Resenha #171 Fazenda Modelo, de Chico Buarque | Ou a Revolução dos bichos à brasileira

preview_player
Показать описание
Links:

||| PRA ME ACHAR NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: @bdebarbarie
Twitter: @babskrauss

||| PRA ME PRESENTEAR:

Lista de desejos na Amazon:

||| A MÚSICA DA VINHETA:

Dance with dragons - BrunuhVille

#MeuCaroChico
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Um grande livro, sem dúvida. Um magnífico trabalho alegórico e textual de Buarque, utilizando também a dedicação, os agradecimentos e o prefácio como parte do romance. Uma brincadeira com a voz narrativa que me deixou admirado. Obrigado por sua análise. Parabéns. Saudações da Espanha.

HectorMartinez-btgp
Автор

Resenha muito boa, curti muito, me ajudou a entender melhor o livro
Estou lendo para fazer no vestibular da UFSC

SuperDanilo
Автор

DESCULPE A PERGUNTA, MAS O LIVRO FAZENDA MODELO DO CHICO BUARQUE, SERIA INSPIRADO NO LIVRO ADMIRÁVEL MUNDO NOVO DO ALDOUS HUXLEY? POIS É MUITO PARECIDO.

otavioalbinoneto
Автор

A fazenda modelo vai cair no vestibular da UFSC. Adorei a resenha e a comparação com o Orwell. Parabéns!

yasmims
Автор

Incrível como essas analogias se encaixam perfeitamente no caso político atual, não é atoa que é leitura obrigatória kkk adorei o vídeooo tirou algumas dúvidas que ainda tinham ficado.

raquelsilva
Автор

Terminei hoje A Revolução dos Bichos e lembrei que eu tinha na estante A Fazenda Modelo. Seu vídeo foi importante pra eu começar essa leitura que eu to adiando há anos. rs

dressaamaral
Автор

Excelente explicação! Parabéns! Se quiser, no meu canal, há análise gramatical desta obra! Preparando vídeos para os vestibulandos de UFSC! ❤️

ProfJanna
Автор

Gratidão, querida. Sou professor de Literatura e estou trabalhando essa obra com meus alunos. Parabéns pela análise. Você é muito boa.

Edinho
Автор

amei a resenha! estou lendo o livro para o vestibular da UFSC e você me ajudou a refletir mais sobre o assunto 🥰

kamyinparis
Автор

alô, bárbara!
gostei muito do teu vídeo, principalmente da relação que você faz entre a reprodução dos bois e a sociedade capitalista.
procurarei o conto que você mencionou.
sigamos que essa playlist está mesmo muito boa.
e.... um amplexo.

nicolasmadge
Автор

Realmente, você faz jus ao seu nome. Você é Bárbara!!! Comprei esse livro há pouco tempo, porque você o citou em um dos vídeos anteriores. Ainda não o li. Aliás, comprei alguns livros do Chico por causa de suas indicações. Assisti ao filme "Ópera do Malandro". Descobri que há no youtube também a história em forma de peça de teatro, mas ainda não tive tempo de ler. Mas voltemos ao livro em questão que é o Fazenda Modelo.
Fico abismado com sua capacidade de analisar a obra e esmiuçá-la. Você sabe pegar detalhes bem interessantes e cria em nós vontade de ler a obra. E mesmo quando não tenho oportunidade de ter o livro em mãos ou lê-lo, as suas reflexões geram em mim uma certa introspecção. Fico pensativo com as questões que você destaca em suas abordagens. Fiquei pensando em questões de violência tanto contra os animais como contra as mulheres. Às vezes, eu acho que algumas violências contra a mulher surgiram porque elas foram vistas como animais domésticos, objetos etc. Se você reparar, basta dar uma olhada na bíblia e ver como o nono mandamento foi descrito. Na tradição, nas igrejas, foi dada uma suavizada nesse mandamento, mas se você pegar no original, a coisa bem outra.
Em Ex 20, 17 aparece em primeiro lugar: Não cobiçarás a casa do teu próximo. Só depois vem a ordem para não cobiçar também o que está dentro da casa do próximo: a mulher, o servo/serva, boi, jumento, nem coisa alguma que lhe pertença. Já em Dt 5, 21 o que aparece em primeiro lugar é: Não cobiçar a mulher do teu próximo, e depois não desejar a casa do teu próximo, o campo, servo/serva, boi, jumento e nem coisa alguma que lhe pertença. Assim mais tarde, principalmente com o cristianismo, aconteceu uma clara separação do nono mandamento, o qual ficou: “Não desejar a mulher do próximo” e o 10º. Mandamento: “Não cobiçar ou desejar as coisas alheias ou o que é do próximo”, que exprimem o respeito para vida em família.
Independente da ordem do nome mulher, é perceptível que ela está ali como algo igualável a animais e objetos. O cristianismo suavizou ao fazer a separação e criando o nono e o décimo mandamento.
Mesmo com essa separação, notamos que existem resquícios culturais, infelizmente, na forma em que as mulheres são tratadas. A sua reflexão sobre a obra demonstra esses preconceitos. Gosto muito do jeito como você evidencia os fatos.
Abraços.

Автор

Procurei pelo vestibular da UFSC! Li o livro e adorei sua resenha, me ajudou muito a entender melhor!!

sofiarcerveira
Автор

Legal sua comparação com a Revolução dos bichos. Não li nenhum dos 3. Qual ocê sugere ler primeiro?

jokafofinha
Автор

Caramba!! Agora eu consegui entender o contexto desse livro, vai cair no vestibular e tenho de fazer uma resenha dissertativa, fui ler o livro e não entendi nada obrigada!!

blairwaldorf
Автор

Vestibular da UFSC em peso aqui obrigadaa ❤

alinemeyer
Автор

Resenha perfeita, me ajudou muito a entender mais sobre o contexto e algumas partes do livro, obrigada!

sarabernardi
Автор

obrigada! estou estudando o livro pra ufsc e me ajudou bastante a entender,

thaynapeirao
Автор

Me ajudou a fazer o trabalho de portugues.. nao gostei.

jast