Damares, homeschooling e autismo

preview_player
Показать описание
Independentemente da fala problemática da ministra, algumas mães e pais acabam optando por retirar seus filhos da escola regular. Isso é evidência de que há um problema no modelo educacional atual, e precisamos discutir sobre.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

São tantos pontos a abordar sobre assunto, mas o principal deles é entenderem que REALMENTE existem muitos casos em que se torna uma possibilidade de melhor desenvolvimento para a criança. O que não dá é rejeitar a proposta a partir de argumentos carregados de preconceito, sim, porque a comunidade de famílias educadoras é muito ampla e diversa, ou só por um viés político. Também não dá para querermos agora fazer um amplo debate de algo que já está sendo uma luta das famílias há 26 anos! Existem 6 projetos no congresso sobre o tema, existe parecer jurídico da Câmara favorável, existem já uma produção acadêmica que pesquisou o tema, aqui no Brasil e muito mais lá fora. Mas existem neste exato momento, famílias sendo processadas e ameaçadas terrivelmente por praticarem educação domiciliar. É um direito constitucional que vem sendo usurpado por conta de entendimentos contrários na legislação infraconstitucional. O Brasil é signatário de dois tratados de direitos humanos internacionais que também respaldam o direito à educação domicilar. A criança que não tem um desenvolvimento ok no ambiente escolar, e os pais querem e podem, merece ter a opção de ser desescolarizada. É um direito de liberdade educacional e que atenda ao melhor interesse do menor. Além disso, temos que ser honestos e apontar que a inclusão real está bem distante da necessária, - e isso não significa que se deva deixar de lutar por ela, jamais!- mas devemos entender que há casos em que o despreparo, falta de material de apoio, de capacitação, de pessoal, de conhecimento, de vontade, etc- pode ser muito prejudicial a uma criança, agravando seu quadro e sendo realmente mais danoso que trazendo benefícios. Fundamentalmente, educação domiciliar deve ser uma opção a mais, independente de qualquer condição a não ser a opção por ela e o preenchimento de requisitos básicos como está no PL.
Vc é sempre muito sensato e ponderado, isso é uma qualidade rara hoje em dia. Espero que, como elenquei alguns pontos em que discordo de ti, o teu vídeo sirva para as pessoas se abrirem mais a esta possibilidade. Obrigada, William.

anapaulassantiago
Автор

Meu filho tem 4 anos, diagnosticamos o autismo dele com 1, 5 ano mais ou menos. Ele sempre esteve em escolar comum, e faz as terapias. Ele tem autismo moderado, ainda não fala, mas é extremamente comunicativo, sociável, brincalhão. Não consegue formar as palavras, mas se faz entender muito bem em grande parte do tempo. Obviamente as terapias tem um papel fundamental, mas tenho certeza que a escola influenciou demais nisso, principalmente o lado social dele, super ativo. Inclusive foi indicação da terapeuta que não o colocássemos em escola especial, para que ele desenvolvesse mais a socialização. E falo sem medo de errar, se tivéssemos feito homeschooling, duvido que ele teria desenvolvido tanto a coordenação e, principalmente, a socialização. E por fim, você falou e disse, muito raso o discurso dela para quem quer generalizar sem embasamento nenhum. Você é o cara. Sou fã do teu canal.

fabiogift
Автор

Cada caso é um caso. A regulamentação do homeschooling possibilita o direito de quem quer e quem precisa. Não é uma obrigatoriedade e não exclui a responsabilidade do sistema de ensino tradicional.

esdraparreira
Автор

Olha, eu sou a favor do homeshcooling. Porque meu filho ficou dois anos na escolinha e não aprendeu NADA! e estou cansada das pessoas olharem feio para mim quando digo que optei por ensinar o meu filho em casa . Me julgando como uma mãe que não se importa com a educação do meu filho! E é justante ao contrario! Quero que ele aprenda e comigo em casa ele teve um ótimo progresso ! Então sou a favor de ser uma opção e não obrigação dos pais ensinarem o filho em casa.

maiaraaraujo
Автор

Eu alfabetizei meu filho em casa . Duas escolas não aceitaram ele , em cada uma dessas escola pediram pra eu tirar a criança . Voltou pra escola regular com.8 anos . Foi aceitando aos poucos . Fez até o sexto período de engenharia civil . Parou por bullying , entrou em depressão . Hoje ele tá último semestre de logística , e passou na UFC PRA matemática .acredito que foi a melhor opção alfabetizar meu filho am casa . Pois com paciência fui mostrando como.ele era capaz, acredito que conseguir milagres .Pois com 6 anos ele sabia ler e escrever .

elizabetegritti
Автор

Homeschooling deve ser OPÇÃO para a família que deseja educar seus filhos assim!! Damares está certa em dar essa opção! Parabéns Damares!!!!

kalinkamacedo
Автор

Discussão muito sensata para um assunto tão delicado. Parabéns, Will👏🏻👏🏻👏🏻

isabellacallou
Автор

A grande maioria da escola não está preparada para a inclusão, meu filho é muito inteligente e por conta do estresse não rende nada na escola, tentamos mil vezes conversar, com certeza temos que avaliar caso a caso .

cristinanunesdossantos
Автор

Para um autista o maior pesadelo é a escola, pois descobrimos o que é ser excluída da escola e crianças . Sou autista e tenho um filho autista.

veraferreira
Автор

A inclusão aqui é exclusão. Os autistas sofrem bullying e não existe material nem professores especiais em 99 por cento dos casos.

melinaivanova
Автор

Paguei professores particular para meu filho concluir o Ensino Médio em casa .Ele fez ENEM e passou com notas ótimas.A escola é inóspita para autistas.Meu filho se sentia muito bem amparado e confiante com os tutores em casa.Inclusive, ele estudava algumas matérias sozinho e só precisava de assistência em Exatas .Tirou 800 na redação do ENEM

marciapignaton
Автор

O meu filho autista, adora a escola. Vai ficar lá até quando não puder mais. Em casa nada resolve para ele.

agnaldomorato
Автор

Eu to tão feliz de ter encontrado esse canal William! A vontade é de baixar todos os vídeos e mandar pras mães, pais, familiares que tem algum parente no espectro! Vc passa Muita informação incrível! Necessárias! Nossa!!! Feliz mesmo.

luaraingridegomesdasilvafr
Автор

Parabéns! Não esperava menos de alguém como você. Que a nossa preocupação e discussão possa contribuir na melhoria da qualidade de vida de todos que se encontram no espectro. Afinal esta é a nossa luta sempre.

mairsilva
Автор

Se a escola no Brasil fosse o suprassumo da educação, o Brasil não estaria entre os últimos no ranking da educação. Tem pesquisa que mostra que certas crianças fazendo o home schooling tem um proveito melhor do que crianças em escola regular. No próprio EUA e Portugal, se o home schooling fosse ruim, então não se poderia ter nesses países. Isso aí tem que ser analisado no caso concreto, caso a a caso.

zerandooretro
Автор

Até que enfim uma opinião sensata e objetiva sobre o assunto! 👏👏👏

magnafortunato
Автор

William, acho muito incrível como você é consciente e analisa tão bem vários aspectos de um discurso. Não sou autista, mas meu namorado é psicólogo e trabalha com ABA, e eu também já participei de pesquisas com autistas para aquisição da linguagem.

carlalopes
Автор

Will, pena que não posso dar um milhão de likes. Você não é apenas alguém que vive na pele, você é um profundo conhecedor do assunto e consegue enxergar várias situações. O nome "espectro" é quase auto explicativo, é impossível uma única solução!

KekaKeleka
Автор

Estou amando seus vídeos, descobrir que minha filha e autista agora com 10 anos, depois de muitas luta para intender ela, já tinha o diagnóstico dela de hiperativa, def de atenção, problema mental leve, más ao leva para outro especialista, ai veio, o diagnóstico não esta fechando ainda mãe! Sua filha têm autismo, na hora em vez de ficar triste, agradecir a Deus porque, agora estou no caminho certo, para ajuda a meu anjo azul . Tenho muita dificuldade dela na escola, ela não gosta de estudar, des de pequena ficava trocando de escola achando que era a escola, hoje sei que tenho que tratar e minha filha

fefvnsb
Автор

Muito sensato! Concordei com todos os pontos, e realmente é preciso que as pessoas estejam abertas a outros pontos de vista. Eu super cogitava o homeschooling para meu filho, mudei de idéia ao abrir a mente e perceber o quanto a escola tem feito bem e como ele gosta de ir as aulas. Não sei se será sempre assim, mas por enquanto estou bem satisfeita assim.

nataliamoneda