Como agem os ladrões e o que fazer se celular for roubado

preview_player
Показать описание
Furtos e roubos de celulares têm esquentado a cabeça de muitos brasileiros que se tornaram vítimas desses crimes nos últimos meses.

Hoje, a subtração dos aparelhos tem um ingrediente a mais para atrair criminosos: o Pix, ferramenta de transferências bancárias instantâneas.

Uma pesquisa da empresa de segurança PSafe apontou que, em fevereiro deste ano, o Brasil registrou 36 mil bloqueios de aparelhos por dia por conta de tentativas de golpes financeiros.

Celulares subtraídos são utilizados por quadrilhas especializadas para aplicar golpes e fazer transferências por meio do Pix, plataforma utilizada no Brasil desde novembro de 2020.

Neste vídeo, nossa repórter Giulia Granchi conta o que os ladrões fazem com celulares levados — e o que, segundo especialistas, podemos fazer para minimizar o prejuízo em caso de roubo ou furto.

Confira.

Reportagem em texto:

#bbcnewsbrasil #celular #crime
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu me sinto mt revoltado por ter que morar em um lugar onde a pessoa tem que fazer isso tudo e nao pode nem ver um celular na rua. Morar no Brasil adoece qqr pessoa

rodrigor.elacerda
Автор

Bastante útil. Se você for roubado, pode entrar em desespero.

MauricioSantos-xwpz
Автор

Outra dica bacana é botar senha no SIM card. O bandido geralmente tira o chip (SIM card) do seu celular e coloca no dele. Daí ele liga para um número que ele conhece e pega o seu número. Daí começa o que eles chamam de Engenharia Social para te extorquir e chantagear. Bloqueie o seu SIM card com senha. A tela de bloqueio do celular não é suficiente.

Автор

pessoal, coloquem senha no próprio SIM (chip) do celular. Toda vez que você reiniciar o celular vai ter que digitar a senha, mas isso também dificulta a vida do ladrão.

RafaelScapella
Автор

As instituições financeiras parecem não se importarem muito com o que está acontecendo e não dando uma solução para isso. Resultado: mesmo fazendo o passo a passo, eles não colaboram e te faz pagar pelo prejuízo. O que antes era uma metáfora quando falávamos sobre ser “assaltado” pelo banco, está se tornando a mais pura verdade.

icarosc
Автор

Uma dica adicional que deixo aqui é bloquear o cartão SIM com uma senha (pode ser feito nas configurações de segurança do aparelho). Essa senha é requisitada sempre quando o chip for inserido em um celular ou quando o celular é reiniciado. Logo, em caso de tirarem o chip pra colocar em outro celular, não vão conseguir usar pq vai ser solicitado a senha de segurança para desbloquear o chip (3 tentativas e caso todas elas sejam erradas, o chip é bloqueado automaticamente). E se o ladrão tentar colocar o chip novamente no teu aparelho, vai pedir senha do mesmo jeito. A única inconveniência é que vai ter que colocar essa senha sempre que vc reiniciar o teu celular, mas é um preço barato a se pagar pra ter uma camada a mais de segurança.

EdMonteiro
Автор

O ideal para ter um mínimo de segurança, proteção e paz e sair deste país assolado por bandidos em todas as esferas

walkiriamendes
Автор

Acho incrível esse fenômeno de os bandidos mandarem pix pra uma CONTA NO BANCO, cuja abertura exige o CADASTRAMENTO DE UM CPF, e a polícia não conseguir chegar no criminoso.

anandradeee
Автор

JÁ PASSOU DA HORA DE TERMOS UM BOTÃO DE EMERGÊNCIA, onde bloqueia tudo (funções e apps) até segunda checagem

Автор

Triste o pais que precisa de um video assim.

ZicoeOli
Автор

Galera, outra dica é diminuir ao máximo o tempo que a tela fica ligada até bloquear. Se um ladrão te roubar com o celular desbloqueado, com o bloqueio em 15 segundos, até o vagabundo parar de correr, o celular já bloqueou.

vincesupermoto
Автор

Parabéns a todos que participaram da reportagem. Matéria completa.

Pauta, texto, edição e locução.
👋👋👋👏

carlosborges
Автор

É lamentável q a gente tem ter" cuidados" para não ter o q é nosso por direito, q foi comprado e pago honestamente roubado por um bandido, pior ainda é como a lei deveria nos proteger ser tão falha !

milasantos
Автор

Lamentável a gente viver num país onde temos que ter esse tipo de preocupação.

hermanotrres
Автор

Faltou um detalhe importante (que até já foi comentado abaixo):
Os chips SIM suportam senha de 4 dígitos numéricos e que se digitar a senha PIN1 errada 3 vezes seguidas, trava o chip, só sendo possível desbloquear usando a senha PUK1 (ou PUK2 ou PIN2) que está no cartão que veio junto com o chip SIM.
A senha do chip SIM é solicitada toda vez que é ligado - seja ao por em outro aparelho ou ligar o celular (reiniciar não desliga o chip SIM).
Sem digitar a senha do chip SIM, é como se ele não existisse, pois não inicia.
Se você perder o cartão que tem as senhas PUK1, PUK2, PIN1 e PIN2 e seu chip SIM travar por digitar a senha PIN1 errada 3 vezes seguidas, já era o chip e a agenda telefônica salva nele, e lembro que nem a operadora consegue destravar, ou seja, só um novo chip SIM ou tente encontrar o cartão exato das senhas desse chip, pois só a senha do PIN1 é padronizada, as demais são aleatórias.
Obs.: Assim que a senha correta é digitada, as tentativas erradas são apagadas voltando a ter 3 tentativas novamente - o mesmo vale para PUK1, PUK2 e PIN2.

Jair-Neto
Автор

colocar PIN no chip e não deixar senhas no bloco de notas já ajuda muito gente

IAMEDUARDOSILVA
Автор

Eu tenho dois celulares: um com as contas que fica somente em casa e outro bem simples com outro chip que uso quando saio de casa. Se roubarem esse aparelho a dor de cabeça será infinitamente menor. Infelizmente somos nós que temos que fazer nossa própria segurança. Também só saio de casa com cartão de crédito pré pago, deixo um pouco de crédito para alguma emergência e caso seja roubado não levo tiro por não ter nada, o ladrão rouba um cartão pré pago com um pouco de crédito.

hexxor
Автор

País nojento o nosso que não dá pra usar um simples celular na rua sem medo de ser assaltado.

pa_de_queijo
Автор

O assustador é que é extremamente fácil de excluir um celular roubado de seu uso em rede pelas operadoras. Porque não fazem?

pensamento
Автор

Faltou um aspecto mais que essencial na reportagem: a maioria dos smartphones conta com a opção de usar dois chips. Então, ao pedir o bloqueio na operadora, deve-se informar os dois números do IMEI que estão explícitos na embalagem do celular. É preciso pedir o bloqueio da linha e o bloqueio do aparelho.
A maioria dos consumidores, simplesmente, descarta as embalagens, assim, para descobrir o IMEI, basta digitar no teclado do aparelho *#06# e aparecerá um número, este deverá ser anotado e guardado em local que possa ser acessado no caso de acontecer um roubo ou furto do qual, infelizmente, ninguém está livre.

douglasmalthus