LTCAT e PPP - Palestra no Congresso de Direito Previdenciário IEPREV

preview_player
Показать описание
Tuffi Messias Saliba - Engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, advogado, ex – pesquisador da FUNDACENTRO, mestre em meio ambiente, professor dos cursos de engenharia e medicina do trabalho. Autor das seguintes obras:

- Insalubridade e Periculosidade Aspectos Técnicos e Práticos (17ª edição) - Ltr – SP;

- Manual Prático de Higiene Ocupacional e PPRA (10ª edição) - Ltr – SP

- Manual Prático de Avaliação e Controle de Vibração (6ª edição) - Ltr – SP

- Manual Prático de Avaliação e Controle de Calor (8ª edição) - LTr - São Paulo;

- Manual Prático de Avaliação e Controle de Ruído (11ª edição) - LTr - São Paulo;

- Manual Prático de Avaliação e Controle de Poeira e Outros Particulados (10ª edição) - LTr – SP;

- Manual Prático de Avaliação e Controle de Gases e Vapores (8ª edição) - LTr - São Paulo.

- Legislação de segurança e saúde do trabalho (13ª edição) - LTr - São Paulo;

- Curso básico de Segurança e Higiene Ocupacional –(8ª edição) - LTr – São Paulo;

- Aposentadoria Especial - (6ª Edição) - LTr – São Paulo

- Estratégia de Avaliação dos Riscos Ambientais - (2ª edição) - LTr – São Paulo;

- Prova Pericial em Segurança e Higiene Ocupacional - (3ª edição) - LTr – São Paulo;

- Jurisprudência de Insalubridade, Periculosidade, Acidentes e Doenças do Trabalho e Prova Pericial - (2ª edição) - LTr – São Paulo.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Parabéns as sábias do Dr. que nos disponibiliza sua grande experiência

luizotavioangelini
Автор

Aposetei na comum. fico 12 na justiça sai a especial em novenbro 2020 eu tenho dois caminhao no meu nome caminhao ano dois mil e ta contribuido INSS não pode .ou pode.

adailpoiano
Автор

Gostaria de saber se o ruído e uma forma de vibração e se causa đeslocamento do ar, e se pode causar danos aos corpo humano.embora utilize se de protetores auriculares

claudiakrettlis
Автор

Meus parabéns pela palestra.
Esclarecedora em vários aspectos, inclusive na dificuldade de conseguir realizar as devidas avaliações ambientais "quantitativas" dos agentes nocivos.
Apenas uma observação, uma inconformidade quando é dito que: "... nas fontes artificiais de calor não tem a aposentadoria especial."

Mas elas dão direito sim.
De acordo com a Instrução Normativa INSS 77/2015:
“Art. 281. A exposição ocupacional a temperaturas anormais, oriundas de fontes artificiais, dará ensejo à caracterização de atividade exercida em condições especiais."

Grande abraço.

luisaugustodittrichdasilva
Автор

Ótima palestra, a questão também infelizmente é a HONESTIDADE do profissional que elabora o PPP, no meu caso por exemplo sou da Enfermagem e servidor público pedi meu ppp municipal, após 28 anos o Engenheiro do Trabalho colocou no PPP Municipal que após 1997 NÃO existe risco biológico no Hospital onde trabalho...( alegou mudança da lei, ). isso há 2 meses atrás. Passei pela Medicina do Trabalho ( periódico) e no periódico consta risco profissional : Fisico, ergonômico E BIOLÓGICO. resumindo vou ter que entrar na Justiça contra essa Prefeitura e esse Engenheiro sem ética pagar 5.000, 00 para um perito e ir para uma briga judicial que levará uns 3 anos ... tudo por falta de ética E honestidade de um Engenheiro do Trabalho, pois É impossível um hospital não ter risco biológico. Porque ele poderia colocar que os EPI protegem ( apesar de Nenhum EPI ser 100% eficaz Biológico e por isso ser qualitativa ea exposição ser inerente a profissão), e por isso não ter direito a aposentadoria especial, eu iria a justiça e pediria uma pericia judicial mesmo assim porém não sria esse absurdo de colocar que não existe risco biológico.

luisfernandobaptista
Автор

Olá um prazer em falar com vocêis sobre está palestra de ppp trabalhei para uma cooperativa da área da saúde, e agora estou precisando do ppp para se aposentar, mais a cooperativa não emite este documento como que eu faço, eu trabalhei na funçào de Técnico de Enfermagem, um grande abraço e aguardo resposta

mauroluciorodrigues
Автор

Lt cat serve pra da entrada no inss como aposentadoria especial??

dermevalzuane
Автор

No caso de uma atividade que o profissional executa 1 vez por semana, durante 25 anos com o agente ruído de 92 Decibéis. ( Teste de 2 hs de funcionamento, de 2 motores de scania ligados ao mesmo tempo
Sistema de emergência para combate à incêndio) Não se caracteriza atividade habitual e permanente? No PPP

josefranciscodasilva
Автор

Como que o trabalhador demonstra e consta na carteira de trabalho ter trabalhado 30 anos operando máquina de construção pesada, ainda precisa de constar medição de decibéis?. Pois, tendo alguém sido aposentado nesta circunstância, não abre precedentes para os demais?

elindeuspires
Автор

Oque você diz da omissão das empresas ao emitir o ppp?

pedromourao
Автор

Otimo vidio mestre! Uma pergunta o medico do trabalho pode assinar e elaborar o PPRA?

fernandosilva