Os Perigos do AÇAÍ que NUNCA TE CONTARAM

preview_player
Показать описание
Que o açaí pode transmitir a doença de Chagas não é novidade. Mas existem outros dois perigos do açaí que nunca te contaram e que você precisa conhecer. No vídeo de hoje, vamos abordar os problemas desconhecidos do açaí para a saúde e para o meio ambiente.

Tomar açaí é seguro? O cultivo do açaí é sustentável? Como se proteger dos perigos do açaí e ainda combater a açaização da Amazônia?

Direção: Hipácia Werneck
Apresentação: Lucas Zanandrez
Roteiro: Amanda Gomes
Revisão de Roteiro: Lucas Zanandrez
Edição: Vini Marangon

Responsável Comercial: Guilherme Ximenes

#olaciencia #ciencia #açaí #chagas #açaização #sustentabilidade

Títulos Alternativos:
Os Problemas Desconhecidos do Açaí
Os Perigos Desconhecidos do Açaí
Como o Açaí está Destruindo a Amazônia

Momentos importantes:
00:01 Os perigos do açaí
01:17 Açaí transmite doença de chagas
03:08 Açaí contaminado
05:33 Impacto ambiental do Açaí
07:37 Como comer açaí de forma segura
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Como você gosta de comer o seu açaí? Me conte nos comentários! 😋

REFERÊNCIAS UTILIZADAS:

olaciencia
Автор

Sou Epidemiologista e Parasitologista, docente da UFPI. Minha tese foi em Chagas no estado do Piauí. Gostaria de agradecer pelos seus vídeos. Você é super didático, trás ciência a uma linguagem acessível. Acompanho seu canal e uso seus vídeos como complemento às minhas aulas. O que Lucrécio não sabia era que infelizmente, no Brasil, ainda temos um único estado que a transmissão vetorial ainda é predominante: Piauí :( Parabéns pelo canal...você é incrível!

cynarapereira
Автор

Em 2023 houve muitos casos em Belém de Doença de Chagas. Muitos morreram no bairro que meus pais moram. Minha mãe contraiu a doença e por negligência dos hospitais públicos e privados (não conseguiam identificar a doença), quase morreu tb. Para mim, a melhor forma de resolver o problema da doença de Chagas é treinar e fiscalizar os comerciantes de açaí e massificar o exame de PCR para Doença de Chagas. Pois minha mãe fez 3 vezes o exame de lâmina e deram falso negativo.

jbx
Автор

Nasci em Abaetetuba e desde bebê tomo açaí só com farinha d’água. Lembro de minha mãe amassando o açaí no “alguidar” para retirar o sumo e depois nos servir. Essa forma de preparar o açaí em minha região era cultural antes do advento da máquina de bater o fruto. Há há. Meus antepassados nunca tiveram qualquer tipo de doença relacionada ao açaí. Acredito que assim como o açaí, qualquer alimento deve ter o mínimo de higiene em seu preparo.

solangesol
Автор

Eu fico admirado como o Lucrécio ainda está vivo

ronnycampos
Автор

Sou do Pará e tomo senpre, aqui nos temos muito cuidado com a higienização porque, basicamente esta todo dia no almoço.

ismaelbarbosabarbosa
Автор

Alvará não quer dizer nada, a vigilância passa uma vez por ano fazendo vistorias, o que importa mesmo é a higiene apresentada no local no dia a dia.

Paulo-
Автор

Uma vez eu vi no National Geographic, num programa sobre a indústria de alimentos, um episódio sobre o açaí, desde o cultivo até a venda em alguma sorveteria de Nova York. Esse tipo de abordagem é importante, pois se quem cultiva está recebendo pouco pelo seu trabalho isso tem que ser de conhecimento do consumidor final... Não lembro o nome do programa mas a apresentadora/repórter era a Nelufar Hedayat, e a abordagem era muito boa, muito humana.

gorSouz
Автор

É muita falta de apreço ao consumidor! Inacreditável!

pauloduraes
Автор

Aqui em Belém o açaí passa pelo branqueamento, que é a descontaminação do açaí, mas ainda existe aqueles locais que não se regularizam, e estão espalhados por vários locais da cidade.

MariaOliveiradaRocha
Автор

Minha equipe da Vigilância Sanitária lá em 2002 fomos os pioneiros em detectar está contaminação através do açaí.
Enquanto o Instituto Evandro Chagas pesquisava a respeito, nós já estávamos atuando para amenizar a situação.
Depois de várias capacitações de manipulação em conjunto com as normas de higienização e segurança alimentar, conseguimos a pasteurização do açaí in natura que já é uma realidade.

-vb
Автор

Sou de Natal/RN e em 2010/2011 tiveram varios casos na minha familia de gânglios inchados no pescoço. Após investigar, fomos diagnosticados com toxoplasmose, causada por contaminação do açaí

nataliamedeiros
Автор

Aqui no interior do Pará...açaí com farinha d'água, camarão e mapará assado....bão demais! 😋

condeklaus
Автор

Já trabalhei numa açaiteria, e eu usava luvas e lavava sempre as mãos, o auge que eu vi, foi minha irmã pegando em dinheiro e depois ela cortando banana e colocando no copo, e geralmente falava ''cliente nem ta vendo'', não como frutas em açai, fiquei uns meses com trauma, pois dava muita baratinha na loja, e eu tava ficando com nojo já de comer, mesmo limpando a loja, o que infelizmente acontece, tenho um delivery de lanches, uso luvas e toucas, não mexo no dinheiro e depois coloco luva, acho falta de higiene demais, e por ser no quintal da minha casa, não gosto que cheguem perto, pra não cair cabelo nas coisas. Sou super chata, pois eu mesma consumo tanto os meus lanches e dos outros também, mas infelizmente eu não sei como é em outros lugares.

mevsme-maryjane
Автор

Morei em Manaus, mas de vinte anos, que o açaí é uma das principais alimentações dos amazonenses....e foi lá que aprendi a comer açaí....amo de mas. Observação, em todo esse tempo nunca conheci alguém que tenha morrido, porquê comeu açaí, pelo menos em Manaus.

lucinalvadias
Автор

Faltou mencionar no vídeo que a área autorizada por Lei para o desmatamento na região amazônica é de somente 20% da propriedade rural, preservando-se a mata nativa nos 80% restantes. Mesmo que não houvesse o plantio do açaí, o produtor rural ainda poderia exercer o cultivo de qualquer outra espécie na área autorizada pelos órgãos ambientais. Além disso, ocorre também a colheita de açaí nativo, presente naturalmente na mata preservada.

ThalesRO
Автор

Sou carioca morando em Porto Alegre. Quando fomos visitar minha família no Rj, fomos numa loja de açaí na praia do Arpoador (RJ) e meu filho teve intoxicação alimentar depois de comer. Graças a Deus foi apenas algo "simples" tratado com água e descanso, mas o perigo é real.

ChicoAzevedo
Автор

De longe o melhor que canal que conheci esse ano. Comecei a assistir na TV e agora no celular direto, meu recomendado esta cheio dos seus vídeos e quero assistir todos kk. Muito bom e cheio de informação

joseadriano
Автор

Vídeo com muitas informações conflitantes. Se o proprio açai do supermercado estava infectado por bactérias, como é que não preciso me preocupar? Vc fala no final do video que podemos consumi-lo com tranquilidade

luisaventurelli
Автор

Sou do norte, especificamente do Amapá, aqui o açaí é cultural alimento do dia a dia, tomamos desde de criança. E é muito raro caso de chagas, até pq o açaí é lavado e higienizado em uma esteira manual... também seria bom ver como é o preparo hoje em dia.

MonicaFreitas-ykhp