Erros Cognitivos na Fobia Social - Parte 01

preview_player
Показать описание
Erros cognitivos ou erros de pensamento nos Transtornos de Ansiedade (Fobia Social).


A Terapia Cognitivo-Comportamental considera estarem os pensamentos conscientes ligados às emoções e comportamentos. Esses pensamentos podem ser classificados em reflexivos e automáticos. Os reflexivos são mais lentos, profundos e demandam esforço mental. Os automáticos são mais rápidos e surgem espontaneamente, de acordo com cada situação. Por estarem associados a um raciocínio superficial, estes últimos tem chance maior de apresentar erros de lógica. Denominados pensamentos automáticos disfuncionais, eles são processados por erros cognitivos e resultam geralmente em sofrimento emocional ou prejuízo comportamental. Os erros cognitivos frequentemente encontradas na Terapia Cognitivo-Comportamental serão abordados nesse vídeo.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Quando estava no ensino médio eu ficava até passando mal de ficar perto das pessoas, ou quando chegava atrasado era um sensação horrível com todo mundo olhando (o que era normal as pessoas olharem), sempre tive vergonha, tinha 1 ou 2 amigos no máximo, não ficava com nenhuma mina, nunca namorei, só ia pra escola e ficava mofando no quarto jogando no pc, as pessoas me achavam estranho, olhavam com olhar de inferioridade, comecei a melhorar depois que comecei um curso técnico e academia, no curso técnico eu tinha colega com uns 35 anos, na época ele sempre dizia pra mim falar mais, não ter vergonha, porque no ambiente corporativo eu teria que me expor muito, e no curso os trabalhos só aconteciam em grupos, com o tempo eu fui melhorando a minha comunicação, academia tbm ajudou muito na autoestima, eu era muito magro, andava de cabeça baixa, corcunda, autoestima zero, ganhei mais de 20Kg treinando e se alimentando bem, e tem outras coisas que me ajudaram como a música, mais específico o rap, hoje em dia já estou com 21 anos, e hoje sou 10x melhor, mais confiante, mais comunicativo e mais feliz do que antes, sou apenas introvertido e não sinto mais vergonha de falar ou ficar em ambientes cheios, não tenho mais essa sensação de fobia.
Então o conselho que dou para uma pessoa que está nessa situação é simplesmente se expor mais, se você não for mais aberto com as pessoas nunca vai melhorar, e isso não é nada fácil, leva tempo, pratique algum esporte, skate, caminhada ou academia, de atenção apenas as pessoas que te motivam a crescer e se desenvolver, opinião de pessoas medíocres não agregam em nada na sua vida, e a comunicação é essencial, comece a trocar mais ideia com as pessoas, na escola, trabalho, sempre escolha trabalhar em grupo, na academia mesmo fiz vários colegas de treino, ajudou bastante, e no caso do rap me motivou muito na autoestima e estilo, porque sou preto, enfim acho que é isso.

im.kenny
Автор

Eu não saio de casa.E quando preciso fazer isso, é muito sofrimento para mim.Tenho que calcular tudo que farei. Sempre estou com fone de ouvido ouvindo música e evito o máximo falar. Não tenho vida social:não trabalho, não estudo, não saio com ninguém, prefiro sempre está sozinha. FAÇO qualquer coisa para adiar sair de casa chegando até ficar doente no dia que tenho que sair . atualmente só coloco a cara na rua para ir ao médico.

alessawhinchester
Автор

Depois de 35 anos decidi me tratar para não cometer uma atitude ruim comigo, apesar de ser muito difícil tudo que sentimos, tenho esperança em um futuro diferente, Tenho fobia Social, mas um dia não terei mais !! Força para todos que se identificam!!

vilsonsilvadeamorim
Автор

Lendo todos os relatos dessas pessoas incríveis, me sinto triste por elas, pois isso é algo que nos limita muito, a ponto de perdemos chances, oportunidades, vivências incríveis.. eu gostaria de dizer a todos que enfrentam isso que procurem se ajudar, conversem com pessoas da sua confiança, procurem ajuda se necessário, independente da forma que forem utilizarem, não permita que isso te paralise, por favor, a vida é incrível é só temos está.

Joel.Mateus
Автор

Tenho vários momentos traumáticos na minha memória, um dos mais marcantes na infância foi a vez que durante um jogo de futebol após meu time perder ouvi alguns colegas cochichando, achei que eles estavam falando mal de mim e dei um soco em um dos meninos. Sempre sofri muito bullying na infância então naturalmente me isolei nessa fase da vida.

Recentemente em 2020 sofri dois ataques de pânico decorrentes dessa fobia, em ambas situações eu estava em um lugar desconhecido e conhecendo gente nova, minha boca ficou seca, meu coração palpitando e minha pressão baixou, essas reações foram ampliadas nos dois casos pelo uso de maconha que desde então parei de fumar em público.

Não sei exatamente o momento que marcou o início mas desde a minha infância fui mais isolado e sempre tive problemas em fazer amigos.

Quando eu estou em público me sinto inferior a todo mundo, quando eu converso com alguns familiares me sinto excluído da conversa ou ignorado, quando crio uma música (que é meu trabalho) eu sempre acho que dá pra melhorar, é uma mistura de perfeccionismo com baixa auto estima.

O engraçado é que quando eu conheço a pessoa há mais tempo ou me sinto incluído em um espaço eu me liberto, não por completo mas me sinto menos julgado.

Acho que a minha situação se deve há uma pré-disposição talvez até genética mas principalmente pelo bullying que sofria na minha infância e a personalidade do meu pai que é uma pessoa que julga e cobra muito de mim.

Espero que quem esteja lendo consiga pelo menos se identificar nesse texto, você não é o único,
vamos todos vencer essa praga :)

canaldoloading
Автор

quando eu vejo uma pessoa eu fico muito nervoso a pessoa acaba percebendo e eu fico me sentindo um lixo depois por ser assim

tiagosylva
Автор

Não vou ao mercado nem loja ônibus e médico, não saio na rua pq começo andar estranho, nem na frente de casa eu vou, não estudo mais e nem faço cursos, não converso com parentes e nem estranhos, não fiz carteira não namoro nem tenho amigos etc etc... Fobia social é horrível mds só queria ajuda mas pra isso terei que sair de casa e ter contato com pessoas.
Até pra fazer esse comentário tenho medo do povo julgar, enfim eu tento controlar isso mas só piora quando tento controlar e fingir que não tenho medo das pessoas elas percebem 😔

Tilojb
Автор

Não me sinto bem no meio de pessoas, estou lutando pra resolver isso

nordesteemacao
Автор

Desde criança não consigo comer perto de ninguém
Sofro muito com isso.
Evito ir a qualquer lugar, qualquer festa, eventos. Sofro muito, choro muito.
Da vontade de acabar com tudo isso.
Peço a DEUS pra me ajudar.
Fora meus pés e as mãos que soam até pingar e molhar a roupa😭

alexsandrosoares
Автор

Gostaria de agradecer a iniciativa!! Se o fóbico nao procura ajuda, a ajuda vai até ele.. No meu caso, e acredito que para a maioria, admitir que tem um problema e pedir ajuda foi algo terrívelmente dificil. A gente tende a achar que é o único no mundo com isso. Que ter esses defeitos é desprezível e vergonhoso. Que o mundo não aceitará nossa imperfeição. Eu mesmo, nao conseguia me olhar no espelho. sentia extrema aversao e vergonha. Meu deus, que doença terrivel!! e como é negligenciada..Pelos familiares, por professores, por médicos.. Por nós mesmos.. O sofrimento psíquico é algo inexplicável. Enfim, é isso! vídeo maravilhoso!

ericmendes
Автор

Me vi nas suas palavras. Eu não estou conseguindo voltar a trabalhar por medo de me rejeitarem. Fico lendo o pensamento das pessoas e imaginando mil coisas ruins

alinebatista
Автор

Parabéns, nunca ouvi uma explicação tão boa sobre o assunto.Sempre tive fobia social, desde a adolescência.Hoje com 47 anos faço tratamento psiquiátrico, pois minha ansiedade aumentou gradativamente.Connhecer é poder, poder se libertar pelo auto conhecimento.Obrigada pela aula maravilhosa, Deus te abençoe grandemente!

adrianaaquino
Автор

Tem 2 anos que não consigo sair de casa. Sempre fui tímido mas eu conseguia fazer as coisas básicas mas hj não consigo mais. No início era o medo de pegar o COVID, só que mesmo depois das coisas voltarem ao normal não consigo sair de casa nem pra comprar pão, parece que todos estão me julgando que sou louco, que fico trancado em casa, que estão rindo de mim, que sou vagabundo por não conseguir trabalho. Só consigo sair pra jogar o lixo fora de madrugada pois sei que não vai ter ninguém me olhando e me julgando.

brenndo
Автор

Excelente video e explicação.. Gratidão❤

gabrielathomaz
Автор

Conheci um menino que falou que nao sentia vergonha de nada, ele nunca sentiu. Ele nos contou como uma confissão, pq ele sempre achou isso estranho. Dai fico pensando, se isso é possível, então deve existir uma area do cérebro que nos deixa ou nao com vergonha. Sera que não tem um remédio ou algo que iniba esse sentimento? A timidez, medo e ansiedade prejudicam muito o dia a dia, eu nunca tentei tratamento com um profissional, mas eu sei que vou sempre sentir isso, a minha vida toda eu fico pensando "enfrenta isso que vai melhorar", mas a verdade é que não importa o quanto eu tente, eu nunca vou ser igual ao menino que não sente vergonha de nada. Eu calculo tudo que vou falar e fazer e mesmo assim, depois fico remoendo todas as besteiras que falei ou fiz. Na época de escola eu pensava "quando eu sair daqui, nem eu e nem ninguém vai lembrar desses vexames". Mas eu lembro e acho que todo mundo lembra, o pior é que estou acumulando os vexames e eu nao consigo deixar de me sentir mal por isso. Melhorei bastante desde a época de escola, pois nao me isolo mais e consigo puxar uma conversa, mas eu queria parar de sentir isso.

Obs.: um dia perguntei para o meu namorado como ele fazia pra nao se sentir mal com o mico que ele pagou, e ele nem sabia do que eu tava falando, ele realmente nao percebeu. Depois que eu expliquei ele riu e nem se importou, e ainda se debochou da situação . E eu so fico me perguntando "como ser assim?".

Juromesa
Автор

Já é tarde mas gostaria de contar que tenho fobia social. Não sou tímida mas tenho muita dificuldade para socializar. Faço amizades mas não consigo manter o vínculo porque sinto medo de telefonar, mandar mensagens, visitar, etc. Até mesmo com meus parentes e amigos de longa data. Quando preciso de serviços ou interagir com alguém por causa do meu filho, fico adiando, perco o sono e muitas vezes preciso pedir ajuda para coisas simples como marcar uma consulta, pedir pizza, aceitar ou refutar um convite. É difícil e triste porque não sou tímida, falo com tranquilidade para grupos e sinto-me confiante na maioria do tempo mas quando a relação entre mim e só uma pessoa, eu travo. Quando consigo, fico sentindo que fui um fracasso, a conversa fica se repetindo no meu pensamento, sinto vergonha e raiva por ter sido "inadequada".

JoyceMoraes
Автор

Eu quero me curar disso de uma vez por todas, isso atrapalha tanto a minha vida, as vezes eu acho que não sou desse mundo

sterportoofc
Автор

eu não tenho fobia social, eu penso que ninguem gosta de mim e consequente me afasto e odeio as pessoas.

ci
Автор

Eu quero fazer uma terapia com o Ben te vi. Eu fiquei muito feliz com o canto do Ben te vi ao fundo. Muito bom.

dirleiotacilio
Автор

tenho ficado mto nervoso, com as mínimas situações, já sai chorando do emprego pq discuti com pessoas, sempre penso que estão me humilhando, e sinto mto ódio pq me fizeram ficar na igreja durante anos e não melhorei, e as pessoas costumam ter preconceito c terapias. todo minha conversa c amigos sempre acabo demonstrando ou falando desses problemas, eu fico pensando que ninguém me aguenta mais, e com razão. já vi o segundo vídeo achei de grande ajuda... Partiu ver o resto... e esperar ancioso pela minha primeira consulta. confesso que to morrendo de medo. abraços sucesso!

MarceloHenrique-fegm
join shbcf.ru