Frida, A Biografia (Hayden Herrera) | Tatiana Feltrin

preview_player
Показать описание
TLT - Ligando livros às pessoas

- Frida, A biografia, de Hayden Herrera
- O diário de Frida Kahlo: Um autorretrato íntimo:
- Frida Kahlo, uma biografia (livro ilustrado), de María Hesse
- Frida Kahlo, suas fotos:
*OBS: Ao adquirir quaisquer itens a partir dos links acima você ajuda o canal! Muito obrigada!

***
Minha lista de desejados da Amazon (wishlist):

Instagram:

TLT No Facebook:

Nos Correios:
Caixa postal:
2015
São José dos Campos - SP
CEP: 12243-970

Tumblr:

Blog:

Twitter:

Email para contato comercial:

Divulgue seu livro no TLT!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

A Madonna foi uma grande colaboradora na divulgação de Frida Kahlo pelo mundo. Desde o anos 90 ela comprava obras da Frida para seu acervo e sempre falava dela como inspiração. Inclusive a Madonna deu ajuda financeira na produção do filme.

hebertejulio
Автор

Tatiana, pelo que sei, ela não perdeu o útero no acidente, mas o que lhe foi dito na época é que mesmo que concebesse, não poderia engravidar porque quebrou a bacia em vários pontos e do modo que o osso "colou" não havia condições para desenvolver uma gestação. Não sou médica, posso estar errada, mas só para constar. E nada impede que os abortos que ela relata tenham sido fruto de gravidez psicológica, não me surpreenderia uma fato desses numa mulher de tamanha criatividade.
Quanto ao fato de ela ser stalinista "depois de tudo que lemos sobre ele" não me impacta grandemente, justamente porque NÓS lemos. Ela certamente não teve acesso a toda essa informação na época, sobre os detalhes horrendos dos gulags que nos assombram hoje. O que ela tinha de informação era algo altamente idealizado, "transportado" ao seu país por um grupo de idealistas. Com certeza, o Stálin idealizado por Frida até podia ser uma figura de culto, diferente do mais real que conhecemos hoje. Se todos os alemães soubessem o que hoje sabemos sobre Hitler, provavelmente seu partido não teria florescido daquela maneira na época. A gente precisa dar uma distância temporal para entender esse tipo de realidade, acho. Grande abraço.

SamaraPapoDeBruxa
Автор

Penso que hj Frida se tornou um ícone feminista justamente pelo fato de ter vivido um relacionamento abusivo, até doentio, repleto de sofrimento e mesmo assim ter usado sua dor física e emocional para criar quadros, para se revelar como artista e para hj ser ainda mais conhecida que Diego. A história de sofrimento dela e superação de muitos obstáculos é o que a torna um ícone feminista. Não é necessariamente um modelo a ser seguido e sim um exemplo do machismo, sofrimento e humilhação imposto as mulheres, principalmente naquela época. Onde mesmo uma mulher genial, que pensava fora da caixinha, que tinha hábitos um tanto peculiares para sua época, acabava caindo em uma relação abusiva. É um símbolo feminista TB que demonstra como as mulheres geniais ficavam abafadas por seus maridos famosos ou não e como isso era injusto e que talvez num mundo igualitário sua história poderia ter sido diferente.
Quando a ser stalinista, bem, ninguém é perfeito, ninguém sabe tudo e incomoda mesmo. Mas quantos gênios, ídolos e intelectuais nos decepcionam quando sabemos suas ideias e sua conduta na vida privada?

alessandracolins
Автор

Seguindo um raciocínio Ferrantiano, a imagem de Frida é mais conhecida (um ícone Pop) que a sua própria obra.

juliohenriquebaltazar
Автор

Frida é um ícone feminista pq ela ficou conhecida por desafiar os esteriótipos de gênero.. por exemplo, ela fumava, praticava boxe (coisas que n eram esperadas de uma mulher naquela época).. além disso ela se vestiu-se como homem em um dos retratos de família e se recusou a alterar seus traços mais "masculinos" como por exemplo o bigode..
Além disso ela era abertamente bissexual.. oq para a época era uma grande coisa, principalmente vindo de uma mulher.. além disso ela também desviava da representação tradicional da feminilidade nas pinturas dela e fazia pinturas tratando de temas como aborto, amamentação, parto.. entre outros.. que eram temas tabus e experiências femininas totalmente ignoradas..

ally
Автор

Tati falando "Eu que não sou muito ligada às artes" eu me senti o cocô do cavalo do bandido por comparação. UAHSUahsuhASUahs

JoaoMarques_
Автор

Nenhum herói ou figura importante é perfeito no que ele representa. A Frida foi uma mulher que superou todo tipo de obstáculo e construiu seu império na arte. O amor dela pelo Diego que pode ser enxergado como submissão, dependendo dos olhos de quem vê, não neutraliza a sua personalidade e genialidade de sua figura. Inclusive, na primeira vez que eu ouvi falar sobre a Frida e assisti o filme uma das coisas que mais me impactou foi ela saber da infidelidade do marido desde sempre e pegar geral quando queria também.

biricicleta
Автор

Li esta biografia pq buscava mais informações sobre a relação dela com Trotsky. O que me frustrou muito, pois não há quase nada. Quem faz uma leitura crítica mesmo no final n pode conceber sua ligação com a luta feminista genuina (se é que existe). Enfim... Oq aprendi disso tudo é o quanto pode ser ruim "endeusar" pessoas, irmos nas ondas do momento. É preciso que sejamos seres pensantes sobre tudo e todos.

gracielecampos
Автор

"Depois de cem páginas eu aceitei que foi assim que essa biografia foi escrita". Hahahha eh por essas e outras q eu amo esse canal!

tecontooqueli
Автор

Eu acredito que para nós, que lemos sobre esse apoio a Stalin hoje, causa repugnância mesmo. Não dá pra relativizar de modo algum.Quando eu li a biografia do Jorge Amado pensei justamente isso. De acordo com a autora, os crimes de Stalin só foram revelados após sua morte e que boa parte do mundo não sabia sobre.

queromorarnumalivraria
Автор

Para quem tiver a sorte de conhecer o México, é altamente recomendada a visita à Casa Azul de Coyoacan, onde o casal viveu. Saí de lá com a convicção de que Rivera foi melhor pintor, mas os seus poucos quadros são bem mais impactantes, especialmente por ela colocar toda a sua experiência na tela. Não são simples auto-retratos, é um pedaço dela, quase literalmente.

David-nslb
Автор

Estudando Frida Khalo. Obrigada pelo vídeo!

luanalima
Автор

Amiga, você realmente, é, muito educada e extremamente generosa.

zeilacalvete
Автор

Gente, quem gosta da Frida não perca a oportunidade LEIA! Pra nós que já nos interessamos por ela o cenário é diferente, o livro é muito bom, apresenta uma avaliação das obras que sim permitem interpretações pq a Frida explicou o que quis passar ou pq a maioria da sua obra foi autobiografica e conhecendo a sua história fica mais fácil ❤ Acho que a Tati por não gostar/conhecer a Frida acabou ficando apenas com a parte ruim

JoyceAlvarenga
Автор

Tenho essa biografia e também foi uma via crusis engatar! Em 15 ouvi uma entrevista com a autora e ela disse que desde o lançamento se descobriu poucas coisas que mereça uma nova edição do livro. A parte que eu mais gosto foi quando Frida foi professora de arte e duas fridas é meu quadro preferido.
O que mais me irrita nesse ícone milenar que Frida foi transformada é continuarem escondendo sua deficiência.

BruxinhaGabis
Автор

Bom dia, Tatiana. Adoro seus vídeos. Um dia eu li uma postagem interessante sobre a Frida e o "ativismo de telão". Temos inúmeras artistas (ou mesmo pessoas do dia a dia) que vestem camisetas com a foto da pintora, mas não conhecem metade de sua vida, sequer seu local de nascimento. Parabéns por trazer informações e a vontade de ler o livro e/ou ver o filme.

marianbe
Автор

Com relação à Frida e o feminismo é só analisar o contexto histórico em que Frida vivia e como ela vivia. Usou calças quando mulheres não o faziam, rompeu com o padrão de beleza da época, assumiu uma posição política e atuou quando mulheres eram silenciadas, falou sobre sua bissexualidade em vida e em obras, pintou denunciando o feminicídio, entre outras. Resumir posturas feministas à questões amorosas é simplista demais.

KTMota
Автор

Seu canal é fantástico! Amei!
"Frida sempre lidou com essas limitações fisicas que, no caso dela, eram mais obstáculos a serem ultrapassados"
Que análise bonita, empática e sensível.
Show

elizfidelis
Автор

Eu amei pela linha temporal muito bem organizada.

margotvieira_adv
Автор

Eu sempre me perguntei o porquê dela ser um símbolo feminista, rs. Acho que a estética dela é que é atraente e caricata, isso ajudou a imagem dela a ser vendida.

brunac.