Metoprolol: tudo que você precisa saber, mas seu médico não teve tempo para lhe falar

preview_player
Показать описание
O que é
anti-hipertensivo; antianginoso; profilático da cefaleia vascular (enxaqueca) [betabloqueador seletivobeta-1; bloqueador beta-1 adrenérgico seletivo].
Para que serve
angina do peito crônica (angina de esforço) (tratamento); hipertensão arterial; infarto do miocárdio; cefaleia vascular (enxaqueca) (profilático
Como age
bloqueia os efeitos estimulantes (agonistas) dos neurotransmissores simpáticos, competindo pela ligação nos receptores beta. Diminui a frequência cardíaca (bloqueio beta-1), a pressão arterial (possivelmente por diminuir o débito cardíaco e a inibição da liberação de renina pelos rins). Funciona como antianginoso por diminuir a demanda de oxigênio pelo miocárdio. Pode, em altas doses, diminuir a função pulmonar (bloqueio beta-2). Absorção: gastrintestinal (95%). Biotransformação: no fígado. Ação - pico: 1,5 a 4 horas; duração: 10 a 20 horas. Eliminação: urina (95%, menos de 5% como Metoprolol).
Como se usa
Uso oral – Doses
•doses em termos de succinato de Metoprolol ou de tartarato de Metoprolol.
•tomar a medicação sempre à mesma hora do dia
tartarato de Metoprolol Comprimido
Adultos
hipertensão: iniciar com 100 mg, em dose única diária ou em doses divididas; se necessário, aumentar as doses com intervalos de uma semana.
angina: iniciar com 100 mg por dia, em doses divididas; se necessário, aumentar as doses com intervalos de uma semana.
Limite de dose (hipertensão/angina): 450 mg por dia.
enxaqueca (prevenção): 50 a 100 mg, 2 a 4 vezes por dia.
infarto do miocárdio (tratamento precoce): 50 mg (15 minutos após a última dose intravenosa ou assim que as condições clínicas permitirem) a cada 6 horas, para paciente que tolerou a dose intravenosa total; ou 25 a 50 mg no mesmo esquema, para paciente que não tolerou a dose intravenosa total. O tratamento é mantido assim por 48 horas.
infarto do miocárdio (tratamento tardio): 100 mg, 2 vezes por dia durante pelo menos 3 meses (pode chegar a 1 ou 3 anos). Idosos: podem ter maior ou menor sensibilidade às doses usuais. Crianças: doses não estabelecidas.
Comprimido de liberação prolongada.
•engolir inteiro, sem partir ou mastigar.
Adulto
hipertensão; angina: 100 a 400 mg por dia, como manutenção de tratamentos estabelecidos.
Idosos: podem ter maior ou menor sensibilidade às doses usuais. Crianças: doses não estabelecidas.
succinato de Metoprolol Comprimido de liberação prolongada
•engolir inteiro, sem partir ou mastigar.
Adultos
hipertensão: iniciar com 50 a 100 mg, em dose única diária; aumentar a dose em intervalos de 1 semana ou mais, de acordo com a resposta clínica, até um máximo de 400 mg por dia.
angina: iniciar com 100 mg, em dose única diária; aumentar a dose em intervalos de 1 semana ou mais, de acordo com a resposta clínica, até um máximo de 400 mg por dia.
cefaleia vascular (prevenção): 200 mg, em dose única diária.
Idosos: podem ter maior ou menor sensibilidade às doses usuais. Crianças: doses não estabelecidas.
O Metoprolol
•pode aumentar o risco de reações graves com: imunoterapia antialérgica; extrato alergênico para testes na pele.
•pode aumentar o risco de depressão miocárdica e queda de pressão sanguínea com: anestésico de inalação hidrocarbonado, particularmente o halotano.
•pode, por aumentar o risco de hiperglicemia, exigir acertos de doses de: antidiabético oral; insulina.
•pode ter sua ação e os efeitos adversos aumentados por: bloqueador do canal de cálcio; clonidina e guanabenzo (em uso conjunto, perigo de crise hipertensiva se estes produtos forem retirados antes do betabloqueador; retirar antes gradativamente o betabloqueador e a seguir também gradativamente a clonidina ou o guanabenzo).
•pode ter sua ação inibida por: cocaína.
•pode diminuir a ação de/ou ter sua ação diminuída por: simpaticomimético; xantina, particularmente aminofilina e teofilina.
Outras considerações importantes
•controlar rotineiramente a pressão arterial e a frequência do pulso.
•não ingerir bebida alcoólica.
•cuidado ao dirigir ou executar tarefas que exijam atenção.
•não ingerir sal em excesso.
•não suspender o produto sem contatar o médico; pode ser necessária a retirada gradativa (em torno de 2 semanas, particularmente em pacientes com doença cardíaca isquêmica).
•cuidado com exercício pesado; adequar intensidade com o médico.
•pode mascarar sinais de queda de glicose em diabéticos, além de poder aumentar a glicose.
•checar periodicamente: hemograma; glicose (em diabéticos); eletrocardiograma; função cardíaca; função renal; função do fígado.

Link para todos os contatos da Clínica Espaço Vitacardio onde o Dr Cotta atende.

Dr. Cotta Junior
Especialista em Cardiologia (RQE Nº: 4559) e Medico de Família e Comunidade (RQE Nº: 2157) com título reconhecido pela Associação Médica Brasileira - AMB.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Entrei só pra comentar o título. O "médico não teve tempo de lhe falar" me fez rir. Até parece que médico se preocupa em explicar a ação dos medicamentos que passa.

ViniBsb
Автор

Tenho 49 anos, desenvolvir ipertensão recentemente, um pouco de arritmia, hipertireoide, descobri q sou pré diabetica e tenho estenose mitral grave assintomatica por enquanto 😒 e meu cardiologista incluiu metropolol com outro medicamento ipertensivo. Comecei poucos dias por isso vim nuscar informações com este médico maravilhoso. DEUS O ABENÇOE SEMPRE.

katiamiranda
Автор

Eu tomo suscinato de metropolol de 100 2 vez aodia e estou me sentindo muito bem graças à Deus e graças a vocês doutores, muitíssimo obrigado por tanta dedicação a nos paciente deus proteja sempre o senhor Dr.

fatimadenardi
Автор

Melhor canal sobre cardiologia do YT! Doutor, faça um vídeo somente sobre o Nebivolol.

luizfernandobraila
Автор

Bom dia ... Primeira vez que vez, que ouço seu vídeo .... Gostei ..!!!

elainetonolo
Автор

Ótimo medico explica muito bem explicado Amei ❤ obrigada doutor por Tirar todas as Duvidas

jaquelinesilvadearaujo
Автор

Obrigada pelo vídeo facinho, para todos todas entendermos .ótimas explicações..

mariajosecosta
Автор

Excelente, é tudo o que eu queria saber.
Estou me dando bem com o Ciccinato de Metropolol e não tive mais problemas com arritmia e muito menos pressão arterial elevada. Quanto a reação adversa de disfunção erétil, ela é muito leve em mim. Outrossim, ao acordar, tenho pequena tontura, mas fico sentado por 1 minuto e tudo fica normal. Tomo com Anlodipino e Losartana e a noite acrescento Sinvastatina.

carlosrobertoananias
Автор

Valeu Doutor, o senhor e um Grande na Medicina no Geral, e em Especial na doença Cardíacas *. Blz

LuizAugusto-xyjw
Автор

fiquei feliz com essa explicação porque nem na bula do próprio remédio fala tudo isso😊 Obrigado pelo vídeo 😍

marciaBastos
Автор

Eu tenho, problemas sérias de Circulação nas. . Pernas .! Incha muito as veias .

elainetonolo
Автор

Boa noite doutor que Deus te abencoe grandemente sua família também

lulucianasantosoliveira
Автор

você é demais dotor falou pouco e falou tudo

jozeaugusto
Автор

Doutor fiz ontem Ablasão para investigar uma arritmia.
Sinto as vezes um atraso do batimento que permanece por minutos as vezes horas.
Fiz o exame e lá no exame tive todos sintomas na mesa e o atraso também e tosse mas nada de arritmia maligna. Não precisou fazer Ablasão e o médico me receitou este medicamento numa dose de 50mg ao dia. Meus batimentos são sempre 100, 110, tenho receio de cair muito o batimento.

LuisEduardo-vpqu
Автор

Obrigado Dr, fui submetida a um catetserimo. 3 de janeiro Nesse procedimento tive um imfarto .artéria estourou foi feito uma angioplastia .de emergência ecolocação de um istent .9 dias de UTI ...o Atenolol ja voltei pro hospital duas vezes, hj o medico trocou por metopolou espero, q esse nao baixa tanto minha pressão como outro ❤amei seu vídeo. obrigado espero que esse me ajude porque sinto muita dor torácica 👏👏👍

rosangelamatos
Автор

Dr o senhor é ótimo sempre te acompanho parabéns pelas excelente informações

franciscomagnata
Автор

Amei sua explicação! Maravilhosa, parabéns aa🙌👏

solangerocha
Автор

14/07/2024 Amei o video, as explicações. Deus te abençoe grandemente.

regilanesouza
Автор

Dr meu holter deu 14 arritmia supraventricular isolada, meu cardiologista passou o Selozok 25mg para diminuir minhas palpitacoes e dores no peito que estou sentindo. Ja fiz exame de eco, eletro, cpk e mais um que nao lembro de infarto e todos deram normal, ai o cardiologista disse que essa dor nonpeito é ansiedade. Mas sers mesmo pq eu acordo com dor, passo o dia com dor e durmo com dor. Alias quando eu consigo dormir, pq as vezes acordo de madrugada as duas da manha com o coracao acelerado e vou medir os batimentos da 115/110/108. Como isso pode ser ansiedade eu dormindo acordo do nada e ja esta acelerado. Me reponde Dr essa dor no peito realmente como os exames deu td normal tirando o holter qje deu essa arritmia supraventricular isolada, se meu coracao estivesse ruim ia aparecer nos demais exames. É so ansiedsde mesmo essas minhas dores no peito do lado esquerdo e costas

gracekellycampos
Автор

Tomo atenolol a 35 anos, fui ao médico cardiologista ele mudou, para metropol, , mas gosto muito do Atenolol.Estou me adaptando com metropol.

mariajosecosta