e um ambiente de negócios cada vez mais oligopolista possibilitam o exercício do jornalismo?

Debatedores: Andrea Dip (repórter especial na Agência Pública de Jornalismo Investigativo), Wilson Gomes (professor-titular de Teoria da Comunicação da UFBA) e Manon Paulic (repórter do jornal francês Le 1 Hebdo). Início das falas em 06:12

Mediação: Maria Elisabete Antonioli (coordenadora e professora de Jornalismo e do Mestrado Profissional de Produção Jornalística e Mercado da ESPM).

Antes desta mesa, tivemos a Abertura do Seminário com a fala de Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo.

Em parceria com a revista CULT, o seminário propôs o debate e a reflexão sobre as práticas jornalísticas na atualidade e o desempenho da imprensa como agente de formação da consciência política e social. Jornalistas, acadêmicos e escritores nacionais e internacionais comporão as mesas de discussão acerca das práticas jornalísticas, seus significados, ética e responsabilidade. Como lidar com a grande quantidade de informações disseminadas pelas redes sociais, a veracidade das publicações e a crise de legitimidade do jornalismo tradicional são algumas das questões que estarão no centro das discussões.

Historicamente, a imprensa exerce uma influência tão poderosa quanto os três poderes da República (Legislativo, Executivo e Judiciário), atuando como mediadora dos direitos dos cidadãos na sociedade, uma vez que se tem a expectativa de fidelidade de todas as reportagens e publicações diante da realidade. Embora questionada, a sociedade ainda permite-se crer na possibilidade de impessoalidade, aderindo aos discursos a que são expostos.
Рекомендации по теме