DOSSIÊ CULT195 | Jacques Derrida

preview_player
Показать описание
A TV CULT entrevistou os filósofos Juvenal Savian Filho e Olgária Matos a respeito da obra de Jacques Derrida. No ano em que se completa uma década da morte do filósofo francês, tema do Dossiê CULT 195, Juvenal e Olgária discutem as fronteiras entre filosofia e literatura, o conceito de Desconstrução e a importância do pensamento de Derrida.

Direção Geral: Luísa Manente

Direção de Imagem: Guilherme Caires

-----------------------------------------------------------------------------------------

Dossiê Jacques Derrida na Revista CULT:

Editores: Carla Rodrigues e Rafael Haddock-Lobo

Com textos de: Alice Serra, Fernando Fragozo, Olgária Matos, Rafael Haddock-Lobo e Leyla Perrone-Moisés

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Vou arriscar no palpite...A funcionalidade é atributo da mente.A função da mente é criativa.

edsoney
Автор

Sempre fico curiosa para saber como seria a voz média na língua portuguesa

thamiresl.
Автор

Ricardo da Mata, fique tranquilo, Derrida escreve para ele mesmo e quem tá ai dizendo que a leitura é "adequada" também não entendeu nada.

Notaveispodcast
Автор

Eu entendo designificar o que esta signifiicado pelo significante.Está na origem do verbo designar que é tirar o significado da condição de significante.É a leitura.

edsoney
Автор

cai aqui por acaso apenas para dizer. se você ler esse Derrida leia também Karl Popper " A sociedade aberta e seus inimigos" Nassim Taleb "O cisne negro" " Antifragil" e o último ainda em inglês Skin on the game" Derrida é o tipo da pessoa sem Skin on the Game.

raffacasting
Автор

Quem ta estudando essa porra no 1 ano do ensino media e ta quase reprovado por causa desse cara pouhaaa

gradelff
Автор

O grande problema e o pensamento refinado de Derrida e outros filósofos que repensam temas tão amplos não e algo para todos infelizmente. Ai refutar e desvalorizar o que não se tem o conhecimento passa a ser o caminho mais fácil. Se tornando mais fácil ou menos descomplicado ler Olavo de Carvalho. 

historaflixprof.joaomaria
Автор

desconstrução é mudar as verdades supremas, tudo é relativo, e não existe uma verdade única.

djalmamagalaessilvamagalha
Автор

A metáfora " Luz é vida" coloca a vida na luz(nome e conceito) como me colocaram no meu nome e eu me tornasse meu nome mesmo sendo antes de tudo carne e osso ou espirito que não tinha nome.Podemos ver a vida fora do conceito e nome luz.

edsoney
Автор

Nossa! Novamente em minha opinião! Não são um texto, e meramente um texto, podem ser representadas, melhor ou pior, podem ser representadas com mais ou menos nitidez, mais ou menos eficacia, mas não são apenas um texto! Estas relações de sentido podem estar poderosamente presas a realidade ou não, e algumas existem apenas no mundo linguístico, assim como também a realidade pode modificar muitas destas relações de sentido, elas também podem modificar a realidade!

elderhenrique
Автор

Perdoe minha ignorância, mas essa tal Tática de Desconstruão tem algo a ver com a Tática de "Dividir para Conquistar"?

diegocaramelo
Автор

Vcs ainda vão conhecer a Verdadeira Filosofia.

viniciusviks
Автор

Ou seja: uma vertente hegeliana orgânica

cassioaraujo
Автор

Me desculpe, mas aos três primeiros minutos não me convence, parece ser exatamente o contrário do que querem dizer, pois me parece óbvio que é destruição, e não permite remontagem, não é desmontagem, é destruição pura, porque se considerarmos a linguagem de Saussure, as palavras, ou unidades, são encapsulamento de ideias e valores com grande poder de transformação e atuação na realidade, se cristalizaram naturalmente ao longo do tempo na língua e cultura, assim como palavras lexemáticas representam ideias que estão relacionadas a objetos reais! Assim as sentenças léxicas formadas a partir delas só são meros discursos dentro, e somente dentro, isoladas no próprio mundo linguístico, mas sabemos que o mundo linguístico não está isolado! Dentro do mundo linguístico esses discursos são manipulados por uma metalinguagem muito especifica que só servem para análise linguística, não mexe com os valores que nelas estão encapsulados ou representam. Caso contrário poderiam gerar ressignificação, inversão de valores, destruição semântica!

elderhenrique
Автор

Ricardo da Mata, "picareta" é jma metáfora muito pobre para aludir ao desconstrucionismo. Saberia disso se tivesse lido Derrida adequadamente...

adrebd
Автор

Quanto proveito não haveria se um dia esses mimimis esquerda-direita enfim aprendessem a andar em linha reta ou ate mesmo curva!

raffireal
Автор

sugiro Márcia tiburi para comentar sobre filosofia

antoniovignapereira
Автор

Olavo de Carvalho, um filósofo genuíno, não esses que usam de palavras difíceis, falácias, usadas pra parecerem intelectuais. Não passam de idiotas úteis. Posso, também usar essa técnica, mas enganar não é meu feitio.
POR ISSO E TUDO MAIS, #BOLSONARO 2018. 💪😎

Автор

Ricardo da Mata, "picareta" é jma metáfora muito pobre para aludir ao desconstrucionismo. Saberia disso se tivesse lido Derrida adequadamente...

adrebd