'Não existe canonização por concurso público, nem demonização por participação política', diz Dino

preview_player
Показать описание
Nesta quarta-feira, 8, STF retoma julgamento de dispositivo da lei das estatais que impõe quarentena de 36 meses para nomeação de políticos para direção de empresas públicas.

👉 Conecte-se ao Migalhas!

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Talvez o concurso público não canonize ninguém, mas as chances de cooptação política são reduzidas drasticamente. O que é mais fácil? Cooptar alguém que passou por um processo seletivo imparcial, técnico e neutro ou alguém que foi indicado por amizade, ligações, comunhão de subjetivismos? Se esse posicionamente não estivesse correto, a ADministração Pública não colocaria regras de assunção de cargos e funções comissionadas preferencialmente por servidores concursados.

Sobre Magistrados corruptos é só comparar a quantidade de magistrados corruptos com políticos corruptos. Certamente o legislativo abrangerá a esmagadora maioria. Justamente porque a escolha do Magistrado é técnica e não política.

Nessa eu discordo do Dino.

erickbarreto
Автор

AFINAL, O QUE SERIA CANONIZAÇÃO POR CONCURSO PÚBLICO?
INTERNEM RÁPIDO!!!!

joseaugustojoseaugusto
Автор

Não existe nenhuma explicação que justifica a presença de uma pessoa indicada de um amigo político pra ser ministro da suprema corte. É lamentável.

carlosantoniodesouza
Автор

A questão não é essa. A questão é que foram os próprios políticos que estabeleceram a quarentena. Se eles próprios estão dizendo que é melhor que não assumam cargo em estatais antes de 36 meses de deixar um cargo político, por que um outro poder vai dizer diferente? Nada tem de inconstitucional, desproporcional ou irrazoável nessa norma. Estão procurando cabelo em ovo.

fellipevasques
Автор

Meu Deus, pessoas normais estão mesmo entendendo o que ele está falando? O cara está equiparando servidor concursado e com estabilidade portanto com menos chances de se desviar, com um servidor por indicação política.

rennanaires
Автор

Já temos um presidente que se vangloria de não se ter formado em curso superior e ser o presidente da república. Agora, o ministro quer emplacar uma grande importância no acesso por nomeação. Particularidades: o concurso é democrático, aberto ao universo daqueles que preenchem os requisitos fundamentais; e a nomeção do concursado é obrigatória. A nomeação opera em universos restritos; titulares de cargos públicos que permitem nomeações por indicação ganham um enorme poder de oferecer empregos; o campo da barganha é muito maior. Ainda não vi falar em "rachadinha" com funcionários concursados (parece que a "rachadinha" chega a ser uma instituição, ou tudo o que se divulga, sem ser contestado, é ficção). Sei que há técnicos puxa-sacos, vaquinhas de presépio, corruptos também. Isso tudo depende muito do chege (tive um que me disse, a respeito do subchefe, hierarquicamente acima de mim: se o chefe dele for honesto, ele é dez vezes mais honesto do que o chefe; se o chefe dele for ladrão, ele é dez vezes mais ladrão). E penso que há sofismas entre os argumentos do ministro, é preciso aprofundar a apreciação de cada fator interveniente. Em princípio, ponho em dúvida tudo o que qualquer político fala. E penso que estou nada solitário. Vou parar por aqui... adianta nada... eles têm o domínio e a força.

marcoantoniocominichristof
Автор

Esse ministro é o que há de piorar na história do STF

CleumarDantas
Автор

Esse governo - a qual o próprio Ministro fazia parte, chegou dizendo em 2023 q ia implantar um grande programa de Produtividade e Desempenho pra valorizar e melhor fiscalizar o serviço público. Em 2024 só se fala em indicações pol, transformar cargo comissionados em efetivos (MPU já fez isso com apoio do gov.), concurso interno para DAS e comissionados, flexibilização dos concursos, etc. A lista contra ao funcionalismo é grande, agora mais essa, lamentável. 😓

dantheri
Автор

Puro malabarismo político pra continuar arrumando cabide de emprego pra "companheiro do partido"

GabrielH
Автор

Supremo folclórico tribunal federal 😂😂

silaspereira
Автор

Tem como prova dino ou só calúnia aos estudantes que passa em concursos você não passou em concurso e só um indicado para com responder ao cargo que ocupa e não desrespeita as lei e nem povo brasileiro fica o recado

Nerdcardoso
Автор

Essa lei foi uma vitória para a população Brasileira, infelizmente.

jhosgn
Автор

Vamos comparar políticos corruptos com juízes corruptos? Não tem comparação o número é gritante de político corruptos em relação a juízes. No caso da petrobras é óbvio que até os servidores da sociedade vão ser corruptos o líder é, porque não incentivaria os subalternos? Concurso é mil vezes melhor que indicação política, aliás até mesmo deveria ser aplicado para ingressar no STF e no STJ. Pior coisa que tem é juiz preso a político que colocou ele no maior cargo do Poder Judiciário equivalente a um Presidente da República e Senadores e Deputados Federais.

luiscosta
Автор

Os casos de corrupção nas indicações políticas com certeza são maiores que nos ingressos na carreira pública via concurso público. Concurso público não é garantia de imunidade a corrupção, mas é um reforço a lisura e, no atual estágio de nosso desenvolvimento etico-juridico, ainda é uma forma mais democrática de investidura na função pública.

georgemarumferreira
Автор

Infelizmente, dessa vez Dino falou merda. Comparar concurso público com indicação política e dizer que a probabilidade de corrupção é igual é foda.

thiagonautico
Автор

Frase infeliz ministro. Muito infeliz. Os grandes engendramentos corruptivos não são feitos com cargos técnicos ou científicos de concursados, muito pelo contrário, são pelas indicações políticas. O concurso público moralizou o serviço publico. Inclusive, se essa Corte fosse composta de juízes de carreira ao invés de políticos vestindo a toga ela teria mais plausibilidade e previsibilidade que hoje não possui. São 11 cortes em uma. E, obviamente, seria mais respeita. Algumas frases você é assertivo Ministro, em outras é um desastre.

icarohugo
Автор

Servidor concursado está abaixo do servidor comissionado? 😭😭😂😂😂😂😭😂😭😂😭😂😭 Esse cara tá louco e?

lazaro_
Автор

Concordo com o sempre sábio e agora Ministro, Flávio Dino. Índole e probidade se aprendem no berço. No seio familiar. Não através de diploma ou prova. Em relação à Lei das Estatais, não tivemos tantos problemas nas indicações políticas e não técnicas, no governo anterior. Em uma simples leitura da Lei, perceptível a indicação de muitos para ocuparem cargos estratégicos e ao arrepio dessa legislação. Incompreensível tal dificuldade enfrentada na atual gestão?

reginaldokarolcostaeteles
Автор

Dessa vez discordo do senhor ministro, Dino! O concurso público foi o grande responsável em reduzir o patrimonialismo na Administração Pública. De outro modo, o patrimonialismo faz-se bastante presente nas indicações políticas. Portanto, são objetivações opostas.

Saturno
Автор

STF pior exemplo de indicação politica!

jose