A técnica cognitiva que ajuda a não pensar demais nos problemas | Ouça 13 minutos

preview_player
Показать описание
Estratégias de terapia metacognitiva podem ajudar a superar a ansiedade causada por preocupação excessiva e pensamentos recorrentes.

Ouça áudio de reportagem de Jesús Moreno, da BBC News Mundo.

#BBCNewsBrasil #BBCLê #NotíciaEmÁudio
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

“Sou velho e já passei por muitos problemas… mas a maioria deles jamais existiu” Mark Twain

gdevivas
Автор

"Sofremos mais na nossa imaginação do que na nossa realidade".
-Sêneca. 🧠🧘🏾‍♂️💭

faelrocha
Автор

"o homem é escasso de dias e farto de preocupações". (José Saramago)

IuryATB
Автор

Sim tudo em demasia prejudica. Geralmente o próprio cérebro acha a fuga, mas quando isso não acontece o individuo padece. Depois de ficar muito doente venho me recuperando e aprendendo a ajudar o cérebro fugir desses pensamentos destruidores. Como gosto de animais peguei um filhotinho de gato abandonado e encontro refugio ao ver ele brincando inocentemente, me rende boas risadas e acredito que isso é um ótimo descanso, porque realmente as coisas andam muito feias hoje em dia.

simplegear
Автор

Acrescento uma que me ajuda demais, exercício de gratidão. Qdo estiver em sofrimento comece a agradecer todas as coisas boas que puder, a roupa que está usando, sua voz, seu conhecimento, a comida no seu estômago, tudo o que puder, vá listando. Com a prática achará fácil inclusive ver aspectos positivos no problema que atravessa.

Rosacf.
Автор

O nosso cérebro é tão criativo que quando não temos problemas ele inventa um. Eu uso uma técnica estóica quando começo a me preocupar penso tudo é transitivo ou seja tudo passa vai embora, daqui trinta ou cinquenta não estaremos mais é uma aventura saber viver é uma arte

dherleyh
Автор

Minha vida mudou, depois que aprendi a viver o e no presente. Recomendo o livro de Eckhart Toller "O Poder do Agora".

leovintage
Автор

Boa! Os cientistas descobriram a meditação. É um método ótimo mesmo: Sentar em uma postura confortável, mas não ao ponto de dar sono, fechar os olhos e deixar os pensamentos fluírem. Pegue um desses pensamentos e observe-o, haja como um mero espectador dele, tente não interagir com ele. Faça isso todos os dias, com o tempo você terá um controle muito maior sobre seus pensamento, você terá um conhecimento muito maior sobre si mesmo e sentirá uma paz interior gigantesca. Com o tempo conseguirá até mesmo silenciar totalmente seus pensamentos

Mateusnm
Автор

Boa tarde! Sempre lutei contra distúrbios que se desencadearam após um incidente que me ocorreu ( um roubo, seguido de tentativa contra minha vida) anos após anos. Depois que comecei a ler e me interessei por autoconhecimento, passei a assistir a vídeos e leitura de livros, inclusive li o O poder do Agora, de Eckhart Tolle. Faltava vencer o medo que sempre tomava conta de mim, tão intenso que dava calafrios e dor nas costas. Um dia, depois de tantas tentativas de vencer o medo, em vão, então, me ajoelhei, coloquei as palmas das mãos no chão e gritei chorando para Deus me ouvir, desesperadamente, clamava para Deus, disse-Lhe que eu tinha medo, muito medo e que eu não queria mais mentir para mim mesma que o medo não existia, eu falei para mim, para Deus que eu sentia medo e que eu não queria mais senti-lo porque estava complicando ainda mais a minha vida, chorei muito, admiti o medo, o pânico sem explicação. De repente, comecei a me acalmar, uma paz que não sei explicar invadiu meu coração. Daquele dia em diante, não tive mais medo. Glória a Deus! Não sou evangélica, estou estudando autoconhecimento, o poder da mente. Sou uma nova pessoa. Amo a minha imagem no espelho e sou grata, imensamente pelas pessoas que fizeram, fazem parte da minha vida! Também fiz um curso de Mindfulness ( apenas 30 horas), mas o suficiente para valorizar o momento presente e sentir a minha respiração, atentar para o pulsar do meu coração.
Amei o vídeo. Deus te abençoe grandemente. Muito obrigada!👏👏👏👏💝💝💝🌻

pedrinapena
Автор

Vídeo top. A uns meses fui diagnosticado com TAG, TOC entre outras mazelas da ansiedade. A TCC me ajudou bastante junto com a medicação. Uma dica é não se questionar quando o pensamento obsessivo vim. Evite o "e se", lembre que sua mente menti. Não se questione e não tente bloquear os pensamentos como foi falado no vídeo. E o mais importante, seja forte, isso vai passar. Procure ajuda profissional.

wandersonemanoel
Автор

Essas técnicas são muito interessantes. Mas me faz refletir que tudo tem a ver com a forma como a nossa consciência interpreta a "realidade" que vivenciamos. Por exemplo, mesmo estando em um ambiente seguro, não estando com fome, frio, dor, etc, ainda assim, podemos não nos sentir bem. Ou seja, não é algo externo a nós que está nos fazendo nos sentir mal, mas sim algo interno, a forma como a nossa consciência está interpretando aquele momento. A pergunta é: Se podemos nos sentir mal, mesmo tendo "tudo" para nos sentir bem, será que o mesmo não vale para o contrário? Será que não podemos nos sentir bem, mesmo quando não estamos num ambiente confortável ou quando estamos passando por um momento difícil em nossas vidas? Acho uma reflexão bem interessante.

PR.
Автор

Para eliminar um pensamento basta dizer 3 vezes CANCELADO, CANCELADO, CANCELADO. Pratique e verá os resultados.

tonluc
Автор

Resumo: mindfulness (para aprender a controlar a respiração nas crises e ter atenção plena, ajudando a mudar o foco da atenção para outra coisa)
Nao resistir ao pensamento intrusivo. Aceitar mas procurar adiar a preocupação que ele gera naquele momento.
Fazer um diário da ansiedade dando foco em anotar os pensamento desencadeadores da crise.

Funciona. Eu tenho TAG e isso me ajudou mto. A meditação é o mais importante aliás.

LeiridianeRamalho
Автор

Tudo que essa "técnica" ensina, TUDO!, e até mais, é ensinado há mais de 2000 ANOS pelas disciplinas orientais...
...de graça e acessível para todos...

cayobv
Автор

Eu comecei a estudar o Estoicismo e tem me ajudado bastante

thaymiranda
Автор

Não sofrer por antecipação. Entender que os problemas fazem parte da vida, mas a forma como reagimos aos problemas pode ser treinada, daí podemos evitar, ou pelo menos minimizar, o sofrimento. Interessante!

tabletmulti
Автор

Eu faço assim:
• Problemas de convivência:
eu evito gente problemática! E se não posso evitar eu finjo q tô com problemas maiores q o dela e dou uma sumida. Nesse tempo eu medito e faço oq gosto! Até ter q me chatear de novo! É assim q consigo manter minha paz.

• Problemas internos:
eu não tento resolver, mas aceitar q alguns problemas não tem solução. E opto por sentir a dor, mas não me manter em sofrimento. Eu choro e lamento, mas só por um dia. Porque entendo q ficar triste ou estressada com a situação não vai mudar nada.
Eu opto por deixar engavetado.
O que pode ser resolvido eu busco ajuda no Google, YouTube... em último caso amigos e parentes.
E não conseguir resolver, engaveto.
E td vez q doer, eu deixo doer, mas só por dia.
Precisa ser mais racional q emocional! E estar disposto a ficar em paz independente do q aconteça.

yuiopasd
Автор

Este vídeo prova o veho ditado: o que vale é o conteúdo. Não tem vídeo mas tem conteudo de alta qualidade

DigitalDicas
Автор

As vezes me sinto como o Homer: _"cala a boca pensamento ou te enfio uma faca."_

IncognitaEX
Автор

Minha mente está tão inquieta que estou escutando isso pela segunda vez pois juro que não entendi nada da primeira vez que escutei

Aline_Rollemberg