TESTAMOS O LÁPIS INFINITO

preview_player
Показать описание

Bora desvendar o segredo do lápis infinito? Isso mesmo, esse lápis escreve 100 vezes mais que um comum e nem é preciso apontar! Além disso, neste vídeo, vamos entender o que são as letras e números que aparecem em todos os lápis e que diferença isso faz na hora de escrever e desenhar.

Mas antes de tudo, temos uma coisa para revelar: é o papel que risca o lápis! A maioria dos lápis é feita de uma camada de madeira por fora e, por dentro, a parte que escreve, existe o grafite. Esse é um dos materiais mais moles que conhecemos, pois os átomos do carbono, que formam o grafite, são organizados em forma de folhas, que escorregam umas em cima das outras.

Ao escrevemos com o lápis, a força que fazemos arranca algumas camadas do grafite que, por sua vez, passam para o papel. Como é o grafite que sai riscado desse atrito, é possível constatar que o papel é mais duro, ou seja, é ele que riscou o lápis!

E aí, partiu conhecer o lápis infinito? Confira no vídeo!






CRÉDITOS
Direção e apresentação: Iberê Thenório
Direção executiva: Mari Fulfaro
Direção de Conteúdo: Fernando A. Souza
Direção de Produção: Tiago César Silva
Coordenação de Edição: Thaís Paneto
Coordenação de Comunicação: Noelle Marques
Produção de Conteúdo: Arthur Lasak Okuda
Consultoria Técnica: Luiza Egger, R. Pena Spinelli e Vitor Moreira
Câmera: Matheus Fractal
Edição e finalização: Juan Felipe Mariano
Assistente de edição: Fernando Pasquarelli
Apoio: ASUS
INTEL

Copyright© 2023 Manual do Mundo®. Todos os direitos reservados.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Já que o vídeo tocou no assunto de medidas estranhas (1B 2B) façam um vídeo explicando a medida de óleo 15w30 20w40 etc.

geuberfilho
Автор

O Iberê é o cara mais paciente, criativo, inventor, e detalhista que eu conheço, eu jamais iria conseguir contar essas linhas todas kkk

Desenrolese
Автор

Cara... que trabalheira foi essa... surreal a determinação dessa equipe. Muito obrigado pelo trabalho, e obrigado aos patrocinadores também, melhor canal do Brasil.

DhenysonJhean
Автор

Nunca consegui usar uma caneta até acabar toda a tinta pelos seguintes motivos:
Tinta secava, a caneta estourava, a caneta sumia, a caneta sempre era roubada, as vezes a caneta era perdida, outras vezes eu nem tinha caneta... e por aí vai

bechfumer
Автор

Faz o teste com caneta! Já aproveita a estrutura

guilhermebalog
Автор

FINALMENTE ENTENDI ESSE "HB"!!!
Eu sou uma artista tradicional e sempre procuro lapis bem escuros e eu achava que entendia, mas sempre comprava lápis finos e claros e eu gosto muito de deixar meus desenhos a lápis, então ficavam claros de mais!

Obrigada Manual do Mundo, vocês me salvaram e salvaram minha arte!!!!

JessicaNevesLago
Автор

Só duas pequenas correções:

Quanto mais argila na mina, mais dura é a ponta do lápis/traço;
Depois do H não vem o 1H, o H sozinho é o próprio 1H, então depois vem o 2H, o mesmo se aplica ao B, seguido do 2B e por aí vai.

No mais, excelente vídeo. 👏👏

tsdmpi
Автор

Lápis infinito na prática dura mais. Usava mais de 3 lápis ✏️ comuns por ano, no colégio, depois desse infinito, eu passei 2 anos com o mesmo lápis sem precisar comprar outro, e ele ainda resiste.
Os outros lápis caiu no chão, quebra o grafite por dentro tudo, aponta e quebra, enfim... Lápis infinito pra estudante realmente é o melhor

Javra
Автор

Além de explicar muito bem, é mostrado na prática também, ótimo vídeo

euz
Автор

Adoro assistir esses vídeos, sempre quis saber os "comos" e os "porquês". Agora com 65 anos parece que estou ainda mais curiosa e com muita vontade de aprender.

monicarayel
Автор

No desenho técnico analógico - antes do AutoCAD - o tipo do traço depende da mina/grafite usado na lapiseira.
2H: rascunho - HB: cotas - 2B: traço final do projeto

Depois, se passava pro papel vegetal usando caneta Nanquim (que entupiam caso não se usasse). No caso do Nanquim, apenas o diâmetro da pena que variava o traço (0.1 - 0.3 - .5 -.7 ou .9). Sim, a gente tinha estojo para diversos lápis, canetas nanquim, normógrafos e aranha, esquadro, transferidor e curva francesa!

theDfLopes
Автор

Que baita trampo!!! Eu fico imaginando o Iberê pensando: "Porque Deus eu comecei isso?"

epinatel
Автор

manual do mundo não cansa nunca de fazer vídeos perfeitos, com muita pesquisa e muito trabalho!! aprendo e admiro muito vcs

graizi
Автор

O infinito do lápis infinito, só se for o plástico. A ponta escreve pouco e o plástico do corpo vai ficar umas centenas de anos na natureza, parabéns ao fabricante. O lápis comum, é todo de madeira, biodegradável \O/

JohnLordViking
Автор

Esse vídeo é uma aula não apenas sobre o lápis e o lápis infinito, mas também de marketing e product placement. Se todo o mundo tivesse essa naturalidade na hora de divulgar os produtos dos anunciantes, venderiam muito mais. Parabéns!

andrecoxa
Автор

Faltou só uma variável... Com o lapis comum não escrevemos até o fim dele, pouco menos da metade dele fica quase impossivel ergonomicamente de escrever e isso varia de acordo com a mão de quem escreve ! Mais um excelente vídeo ... parabéns !!!!

uiranoliveira
Автор

Isso é que é teste científico de qualidade!

viniraiolaser
Автор

Eu não me canso e nunca me cansarei desse canal, muito obrigado Iberê!

Samueldovale
Автор

Mininu do céu!!! Se tem alguém que merece lucrar com Youtube, é tu viu, pq os seus vídeos realmente dão TRABALHO!!! 👏

ellencogo
Автор

Afe. Bem que vovó dizia, as coisas de antigamente duram mto mais. O que mais evoluiu DE VERDADE até hj foi o marketing e a obsolescência programada

paulocode