Aprenda TESTAR FUSÍVEL sem retirar da CAIXA DE FUSÍVEIS ; UPMOTORS

preview_player
Показать описание
⚡ Quer ser um eletricista de sucesso?
Conheça meu treinamento completo. Clique aqui 👇🏽
---------------------------------------------------------------------------------------
O pequeno e inofensivo fusível é um componente de extrema importância para a segurança do esquema elétrico do carro pois um fusível mau dimensionado ou a sua ausência permite que um curto circuito faça um baita estrago tanto na fiação quanto nos componentes elétricos do carro. Todos os carros possuem fusíveis de proteção individual para cada componente elétrico, em raros casos um fusível protege mais de um componente. O procedimento de teste é relativamente simples mas é preciso interpretar os sinais coletados pela ferramenta de teste para fazer um bom diagnóstico.
Para conseguir fazer a proteção cada fusível possui 2 pontos de contato mais grosso que vão conectados na fiação e unindo esses 2 pontos de contato tem um filamento de metal que suporta apenas a quantidade de ampéres que estão descrito no fusível e quando esse valor for ultrapassado então esse filamento irá romper ou queimar impedindo a passagem de energia no circuito.
Agora que sabemos a real função do fusível e como ele funciona então vamos conhecer as ferramentas de teste para descobrir quando um fusível está queimado: a primeira e mais utilizada é a caneta teste de polaridade que possui 2 led sendo um vermelho que liga quando encostamos a ponta de prova em um ponto com sinal positivo e o verde que liga quando encostamos a ponta de prova em um ponto com sinal negativo. Eu recomendo o uso da caneta teste com led para fazer o teste dos fusíveis pois a caneta teste com lâmpada tem um consumo elevado de energia e pode ocasionar algum problema se por acaso for conectada a um fusível que não suporta esse consumo de energia causando um retrabalho desnecessário.
Ao visualizar um fusível logo percebemos que ele possui 2 pontos de metal na sua parte superior mais visível e esses servem exatamente para fazer o teste, nunca retire os fusíveis para fazer uma análize visual se está queimado pois certos fusíveis alimentam componentes que precisam de energia para armazenar memórias de funcionamento como por exemplo um rádio original desses que precisam de código para funcionar ou a central de injeção eletrônica que armazena dados do funcionamento do motor. Portanto o correto é testar os fusíveis através desses pontos de metal. Para realizar o teste primeiramente devemos ligar a ignição do veículo e ligar o componente ao qual queremos realizar o teste, por exemplo: quer testar o fusível do farol então ligue o farol. Quando encostar a ponta de prova nos 2 pontos de teste de cada fusível note que alguns vão ligar a luz verde da caneta e alguns não vão ligar nada, em ambos os casos desconsidere e siga em frente com o teste nos próximos fusíveis pois esses não são o que você procura. Os outros fusíveis irão ligar o led vermelho nos 2 lados do fusível o que indica que por ali está trafegando energia positivo e o fusível está bom, mas se algum fusível liga a luz vermelha de um lado e nada ou a luz verde do outro então significa que esse fusível está queimado pois se ele está bom sempre terá o mesmo sinal dos 2 lados, retire esse fusível e recoloque outro igual.
Outra forma de teste é com o multímetro configurado na escala de 20Vdc. encoste a ponteira preta do multímetro em algum ponto de metal do carro que não seja pintado para obter um sinal negativo e com a ponteira vermelha vá até os pontos de teste de cada fusível considere os 12v ou aproximados como a luz vermelha da caneta teste e sempre que o valor for diferente em um dos pontos do fusível então esse está queimado e deve ser substituido por outro igual.
Lembre que um fusível bem dimensionado dura pra sempre então se ele queimou é por que algo está errado na instalação elétrica do carro e precisa ser averiguado.
Espero ter esclarecido os procedimentos de teste de fusível e qual a sua real função. Eu fico por aqui e te aguardo com o nosso próximo assunto, valew.

Cursos Completos, tudo em 1 só Lugar!
Eu te ensino com as melhores técnicas da atualidade, com meu método que já foi testado e aprovado por mais de 2.600 alunos no Brasil e em outros países.

⚡ Eletricista de Sucesso. Clique aqui 👇🏽

----------------------

▶ INSCREVA-SE NO CANAL

----------------------

👊SIGAM-ME ↴
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Boa tarde professor. Eu achei ótima sua aula e muito útil inclusive, nos fazer entender a importância do fusível correto. Mas tem uma coisa que você falou no início do vídeo que pode ser mau interpretado por algumas pessoas e eu gostaria de fazer um complemento, com a sua permissão. Foi quando você explicou sobre um curto direto sem o fusível e até disse faça isso e vai ver o que acontece. Bom, eu não aconselho ninguém a fechar um curto direto na bateria e vou explicar porque. Antigamente era muito comum, se fazer isso para verificar se a bateria tinha carga ou não. Mas hoje em dia, já temos o aparelho voltímetro ou multímetro, que são exatamente para isso. Estou falando isso para os espectadores. Eu mesmo presenciei um acidente ao fechar um curto direto na bateria, ou seja, provocar uma pequena faísca do polo positivo ao negativo. Se fosse só uma faísca, tudo bem, mas se essa bateria estiver com alguma placa em curto internamente, ela explode na sua cara com pedaços de baquelite e ácido sulfúrico. Eu vi um eletricista profissional ficar cego permanentemente por fazer isso. Agradeço ao professor por oferecer esse espaço para comentários e agradeço a você, por ter lido tudo. mais uma vez eu digo que isso não denigre em nada o vídeo que assistimos, que foi de muito interesse para todos nós. Parabéns professor e muito obrigado.

nildomagalhaescampos
Автор

Obrigado professor suas aulas são bem explicado, parabéns mesmo

yqzgltx
Автор

Uma vez meu carro apresentou falhas no marcador de combustível, no marcador de temperatura e na luz de seta no painel.
Levei no auto elétrico e expliquei o que tava acontecendo. O rapaz imediatamente trocou o fusível responsável.
Era mal contato devido ser um fusível barato!
Me cobrou 30, 00 e eu saí feliz da vida por resolver meu problema.
E olha que isso já faz 7 anos.

valdecibueno
Автор

Tenho um Fiesta Hatch 2012, ele queimou o fusível n°13 e isso acarretou em luzes internas apagadas e, o pior, fuga de corrente da bateria que levou a necessidade de trocar a bateria do carro que já estava velha e cansada e, que após isso, não segurava mais carga.
Descobri este defeito, só eu e Deus, pesquisando e estudando pela internet através de vídeos como o seu, e, por fim, consultando o manual do veículo que informa com detalhes a função de cada fusível.
Deus abençoe a sua vida! Seu trabalho é de grande valor!

rianderribeiro
Автор

Não tenho nada a comentar, pois, eu era leigo nessa área de teste de fusível. Agora, estou craque para enfrentar e descobrir qualquer problema que venha ser provocado por esse componente. Parabéns pela divulgação dessa aula.

henriqueurias
Автор

Faz um video, explicando sobre multímetro e suas escalas, as principais no ramo automotivo.
Obrigado professor.

brunofira
Автор

Aprendi sozinho numa reforma do meu apartamento um pouco de elétrica residencial e estou vendo que de carro o princípio é quase o mesmo. A única diferença que na residencial temos o fio terra. Quero começar pequenos reparos ou trocas no meu carro e o vídeo ajudou. Irei comprar uma caneta de testes q é mais fácil mexer do que multímetro p quem não tem curso 👍

Rodrigogeo
Автор

Graças a Deus tem o fusível
Fiz uma ligação errada de farol e queimou apenas o fusível, pelo visto me livrei de um problema danado

Obrigado pelo vídeo irmão!

joaopaulosilva
Автор

Já estive em viagem com amigo, cujo carro parou de repente. Queimou um fusível master, de saída da bateria. Fiat Cronos. Eu não sabia, na época, testar. Obrigado pela explicação

jotaceamado
Автор

Muito Top.
Queimou o fusível do AR da minha Spin, ja imaginei o pior mais gracas a Deus foi só o fusível; porém fiquei preocupado com a causa, não se sabe o wue causou isso então pode acontecer de novo

wandersonbastos
Автор

Tenho 56 anos não sabia nada de eletricidade de autos até encontra seus vidios estou aprendendo aos poucos com o senhor .Jesus ti abençoi..

anaterciosampaio
Автор

Parabéns bela aula vc falou uma verdade verdadeira cliente que reclama do preço do serviço eu só mexo uma vez

pedraobrandao
Автор

Bela explanação professor, parabéns 🤝🏻

danilodefreitasfernandes
Автор

Aqui na minha região interior de SP cobrariam fácil 50, 00 por esse serviço . Faz desde os anos 80 que eu não ouvia essa expressão “Tendéu” 😂😂😂 Like 114, boa aula pfº Fábio

GD
Автор

Muito bom mesmo pŕofessor eu ñ sabia que tirar todos os fuzil zera os componentes o senhor explica direitinho

antonioflauzinodossantosfl
Автор

Bom dia professor de muita valia sua aula obrigado

kwsnpxl
Автор

Top....comecei agora um curso no senai, e suas explicações foram de muita relevância...obrigado

ieggdyt
Автор

Gostei muito da aula e aprendi bastante muito obrigado parabéns

xrprexv
Автор

Comigo nunca queimou. Tô vendo seus vídeos pra aprender um pouco, pois vou viajar vários meses com o carro pra regiões remotas e não quero ficar na mão de desconhecidos!!

cezarioabrantes
Автор

Aula top. Meu carro estava dando o curto-circuito na lâmpada, igual essa simulação. O eletricista trocou a lâmpada e resolveu. Qual foi o problema? Lâmpada com amperagem alta? Voltagem? Por favor.

ronin-dt