A VIÚVA MEEIRA PODE RENUNCIAR A HERANÇA EM FAVOR DOS FILHOS?

preview_player
Показать описание
No vídeo esclareço a dúvida de uma mãe que ficou viúva e questionou se poderia renunciar a herança em favor dos filhos herdeiros.
Vejam bem, quando um dos cônjuges falece ocorrerá a meação dos bens, não será herança, mas patrimônio particular do cônjuge sobrevivente quando existir bens a serem partilhados. A meação se adquire em razão do regime de casamento e não em decorrência da abertura da sucessão.
Espero que os esclarecimentos do vídeo possam ajudar vocês.

Me encontrarão também nas redes sociais:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

A mulher ou homem que fizer essa renúncia não está ciente do engano em que se ingressa, não pensando no dia de amanhã na sua velhice ou doença quando poderá não contar com ajuda de nenhum dos filhos, o que é comum acontecer. Até mesmo passar imóvel para usufruto dos filhos não convém, porque onde versa dinheiro as personalidades mudam.

luz.francolima
Автор

Bom dia Dra Lia. Ótimo final de semana. ❤

zeliamariadeabreu
Автор

Bom dia Dra, muito esclarecedor obrigado por sanar nossas dúvidas

opensador
Автор

Ola boa tarde
Gostaria de tira uma dúvida para minha mãe
Ela e viuva de meu pai e tem uma casa na qual ela quer vender.e nescessário fazer inventário se nenhum herdeiro pediu algo ??

pedrobatista
Автор

Não tenho contato com meu pai, porém tenho o sobrenome dele, quando ele falecer, irão me procurar se ele tiver alguma herança? Tenho como fazer um levantamento de imóvel através apenas do nome dele?

mirianmartinstelesmerola
Автор

Boa noite doutora primeiramente quero parabenizá-la pelo excelente trabalho que a senhora faz aqui na plataforma do YouTube ajuda muitas pessoas gostaria de fazer uma pergunta se a senhora puder me responder ficarei muito grata eu pedi o BPC LOAS mas sou casada no papel ainda mas separada O que é isso significa o que eu posso fazer pode ser negado como fica minha situação casada no papel mas separada já tem muitos anos o que devo fazer

nadiralves
Автор

Desculpe o Horário... È possivel estabelecer no inventário que um dos herdeiros ficará responsavel pela transferencia posterior de um veículo, junto ao DETRAN, sobre o qual os herdeiros ainda não tinham decidido COMO FICARIA?

mostrashowscarlosricardo
Автор

Boa Noite, meu nome é João Justino e sempre assisto seus vídeos. Gostaria que me tirasse uma dúvida. A meeira pode doar ou renunciar 70% do seu direito na herança?

joaojustinopereira
Автор

Olá doutora.tem como partilhar o bem deixado entre o filhos sem ter q fazer inventário, trata de um bem único um imóvel, ouvi dizer q tem como poderia me esclarecer, sem ouver algum ônus pela consulta deixe mg.

baltaneto
Автор

Bom dia . O falecido solteiro sem filho, deixa sua mãe como única herdeira . No caso da mãe renunciar a essa herança ela vai para seu filhos vivos que são irmãos e herdeiros colaterais do falecido né ?

JoaoMarcosDuda
Автор

Olá, Dra!
Havendo filhos somente do falecido e filhos somente da viúva, caso a viúva faça a renúncia abdicativa da herança dos bens particulares, o quinhão da herança que era da viúva irá para os filhos do falecido ou da viúva?

amigoeu
Автор

Doutora, minha mae é a viuva meeira de todos os bens, porem ela esta com alzheimer e nao foi interditada, ela pode doar a parte que cabe a ela para apenas 1 dos filhos ? Somos em 4 irmaos .

veexposito
Автор

Oque fazer quando a viúva não tem direito sobre a casa deixada pelo o falecido e se nega a entrega a chave da casa para os herdeiros

marcielelimaduarte
Автор

Boa tarde, Dra. Tenho 1 casal de irmãos por parte da minha mãe de outro relacionamento, e eu sou a caçula dela e filha única do meu pai com ela. Meu pai tem um terreno com casa onde eles reside e minha meia irmã veio com umas conversas estranhas jogando letras pros meus pais dizendo q enteado tem direito a herança e tal... pelo q me informei e meus pais se informaram eles tem direito quando meu pai e minha mãe partirem, pq a herança seria pra mim q sou filha dos 2 e eu teria q dividir 50% com eles por ser filhos também minha mãe e ela ter sido casada no papel com meu pai. O q eu queria entender é, se meu pai for na frente da minha mãe primeiro se ela em vida e por vontade própria pode doar tudo pra mim através de documento? pra eles ñ se meter e exigir nada pq ela ja falou q queria q tudo fosse meu sem ter q dividir com eles, pq eles tem herança do falecido pai deles ja, e nunca foram de se preocupar e procurar ela, eu sempre cuidei dela e do meu pai e fico perto deles.

kellarts
Автор

Doutora, a senhora ainda está atuando? Quanto cobraria por uma consulta, por meio digital?

fabicontin
Автор

Boa tarde, Dra.!
Antes lhe parabenizo pelo compartilhamento de conhecimento. Isso é nobre e digno de reconhecimento.
Deixo uma indagação acerca do imposto incidente sobre a segunda modalidade de renúncia, a translativa. Neste caso o imposto devido, por ser ato "inter vivos" não seria o ITBI ao invés do ITCMD?
Fica aqui o meu forte abraço, torcendo pra que seu trabalho continue ajudando as pessoas.

carlosadvcac
Автор

Muito claro, Dra, Excelente explicacao!

paulomello
Автор

Doutora, tenho uma dúvida. É um inventário extrajudicial, são 4 herdeiros e 1 viúva meeira. Esta viúva pode renunciar abdicativamente a sua parte em favor de 1 dos herdeiros?

fabicontin
Автор

Eu e meu esposo compramos uma casa de repasse ele veio a falecer estou pagando a casa sozinha tenho dois filhos, a casa é financiada os outros filhos (de outri relacionamento) tem direito a casa? Posso fazer outro contrato só no meu nome?

giseledelmondes
Автор

Ótimo vídeo doutora parabéns!! Me ajuda com uma dúvida: Eu moro a 31 anos em um apartamento que foi emprestado para meu pai, vim morar nele com apenas com 10 anos.O tempo passou o casal que emprestou o apartamento para meu pai venho a falecer, esse empréstimo do apartamento foi feito apenas de boca, não existe nenhum documento, meu pai pagou a prestação do apartamento até quitar e tmb sempre pagou IPTU e condomínio, então em 2017 apareceu a filha deste casal querendo o apartamento e colocou meu pai na justiça, então meu pai procurou um advogado e entramos como uma ação de pedido de posse do apartamento. Achas que temos chances de ganhar o processo? Desde já agradeço!! Abraço

elianedarosapinheiro