5 Configurações para DESATIVAR na Sua Câmera

preview_player
Показать описание
Nesse vídeo eu mostro 5 configurações para você desativar na sua câmera o quanto antes:

1. Salvar RAW + JPEG
2. Operação de FOCO inadequada
3. Multifunção do BOTÃO de captura
4. Remoção de RUÍDO de longa exposição
5. Revisão de IMAGEM

Essas são configurações bem populares (especialmente entre iniciantes) mas que eu fui vendo ao longo dos anos ensinando e praticando fotografia, que é melhor manter DESABILITADAS na câmera.

Isso faz total sentido para mim e quem sabe ajude VOCÊ e sua fotografia também... MAS:

Só testando aí do seu lado para ver, é claro :)

Espero que essa informação seja útil.

Abraço forte,
Ricardo

👉 Me siga no INSTA: @ricardopolesso

#fotografia #camera
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Grande Ricardo. Tenho alguns poucos anos de fotografia Pro e observando vc pegar a câmera PELA LENTE me lembrei de um caso que ocorreu comigo a uns 15 anos atrás. Ao clicar percebi que as fotos estavam saindo sem o foco fino, as vezes desfocadas um tormento. Bati tudo, consultei colegas, li artigos, fiz tudo que fosse possível para chegar na resposta. Daí fui para lentes e vi que nas lentes sem zoom, lentes LEVES, as fotos tinham qualidade...RESUMINDO. Nesse pega-pega na ma´quina pela lente o anel folgou, quase que impercetivelmente, e essa pequena folga era o problema. Acho que essa dica pode contribuir em algo para os colegas que o acompanham assim como eu. Sucesso!

pimentinhaproducoes
Автор

sou de Angola e tenho aprendido muito com as tuas dicas, continue mundando vidas (O cara da foto)

renildoversace
Автор

É incrível como o estilo de fotografia influencia nas configurações que o fotógrafo utiliza. Basicamente todas as opções eu utilizo ao contrário por conta do estilo de trabalho que faço, principalmente envolvendo assuntos em movimento. Mas não é errado, apenas o propósito é diferente.

lucasclemente
Автор

A 3ª opção descobri a mais de 3 anos, e realmente melhora muito a nitidez da foto

jgsfotografias
Автор

Há um grande beneficio, sobre a primeira configuração que você citou.
O beneficio é que em caso de um problema ou delet acidental, recuperar os JPEGs é bem mais facil e provável do que recuperar RAWS.

yohugol
Автор

Revisão de foto pra mim é obrigatório isso sim, como saber se a configuração está boa para aquele ambiente. Mas casa um é cada um

nadaocultoo
Автор

Obrigado, Ricardo. Esse canal é surpreendente. Quando a gente pensa que não há mais nada a ensinar, Ricardo vem com dicas diretas, na lata, que ajudam bastante a nossa vida!!!

rgasportrecife
Автор

Mal estou com a câmera e foi uma das coisas q desativei kkk. Dói o olho e gasta mais bateria a revisão de imagem. Super concordo contigo.

marciogabriel
Автор

7:11 - Show de bola Polesso! Quanto a função "Redução de Ruído de Longa Exposição", quando ativada (independente da câmera utilizada) o tempo em que a câmera fica processando continuará sendo proporcional ao tempo de exposição usado na foto (10s de exposição = 20s de processamento total). Isso acontece pois com a função ativada, a câmera realiza uma segunda captura, mas com o as cortinas do obturador fechadas visando destacar apenas o ruído térmico (essa captura é conhecida como Dark Frame). Como a câmera irá capturar apenas ruído, ocorre uma subtração desse ruído na imagem que for fotografada, sobrando apenas a foto sem esse ruído térmico.

Mantê-la ativada é ótimo em alguns casos, mas atrapalha muito em timelapses noturnos e também em astrofotografias que envolvem muitas capturas sequenciais, como é o caso de chuvas de meteoros e de técnicas como o empilhamento.

Com a função desligada não ocorre o "Dark Frame Subtraction", logo a câmera é liberada para a próxima foto mais rapidamente (sem a subtração do ruído térmico).




Excelente vídeo meu querido, abração astronômico 🚀

AstroSpace
Автор

Impressionante o quanto melhorei minhas fotos só por acompanhar os videos do cara da foto. Imagina quando eu fizer o curso completo.

raizesdafala
Автор

Apanho muito ainda em relação a foco e nitidez. Seguindo aqui as configurações, mas a minha maquina ainda é canon 7D. Tem algumas configurações diferentes da sua. Ainda perdida nessa de fotografar com botão traseiro, principalmente. Mas muito boa a aula. Grata

neidemary
Автор

A grande maioria dos assuntos que foco estão em movimento, mas as dicas de revisão de imagem de fato fazem a gente se libertar da tela ou do view finder por alguns segundos (que podem nos custar a próxima - E perfeita - fotografia).
Obrigado por compartilhar conhecimento, bom gosto e vivências de uma forma tão descontraída, Ricardo!
As edições dos vídeos tem sido cada vez melhores também. Parabéns a toda a equipe!

Автор

Boa, esse lance de revisão de imagem será desativada. Não tinha pensado nesse caso! Valeu pelas dicas. E aproveito para dizer que seu livro é top!

jctmorais
Автор

A terceira parte gostei e já tem mais de 2 anos que uso foco no botão de trás, bem melhor e foco certeiro mesmo

jgsfotografias
Автор

Show de dica! Perfeito os truques de Ricardo. Copiado!👏👏👏👏👏

marciohenriquedantas
Автор

Quando eu tinha acabado de comprar minha câmera, eu estava tirando diversas fotos em um museu, e sem querer eu encostei no display traseiro, que é touchscreen, e a configuração de foco mudou de autofoco para foco no ponto em que eu tinha encostado. Tirei diversas fotos desse jeito, e só percebi por que parei por uns segundos para ver como tinham ficado as últimas fotos, e vi que estavam todas ruims, só que o museu estava fechando e não tive tempo de voltar e tirar novamente as fotos. Como eu tinha deixado para salvar os raws e jpegs, eu consegui salvar algumas fotos, pois além do foco, a medição de luz era alterada para o ponto do foco, e nas fotos que o foco estava razoável e o único problema era a exposição errada eu consegui consertar. Então salvar raw+jpeg me salvou, sem contar que hoje em dia cartões de memória estão ficando cada vez mais baratos. Eu não ligo de ficar mexendo nos raws depois no computador, mais de 90% das fotos que tiro os jpegs já saem muito bons, eu tiro fotos apenas para registro das minhas viagens e para guardar de recordação, apenas algumas fotos eu iria pensar em retocar no computador depois. Outro problema é que eu uso linux, e o formato raw da minha câmera não é reconhecido por alguns dos programas que uso (darktable), então quanto menos tiver que usar raw melhor, mas eu guardo sempre uma cópia em cada formato. Então no meu caso é justamente o contrário, eu prefiro gravar jpeg+raw, e as imagens raw são a excessão, o que eu prefiro usar para visualizar e compartilhar são meus jpegs; outra coisa é que se eu tivesse com o preview ligado quando o incidente aconteceu comigo, eu já teria percebido o problema logo na primeira foto errada. Então prefiro não seguir seus conselhos.

marcoantoniobrandaotada
Автор

legal, quando comprar uma camera vou aplicar essas recomendações....

riedelpedrosa
Автор

Na minha câmera deixo assim como vc mostrou. E tenho notado que melhorou o foco.

cacausilva-designer
Автор

Ricardo, parabéns pelo vídeo. A quinta dica realmente faz todo o sentido. Já estou desabilitando. Abraços

anderson_hildebrando
Автор

Como trabalho em um box de Crossfit, no meu caso o ideal então será usar o Al servo, devido fotografar atletas em movimento

euridesjunior