Fibromialgia para a psicanálise | Christian Dunker | Falando nIsso

preview_player
Показать описание
Fibromialgia para a psicanálise | Christian Dunker | Falando nIsso 479

O quadro #FalandonIsso propõe uma conversa entre os diversos inscritos do canal #ChristianDunker e o próprio sobre temas escolhidos através de comentários. Participe você também da conversa e se inscreva no canal para receber os novos vídeos!

Apoie o canal!

--

SIGA AS REDES SOCIAIS

Christian Dunker
Instagram
Twitter
Podcast Falando nIsso
Nos principais agregadores de podcast

--
Referências

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-IV-TR
American Psychiatric Association

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5-TR
American Psychiatric Association

A Fadiga Crônica - Neurastenia: as Doenças do Século
Pura H. Cancina

--

Produção
buli

Júlia Bulhões

Marco Antonio D'Angelo

Rafael Garcia

Narriman Romeiro

A arte e o motion design do canal são feitos por Caroline Mura

A trilha sonora é de autoria de Thommaz Kauffmann.

--

2025
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Minha história com a fibromialgia é longa, mas não quero falar sobre ela e sim sobre as duas ocasiões em que lembro de não ter sentido dor. Uma vez estava com muita dor no ciático e o médico me deu uma injeção e disse para eu ir para casa descansar e dormir. No dia seguinte acordei diferente, estava alegre e animada. Consegui fazer várias coisas, nem lembrava que no dia anterior mal conseguia andar, foi então que refletindo conclui que a vida sem dor é maravilhosa e percebi como a dor afeta tudo ao meu redor, meu humor, meus sentimentos, meus relacionamentos. Em outra ocasião eu apenas decidi que não iria ao trabalho, em um dia aleatório. Acordei com o sentimento de "quero que tudo se exploda" pois justamente neste dia tomei um banho demorado, me arrumei e fui passear, no final do dia estava me sentindo incrível, feliz e alegre e percebi que novamente não estava sentindo dor. Depois deste dia decidi procurar terapia pois queria conseguir reproduzir este estado mental sem precisar faltar ao trabalho. Já fiz de tudo um pouco: massagem, quiropraxia, pilates, terapia, uso medicamentos e só aliviei os sintomas. Percebi uma ligeira melhora mais recentemente depois que decidi parar de me cobrar por resultados melhores no trabalho.

joceliteixeira
Автор

Fui diagnosticada com fibromialgia em 2009, mas a dor nunca deu trégua, mesmo com terapia, exercícios e medicamentos. No ano passado, após um exame PCR extremamente alto e RM do quadril, enfim, tive uma resposta de que essas dores não eram apenas psicológicas e sim espondiloartrite l. A fadiga crônica, as dores e rigidez de manhã, dores extenuantes no quadril e ombros não eram da minha cabeça. Mas mesmo assim, as pessoas ainda me julgam e falam que eu sou mole, devagar, sem iniciativa, atitude, que eu fico procurando doença. Pessoas que não me conheceram antes de aparecerem os sintomas. Não me viram trabalhando desde os 14 anos, estudando a noite, sem parar... depois de formada trabalhei 3 turnos, casa, filhos, etc... A falta de uma rede adequada de apoio com certeza, contribuiu para a minha difícil situação e ainda a toxicidade das minhas relações de parentesco ainda é um fator determinante para que eu não tenha uma vida tranquila e sem dor. Haja terapia !

cassiafernandabernardino
Автор

Tenho 52 anos e desde os 2 anos de idade reclamava de dores, primeiro nos pés, depois na lombar, joelhos, cabeça, mãos… conforme eu crescia as dores pioravam, e outros “sintomas” e doenças como dermatite de contato e endometriose nível 4, meu corpo começou a criar lesões em todas as articulações, enquanto eu fazia todos os esportes que fui orientada a fazer pela ciência, me formei em fisioterapia e não encontrava respostas, porque ainda não existiam. Engordei 40 quilos em 10 anos e nunca mais emagreci porque eu não conseguia mais trabalhar na minha área pois a dor era insuportável, os medicos passaram a me tratar como psicossomático. No final de 2024 recebi o diagnóstico de espondilite anquilosante axial, uma doença autoimune que inflama as articulações e o excesso de inflamação durante tantos anos levaram as lesões articulares. Fui tratada como maluca é histérica por ter uma doença que não sabiam diagnosticar, pois ate a alergia e a endometriose eram consequências da espondilite anquilosante ativa há tantos anos. A medicina precisa de um pouco mais de humanidade, há muito a saber ainda sobre nosso cérebro e corpo.

sisimoes
Автор

7:57, o poeta é hipocondriaco :-) Citando Fernando Pessoa: "O poeta é um fingidor. Finge tão completamente. Que chega a fingir que é dor. A dor que deveras sente. "

LuisRamos
Автор

Completando. Ainda tenho uma fadiga terrível às vezes e descanso. Tudo o que o senhor falou. Já fui atleta, hoje faço pilates. Há uma dor que não sai no corpo todo. É um defeito de leitura sim. A minha pele dói. Não gosto de falar disso. Ouvi muitas coisas ruins.
Faço terapia desde 17 anos de idade. Estou no 18o. Processo Terapêutico.
Acho que há dores na Alma que “felizmente “ saem pelo corpo deve ser.
- as minhas dores não param.
Acho que, em mim, é uma deficiência fisica. Estou com 64 anos.
Só fiz esse relato, porque é para o senhor, a quem acompanho a muitos anos. Mesmo que eu esteja mal, faço questão de me divertir e me sentir feliz. Só sinto essa RAIVA quando tomo antidepressivos. Sem remédios, fiz um pacto com a dor e com a vida: sonhar e se possível, realizar.
O meu marido e eu nos amamos muito.
Acredite, somos muito felizes.
Mas foi uma longa jornada até aqui.
Parabéns, Professor!

terezinhasantana-teka
Автор

Fibromialgia aqui. Foi uma grata surpresa encontrá-la sendo considerada aqui. Grata, mais uma vez, Dunker! Obrigada por dizer que exercícios físicos não são o tratamento de ponta para fibromialgia, como ouço de vários (ótimos) médicos e fisioterapeutas. Obrigada por lembrar que a gente precisa usar nosso tempo livre da dor com parcimônia. 😊 É a hora, na verdade, de curtir o descanso, de relaxar, de tomar um novo fôlego. E sim, à medida que lido com minhas emoções mal resolvidas, a fibromialgia se apresenta como consequência. Tenho notado q minha vida tem melhorado ao me livrar das tensões emocionais e me permitir ter PRAZERES. Tem sido uma longa jornada. Ufa!

lilsbezerra
Автор

Tenho fibromialgia. Em terapia, meu psicólogo que é professor de psicossomática, me ajudou a lidar com o meu nível de insatisfação que eu não reconhecia.

erikasantos
Автор

Sempre tive todos os sintomas da Fadiga Crônica, era chamada desde pequena de preguiçosa e me achava louca "como estou cansada se não fiz nada?". Em 2020 após um trauma físico todos os sintomas pioraram e as dores em par apareceram, nas mãos, nos ombros, nos pés... mas o pior foi o desregular do intestino, passei a ter diarreia crônica, entre 2020 e 2022 cheguei a ir 17 vezes ao dia no banheiro. Dois anos de sofrimento intenso até o diagnóstico de fibromialgia. Iniciei o tratamento com o duloxetina e no mesmo dia as dores DESAPARECERAM (tive sorte com essa parte), mas o intestino sempre ficou entre a diarreia e a constipação. Hoje troquei de medicamento e tomo o bupropiona, pois o duloxetina me dava uma sudorese horrível, eu não tinha energia e afetava completamente a minha libido. Agora esses sintomas também melhoraram, mas voltei a ter diarreia todos os dias e no momento tomo antidiarreico dia sim dia não. Nas últimas semanas tenho percebido melhora no intestino pois melhorei a alimentação e tenho utilizado produtos naturais como cúrcuma, ginseng, carvão ativado e própolis verde, esse último inclusive tem muitos estudos sobre sua eficácia no tratamento de câncer e um outro dia vi uma entrevista com uma moça que trabalha com abelhas e tem fibromialgia que disse que há 5 anos não toma medicamentos para a doença e que a trata com produtos como o extrato de própolis verde (se não me engano ela é dona de um meliponário chamado Polén Dourado aqui na Bahia). Fiz muitas pesquisas, como a maioria aqui deve ter feito, e espero que alguma dessas informações ajude alguém. É uma condição muito complicada e incapacitante em muitos momentos. Torço para que todas melhorem! Abraços.

SuzanaGuimarães-iw
Автор

Sugestão de tema/questão para algum vídeo : Professor poderia fazer um vídeo abordando acerca da esperança e a falta dela ? Como a psicanálise aborda esse sentimento/afeto tão delicado na vida e na clínica, sem incorrer na banalização do pensamento positivo, uma idealização impossível ou em um credo para uma vida além dessa ?
Se possível recomende bibliografias acerca do assunto . Ao que me vem a memória, o Freud toca lateralmente nessa questão em “O futuro de uma ilusão” e na sua entrevista “O valor da vida” . Obrigado .

lucasrcardo
Автор

Quando acordo sem dor tenho vontade de dançar, estourar garrafas de champagnes... Sinto-me tão grata pelos momentos bons!

cassiafernandabernardino
Автор

Parabéns, Professor! Sou psicóloga clínica, fui diagnosticada com.Fibromialgia há mais de 20 anos. De tanto estudar o tema, acabei me identificando mais com a Encefalomielite Miálgica (ou Fadiga Crônica). Sim, são condições diferentes, embora com muitos sintomas em comum. Por ser portadora dessa condição, e fazer parte do mundo psi, tenho certeza de que não se trata meramente de um distúrbio psicossomático. Mas fiquei agradavelmente surpresa ao ouvir isso de um psicanalista tão capacitado, que além de tudo citou problemas que conhecemos tão bem, como o."gaslighting" da maioria dos médicos, o mal-estar pós esforço e o descrédito de terceiros. É isso que nós dá esperanças para continuarmos lutando pelo reconhecimento dessa condição, para que haja mais pesquisas sobre esse mal que atinge mais pessoas do.que se possa imaginar (inclusive pacientes da chamada."COVID Longa").
Gratidão🙏

vania
Автор

Já pesquisei tanto sobre fibromialgia, mas foi a primeira vez que vi uma abordagem tão completa, tocando em tantos pontos como a questão dos exercícios físicos. O vídeo, mais os depoimentos de outras pessoas com fibromialgia aparecem como uma luz no fim do túnel escuro da culpa e da frustração, por não manter uma rotina de exercícios, por viver numa montanha-russa de emoções, por não conseguir dar conta de tudo que quero fazer, inclusive das coisas que amo, como a pintura, pois é como se eu tivesse que viver a vida em pequenas doses. Aceitar essa condição e se perdoar talvez sejam os maiores desafios.

silvanabenevides
Автор

Fibromialgia: dores que foram silenciadas inconscientemente, e estão tentando emergir para a consciência.
Terapia é fundamental.
Ainda vou mais a fundo, a psicanálise.
É possível!!
Tenho uma paciente que tinha Tricotilomania a 15 anos, varios médicos e nada, com a fala na terapia ela entendeu de onde veio esse transtorno, e está curada ❤

AlanaMartinspsicanalista
Автор

Tenho dores intensas desde os cinco anos de idade. Há uma dor que nunca sai. Sinto vários tipos de dores e elas se misturam com outras dores comuns. O tempo me mostrou que essa fibromialgia que eu sinto é uma condição e não uma doença ou um transtorno mental. Enquanto busquei cura, não consegui, quando parei, passei a viver bem. Parei de fazer tratamentos e a entender como funciono, a perceber a minha sensibilidade, a me respeitar. Estou bem. Com dores. Percebi que estar diante do mar, lendo coisas espirituiais, místicas, é o bastante para descansar.
Sempre piorei com remédios. Tenho crise de ideação suicida com antidepressivos Hoje não tomo nada. Sou estudante de Psicologia. Sou cantora, escritora, compositora, sou muito feliz!!! No momento chegou a artrose… difusa, inclusive.
Amo estudar. Quando estou hiperfocada em um texto, não percebo dor.

terezinhasantana-teka
Автор

Dunker é Dunker, né? Sempre didático e maravilhoso.

elisabethmartinspires
Автор

Mais uma com fibromialgia mais transtorno de humor, variando de depressão a pânico, depois de longo percurso com a dor, só quando encarei a realidade de família tóxica e mais doente do que eu, eu consegui viver e acordar sem exaustão e um pouco de esperança.

adrianakarayannopoulos
Автор

Simplesmente maravilhosa, completa e perfeita a sua explicação, Christian. Tenho fibromialgia desde os meus 23 anos, hoje estou com quase 56 e me senti muito feliz com a sua explicação, definição e cuidado respeitoso com a doença. Muitíssimo obrigada, não só por hoje, mas por todos os vídeos do seu canal. Sou psicóloga e psicanalista lacaniana e aprecio muito as suas exposições desde o seu início no Youtube. Mas, hoje eu tinha que comentar, pois você foi sensacional.
Só uma dica aos companheiros de fibro, o tratamento contínuo com antidepressivos fitoterápicos, como por exemplo a valeriana officinalis (a dosagem deve variar de paciente para paciente, podendo chegar a 500mg), pode de fato ajudar muito mais do que o tratamento alopático com antidepressivos mais comuns. Apesar da amitriptilina poder ser a mais eficaz, costuma engordar com o uso prolongado. Mais uma vez: muito obrigada, Christian! Abraços lacanianos! Cristiane.

CristianePalma
Автор

Há inclusive alguns estudos recentes mostrando há evidência de disfunção mitocondrial em pacientes de fibromialgia, o que leva a níveis de ATP muito mais baixos que o normal na musculatura do paciente.

marianabrasil
Автор

Esse Dunker é simplesmente fantástico...Parabéns professor querido!

luciafreire
Автор

Assim que fiz 12 anos de idade, entrei em uma crise existencial, dor e sofrimento e questionamentos mentais.

Cada vez que eu me colocava no mundo, mais o mundo me esmagava e as dores da fibromialgia se intensificava.

A dar maisnum.passo para o relacionamento a dois isso culminou em pressão alta.

Após aceitar minhas perdas, minha falta de controle ao ambiente, emoções e pessoas.

Rompi o casamento e até hoje eu não sei para onde foi a fibromialgia.

Passei a aceitar que não sou perfeita, o mundo tbm não.

E que estamos aqui para aprender, para evoluir, melhorar, sendo um.caminho eterno de aprendizado.

E que nem tudo é contra você

Mas q eu tbm sou capaz de causar dores proprias, dar ontamanho real para o problema.

Nunca fiz terapia.
Mas assim q possivel acredito calmamente que isso iria agregar no meu autoconhecimento.

Gratidão a Deus, por me proporcionar enxergar a mim, as pessoas e ao mundo com perspectiva diferente.

risoneidemaria
visit shbcf.ru