Aprenda como deduzir plano de saude empresarial do seu imposto de renda

preview_player
Показать описание
Neste vídeo eu falo sobre como você tem que fazer para poder deduzir o plano de saúde quando ele é um plano empresarial. Assista o vídeo e entenda como você pode resolver esse problema.

▬▬▬▬▬ Vídeo - Tempos e assuntos (timestamps) ▬▬▬▬▬
00:00 - Intro
00:44 - Como funciona?

▬▬▬▬▬ Meus contatos ▬▬▬▬▬
Meu Twitter: @meuprovedor

▬▬▬▬▬ Quem sou eu? ▬▬▬▬▬
Sou Prof. de tributação de investimentos no IBMEC/XPEED, com 25 anos de experiência trabalhando com Tributação Pessoa Física e Pequenas e Médias Empresas e Micro Empreendedores Individuais. Isso inclui Imposto de Renda Pessoa Física, Micro Empreendedor Individual - MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Os profissionais liberais e autônomos estão incluídos nesse contexto dentro de pessoas físicas. Também faço toda a rotina contábil do seu negócio através da minha empresa de contabilidade, desde controle dos empregados, folha de pagamento, e-Social até os livros e declarações para os órgãos de governo.

▬▬▬▬▬ Minha História ▬▬▬▬▬

Eu tinha 17 anos quando decidi seguir a carreira de advogado. Estava tudo indo bem até que no último período da faculdade por conta das injustiças que eu testemunhei decidi abandonar a carreira jurídica no ultimo período de direito.

Resolvi fazer a faculdade de contabilidade, pois como eu já trabalhava com meu pai no escritório contábil nessa época essa era a coisa mais sensata a se fazer. Essa decisão se mostrou acertada.

Resolvi fazer todo o software que precisávamos para o escritório. Aprendi a programar em diversas linguagens, gestão de bancos de dados, segurança da informação, chegando a ser Microsoft Certified Profesisonal for Windows NT 4, dentre outras certificações.

Nessa mesma época resolvi montar um provedor de internet. A idéia era dar acesso grátis aos nossos clientes sem aumentar o custo para nós. Crescemos tanto que cheguei a ter 1000 assinantes pagantes, 240 linhas de telefone para receber ligações e um link de 6Mbits (naquela época era um luxo). Até que entrou o IG e o Click21 oferecendo grátis o que eu vendia. Obviamente perdi muitos clientes e resolvi fechar essa operação quando ela deixou de ser lucrativa.

Apesar empreender em outras frentes (comprei participações em bares, restaurante, hotéis, loja de automóveis) eu nunca deixei o escritório de lado, ele sempre foi meu porto seguro. Hoje o escritório tem quase 60 anos de existência e me orgulho de ter seguido com o sonho de papai.

Dividir o meu conhecimento, ensinar, falar em público são prazeres que me fazem feliz. Por isso abri um canal no YouTube e venho gravando videos sobre Imposto de Renda. Quero passar a gravar videos sobre o mercado de capitais também.

É impressionante como um problema que parece enorme para algumas pessoas, trazendo infelicidade, para outros é uma coisa simples de resolver. Eu tenho essa visão: tudo é simples quando a gente não complica.

Eu sou assim. Adoro desafios, adoro resolver problemas.

▬▬▬▬▬ Meus equipamentos ▬▬▬▬▬

▬▬▬▬▬ Disclaimer : ATENÇÃO LEIA! ▬▬▬▬▬

TODAS AS INFORMAÇÕES DO VÍDEO SÃO APENAS MINHA INTERPRETAÇÃO SOBRE O TEMA E POSSUI APENAS EFEITO INFORMATIVO A FIM DE COMPARTILHAR ENTENDIMENTOS SOBRE O TEMA. NÃO ME RESPONSABILIZO POR SUAS DECLARAÇÕES POIS NÃO TENHO CONHECIMENTO DE TODOS OS FATOS QUE ENVOLVEM A SUA DECLARAÇÃO. AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS NÃO SERVEM DE PROVA DE PROCEDIMENTO OU COMPROVAÇÃO DE OBRIGATORIEDADE DE ENTREGA DE DECLARAÇÃO. MAIS UMA VEZ, É APENAS A MINHA OPINIÃO SOBRE OS PROCEDIMENTOS EXPLICADOS. EM CASO DE DÚVIDA, SEMPRE PROCURE UM CONTADOR DE SUA CONFIANÇA
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Bom dia Roberto, tudo bem ? Parabéns pelo vídeo, ótima explicação! No meu caso, eu pago o valor integral do Plano de Saude pela minha conta PJ e meu contador desconta todo mês o valor integral no Pro-labore (Valores meus, da minha filha e minha esposa), e no Informe de rendimento anual conta com as informações do quanto cada um custou durante o ano vigente. É o primeiro ano que tenho de empresa e mesmo com todas essas informações cai na malha fina. Fiz o Lançamento na aba de Pagamentos Efetuados com o codigo 26 e coloquei no CNPJ da Operadora de Saude. Devo retificar essa ultima informação e lancar o valor como pago para meu CPNJ ?

matheuscarvalho
Автор

Muito obrigado pelas informações. Uma consulta, recebo somente dividendos da empresa e não pro-labore, entretanto ao receber os dividendos é descontado o valor do Plano de saúde, ou seja, o plano é corporativo, mas quem paga integralmente o plano sou eu. Como faço para declarar, uma vez que recebo INSS e tenho IR retido na fonte.

martinhofernandes
Автор

Ótima explicação. Gostaria de saber se a empresa não apurou ganhos no ano e o sócio pagou o plano de saúde pela pessoa física, tem como descontar? A pessoa física deve declarar como empréstimo à empresa os valores pagos ao plano?

reginajunqueira
Автор

Tenho uma PJ médica no qual sou o único sócio.
Fiz um plano empresarial ano passado. Incluí eu, minha esposa e meu filho. Paguei todos os meses o boleto do plano pela minha conta PF.

Pago um salário mínimo a mim mesmo como pró-labore e envio todos os meses outro pagamento como divisão de lucros.

Informei o valor pago por mim e pelos meus dependentes separadamente como sempre fiz com meu plano anterior (PF).

Pela primeira vez na vida cai na malha justamente por essa dedução do plano.

Ao longo do ano o contador da PJ não fez menção a pagamento do plano de saúde no balanço da empresa.

Deixo de incluir essas deduções no exercício de 2024 e envio a retificadora para encerrar a pendência?
Ou espero a intimação da receita para apresentar os comprovantes para provar que eu enquanto pessoa física fui o responsável pelo pagamento de 100% do plano?

marcusgoncalves
Автор

Caro Roberto, minha esposa tem um CNPJ que foi criado apenas para contratarmos um plano saúde empresarial. Eu e minha esposa sempre (desde 2020) informamos, em nossas minhas declarações de IRPF (fazemos nossas declarações de IRPF em separado, eu faço a minha e minha esposa a dela), os gastos com saúde referentes a este plano empresarial. E sempre conseguimos as deduções em relação ao plano de saúde empresarial, só que este ano caí na malha por este motivo. Pergunto: Mudou alguma coisa dos anos anteriores para este? Pois fiz minha declaração exatamente como vinha fazendo nos últimos dois anos e caí na malha. Estou com agendamento na Receita Federal para amanhã (23/05/23) para dirimir esta questão. Como poderei sanar esta pendência? P.S.: Excelente vídeo Roberto, parabéns!

JeanOuriques-kbwk
Автор

Muito bom o Video, mas tenho uma duvida. Os valores que paguei foram descontados do pro-labore e constam no informe de rendimentos. Porém no ano passado 2023 e de agora 2024, a minha declaração cai na malha fina. No momento de informar a despesa de plano de saude devo informar o CNPJ da operadora de saude ou o CNPJ da minha empresa (pois foi ela que pagou e descontou do meu pró-labore)? Pois estou informando o CNPJ da operadora e caindo na malha fina. Pode tirar essa minha dúvida?

marceloaihara
Автор

Sou funcionário público municipal, e tenho atividade pela CLT, além disso, sou MEI, com plano de saúde empresarial, ( MEI), mas tenho feito o IR, (MEI) sem renda nenhuma, jogo a despesa do Plano de Saúde para o IR Pessoa Física, onde declaro os dois salários salários de Funcionário e empregado CLT. Esta certo ???

luizalencar
Автор

Ola, eu e meu marido somos socios de uma empresa/PJ com qual alguns anos atras contratamos um plano de saude. Nos ultimos anos a empresa esta parada, sem gerar lucros etc, e nao estamos recebendo prolabore. Todos os boletos do plano contratato pela empresa/PJ foram pagos por mim como PF.
Cai na malha fina, tem chance de conseguir em qualquer modo de fazer a deducao do plano, sem desconto do prolabore? simplesemente comprovando que os pagamentos foram feitos da conta bancaria da PF? obrigada pela ajuda

vitinhodocapa
Автор

Tenho um plano de saúde da minha empresa, onde são sócios eu, minha esposa e meu pai (tributação pelo simples nacional). Minha esposa e eu temos pró-labore com desconto das parcelas do plano de saúde no mesmo. Tenho filho (meu dependente no IR) que tb é coberto pelo plano e desconto tal valor no meu pró-labore. A questão do meu pai ser sócio, não estar incluído no plano e não ter pró-labore, impediria da minha esposa e eu deduzirmos os valores na declaração da pessoa física?! E outra dúvida, para declarar esses gastos do plano, a empresa não devia ter tributação de lucro real ?!

edvagner
Автор

E quando o sócio não faz retirada pró-labore, somente antecipação de lucros mensal. Como informar que é ele que paga o Plano de saúde?

pibjp
Автор

muito bom, agora e no caso dos sócios que não fazem retirada de pro-labore o entendimento poderia se estendido ao sócio descontando dos lucros a distribuir?

marcosaureliorodrigues
Автор

Bom dia, poderia esclarecer umas dúvidas? POR FAVOR! Minha esposa possui um MEI e fez um plano de saúde empresarial e colocou como dependente, a si mesma, a irmã e três sobrinhos. Eu (para minha esposa) e mais dois cunhados (um para esposa e duas filhas e o outro para a filha) pagamos nossas partes no plano, e diferente de perguntas parecidas acima, minha esposa tem rendimentos no MEI. Seria possível colocar todos os gastos dos dependentes na DIRF, para podermos (eu e meu cunhados) "lançarmos" os valores desse plano na declaração do Imposto de renda (todas como dependentes em nossas declarações)?? Sei que minha esposa poderia dentro do pró-labore (ela nunca informou antes), lançar o gasto dela do plano... mas como fazer com os outros dependente?? Se colocar todos como dependentes da minha esposa na DIRF (no plano), meus cunhados poderão lançar no imposto de renda deles como dependentes? Mais uma pergunta se me permite... ao lançar na DIRF o pró-labore (para poder justificar o gasto com o plano), digamos que de 1 salário mínimo (mínimo permitido), seria cobrado os 20% do INSS?? Abç e obrigado!

carlosalbertolopesdesousaj
Автор

Boa tarde Roberto...

Minha dúvida é a seguinte, minha esposa é sócia de uma empresa (20%), ela não faz retirada de pró-labora (na verdade ninguém tem pró-labore), pois divide essa empresa com 2 amigas e sócias, porém ela e outra sócia contrataram um plano de saúde empresarial, consto como dependente nesse plano, ou seja, é um plano com 2 sócias e eu dependente, os pagamentos são feitos na conta corrente PF da minha esposa, todos os custos com o plano são pagos por elas, há possibilidade de deduzir?

gabrieldeble
Автор

Parabéns pelo vídeo! Pode me auxiliar? Minha esposa trabalha em uma indústria e possuí um plano Unimed, sou dependente dela, assim como minha filha. Mensalmente é descontado dela os nossos planos. É possível realizar a declaração individual de cada um, utilizando a informação fornecida pela fábrica?

shepherdteodoro
Автор

Minha esposa possui MEI. Ela fez um plano de saúde empresarial usisaude. Só que os boletos são pagos com o salário da nossa aposentadoria, mesmo porque o que ela ganha como micro empreendedora é mixaria. Diante destas informações, me orienta onde devemos lançar os boletos pagos da usisaude, na pessoa física dela ou na declaração do MEI ?
Mais uma vez estou nesta grande dúvida. A minha esposa já fez, ela mesma a declaração do Mei, e acho que já é do seu conhecimento, no preenchimento do MEI, não tem campo para declarar plano de saúde. Estou neste grande dilema. Como declarar este plano no MEI? Não tem campo para estas informações na página de preenchimento do MEI

sincerosempre
Автор

Ótimo vídeo!
Tenho duvida em relação ao convenio médico lançado no pró-labore empresa simples nacional;
Efetuei o lançamento na declaração IRPF2022 conforme valores de despesas com convenio apontados na observação do informe de rendimentos, mas minha declaração foi retida para resolver pendência na malha fina. Gostaria de saber como que a receita confronta os valores, visto que a Nota Fiscal foi emitida contra o CNPJ da minha empresa e não para o meu CPF. Como amarrar esse pagamento.

Pode informar o procedimento correto para esse lançamento? Obrigado!

josecarlossouza
Автор

Em relação ao plano de saúde, pagando um empresarial, em meu nome e do meu esposo, essa despesa é abatida nos impostos da empresa? No caso, empresa de infoprodutos

aliciapascoal
Автор

😃💰👍... Vamos supor que o empresário gastou R$ 600.000, 00 com convenio medico para os seus funcionários no decorrer de um ano... Qual a porcentagem desse total gasto ele poderá deduzir do IRPJ no final do ano... Por gentileza me ajude a esclarecer essa duvida... 😃👍💰

josegeraldorodrigues
Автор

bom dia, nesse caso na hora da declaração informamos o CNPJ da empresa ou da operadora de plano de saúde?

wilamiteixeiradacruz
Автор

Mas no caso de declarar o valor tributavel do mei que seria faturamento - despesas - dedução, o plano de saude entra como despesas para o valor tributavel ?

igoraguiar