Parte 1 - Se você namora uma mulher autista, você precisa saber disso

preview_player
Показать описание
Se você namora uma mulher autista, é importante que você saiba como o autismo impacta os relacionamentos.
Então, neste vídeo, nós vamos conversar sobre os oito primeiros capítulos do livro "22 coisas que uma mulher com síndrome de Asperger quer que seu parceiro saiba". O livro foi escrito por uma autista chamada Rudy Simone a partir de relatos colhidos na comunidade autista internacional.

#autismofeminino #relacionamento #autismoleve

___________

- Quadro das emoções:

- Baixe no Telegram o pdf para fazer a sua contabilidade energética:

0:00 Introdução
2:20 Você realmente deseja namorar uma autista?
3:59 Ela pode ser muito sensível.
6:42 Não tente consertar a autista.
8:49 Ela pode gostar de controlar.
10:49 Ela pode ser bastante critica.
13:27 Entre no mundo dela!
18:03 Ela só precisa de você!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор


📚 Se você quiser conhecer o mais novo e completo livro sobre o espectro autista, é só clicar no link abaixo:

Nele você vai encontrar dois capítulos escritos por mim e mais 50 outros textos produzidos por especialistas da área.

Os meus capítulos são:
1. Espectro Feminino - as meninas estão voando abaixo do nosso radar.
2. Momento Eureka - a descoberta da evitação extrema de demanda.
Espero que goste!


Outra obra que recomento é o Autismo ao longo da vida. Vale conferir:

E, claro, venha acompanhar as nossas conversas no Instagram!


Grande abraço 🤗

lygia.pereira
Автор

Estou há quase 3 anos com uma mulher que é autista e sem dúvidas foi a melhor coisa que ja aconteceu. ❤

Shimon
Автор

Qualidades de autista- sinceridade e fidelidade

mairanoronha
Автор

Eu terminei de assistir o video e to chorando de emoção. Agora faz sentido toda a minha estranheza, minha "chatice", meu "egoísmo"... eu tenho o costume de escrever bastante, desde sempre. O principal tema sou eu mesma. E hoje mesmo escrevi algumas coisas que você citou. Tem sido emocionante pra mim saber que existem pessoas parecidas comigo, que posso ser autista ou algo que se enquadre em alguma neurodivergência. Eu amei você, Lygia. Obrigada por existir. Deus abençoe seu trabalho ❤

IsabelaSousa
Автор

Eu estou namorando uma mulher autista e desde o primeiro encontro já experienciei coisas maravilhosas.
Uma mulher leal, romântica, intensa e, acima de tudo, sincera .
Estou aprendendo muito com esses vídeos e também me divertindo com os depoimentos.
Tenho uma coisa para dizer :

“o amor bateu de verdade na minha porta”
Continue com os vídeos.
Estamos amando !!❤

Carlosbaritonolirico
Автор

Sei que sou ingênua, mas não gosto de ser tratada como criança. Outro dia ao sair do trabalho com um colega que gosto muito eu disse, agora batemos o ponto e ele disse, não, agora tiramos a roupa, então entramos numa discussão sobre o que fazer primeiro, bater o ponto ou tirarmos os uniformes. Passado alguns dias ele disse que o assunto não era esse, que disse "roupas" ao invés de uniformes, para testar minha malícia, fiquei chateada com ele.

nina_oak
Автор

Fiquei curiosa para ler! Faz pouco mais de um mês que comecei um relacionamento com um moço que tem suspeita de ser TDAH. Falei que era autista antes de conhecê-lo pessoalmente, porque eu não queria mais perder meu tempo (e dinheiro dos encontros haha) com quem não fosse me aceitar. E está sendo muito bom. Falamos abertamente e sem rodeios sobre as nossas necessidades, desconfortos e prazeres. Ele contou para os amigos dele que sou autista antes que eu "permitisse" (eu não havia falado nada sobre não contar) e todos têm me respeitado muito. É interessante o cuidado que ele tem comigo, mas tenho medo de parecer infantilizada.

sophia.teixeira
Автор

Eu sempre falei pra minha família que meu cérebro fucionva diferente, mais ninguém levou a sério

claudianascimentosantiago
Автор

Kkkk falou bem, para autista não tem essa de reunião de amigos desde o maternal, minha filha nao sente falta de ninguém kkk....ela mesma se basta ❤

simoneborborema
Автор

Trnho 72 anos, e meu marido achava que eu era louca... Me internou inumeras vezes, mais nunca provaram nada errado consigo...

mariaauxiliadora
Автор

Hoje eu não me sentiria traída, eu preferiro que ele vá sozinho na verdade. Durante um bom tempo meu marido insistia que eu deveria ir, que eu era a família dele e etc. Eu não gosto, eu evito, esses encontros com pessoas que não conheço e não quero conhecer me desgastam muito, e sempre acontecem em momentos que eu estaria descansando de uma semana longa de trabalho, ou seja, além de não descansar eu fico super estressada e terei que lidar com o esgotamento durante toda a semana sem previsão de poder descansar minha mente. Expliquei isso para meu marido várias e várias vezes, hoje ele é mais compreensivo com essas questões, quando sai com os amigos ele vai sozinho mesmo. Eu não me importo que ele encontre os amigos, entendo que ele precisa.

hellequinm
Автор

Meu DEUUUS
eu fiquei chocada com essa do hiperfoco em si mesma Eu faço isso
E eu ficava até pensando: será que é possível ter hiperfoco sobre sua própria vida ? Kkkkk

nathyalexz
Автор

E tão difícil ser desacreditada quando tudo é evidente! Tenho 36 anos e não consegui ainda um profissional pelo sus que tenha escuta ativa e entenda o perfil feminino no espectro. Sinto um ar de deboche por parte profissionais, o mesmo tom de deboche quando eu informei ao pediatra que meu filho à época com 10 meses estava no espectro, ele simplesmente riu. Troquei de profissional e aos 2 anos meu filho conseguiu o laudo do TEA. Hoje está com quase 5 anos, e é lindo seu desenvolvimento. Mas, eu continuo na luta para validar meus sentimentos. Este canal é maravilhoso, Lygia! Continue.
Observação: me identifiquei com todas as características citadas no vídeo. E mais um adendo: simplesmente eu odeio surpresas românticas, já magoei diversas pessoas neurotípicas pelas minhas reações frente a isso, pois é algo que realmente me incomoda e eu aviso no início do relacionamento, mas, as pessoas realmente tentam nos empurrar o que a sociedade tem como visão do amor. Para mim, a lealdade, o respeito e a companhia diários valem mais que um buquê ou um pedido de casamento surpresa.

nathalia_f_lima
Автор

Tenho 38 anos e me sinto uma estranha nesse mundo, não sei se sou autista, comecei a ver vídeos sobre isso e me identifiquei em muitas coisas, mesmo sendo comunicativa, não consigo me aprofundar em nenhuma relação. Sei que tenho tdah e descobri a pouco tempo.
Assistindo ao vídeo lembrei dos tantos caras que entraram na minha vida e me senti pra baixo, já levei nome até de psicopata porque sou fria em alguns assuntos. Na realidade me acho prática e objetiva, e falo na lata e logo de cara quem sou, sem mistérios...AFF...não tenho muita paciência. Acho que o romantismo é maravilhoso quando se joga limpo e se conversa. Um outro é pai de um autista, foi a primeira pessoa que quis desabafar por achar que eu podia ser autista, e ele riu da minha cara e com arrogância disse que "coooom certeza não". Ele riu quando eu falei que fui virgem até os 35anos, desconfiou que tinha pego alguma doença comigo por ter uma simples afta, corri para fazer exames pra nada... Sofri muito com os relacionamentos, me culpo sempre e até hoje, por isso estou solteira e meio que desisti de buscar alguém que queira realmente estar comigo. Que seja amigo, parceiro e protetor, mesmo eu sendo muito independente. Pelo jeito sou difícil demais!
Estou muito cansada, cansada demais de tentar me encaixar. Graças a dra lygia com seus vídeos, percebi o que é ser neurodivergente, e percebi que a et que eu sempre achava que era tem um nome e uma maneira de ser que deveria ser pelo menos respeitada.
Nossa, estou realmente exausta.

JaNaCarvalhoOficial
Автор

Estou conhecendo uma Aspergirl, lendo esse livro (tema da sua série), assistindo The Good Doctor (a pedido dela rs), e estou gostando muito do aprendizado. No nosso 1º encontro eu já amei a presença dela, seus sorrisos espontâneos e seu olhar cativante! Eu já havia assistido essa sua série 1x inteira, e consumi outros materiais sobre o TEA, para então me preparar pros encontros. Algo que fiz e realmente foi interessante no nosso 1º encontro: ela permitiu que eu ficasse de mãos dadas o tempo todo e/ou fizesse carinho nas mãos dela. E eu tinha o cuidado de revezar as mãos dela que eu pegava ou acariciava, visto que eu descobri a tal hipersensibilidade dela, onde parece que a pele dela queima (como sensação) ao toque contínuo, e é por isso que eu conscientemente revezava as suas mãos, pois quando uma "esquentava" demais, eu ia para a outra mão dela. E teve uma hora que esqueci por mais tempo nossas mãos juntas, e ela distraída nem sentiu a "queimadura", mas quando retomamos a consciência do tempo das mãos juntas, ela sentiu a "queimadura", mas sem exageros. Foi interessante esse encontro. Ela me encantou e me encanta ainda. Conhecemo-nos em dezembro de 2022 e espero que a conheça cada vez mais, até nos casarmos e constituirmos família. Observação: perdi a conta de quantas coincidências entre nossas formas de pensar e nossos gostos. Somos muito semelhantes, e isso nunca aconteceu com alguém que eu namorei ou tive algum relacionamento antes. Lygia Parabéns pelo conteúdo!! Quando mostrei pra ela esse seu conteúdo ela amou, e disse que você a descreveu completamente!! Já assisti a sua série 2x e sinto que preciso assistir mais!!

wellingtonrodriguesdossant
Автор

Presume-se que todo relacionamento afetivo seja permeado pelo amor.
Sendo assim, deve haver aceitação, respeito e cuidado para com as peculiaridades do outro.
Quando há reciprocidade, a relação perdura.
Muito obrigado, Lygia, por mais um excelente vídeo que nos ensina a relacionar bem.

dr.djalmabambirra
Автор

Coisa que eu detesto é que os improvisos e imprevisto acontecem . Mas, quando precisa avisar as pessoas não avisam . Detesto quando fazem eu mudar os planos.

martinsmartins
Автор

Meu marido é meu melhor amigo de infância e demorou muito pra eu perceber que gostava dele romanticamente. Ele passou e passa por todos esses processos, fiquei chocada com o vídeo kkk Quando ele pergunta sobre mim pra me entender melhor, eu não consigo parar de falar e analisar processos hahahahahaha mas agora que ele entende um pouco, ele me ajuda a lidar com as pessoas! E tem dado certo! Eu ajudo ele nas partes que eu sou melhor e na parte social ele é meu melhor professor! Ainda bem que nós gostamos de praticamente tudo igual, então eu sou muito feliz de passar praticamente 90% do meu tempo com ele. Depois do diagnóstico precisei mudar de emprego e agora vamos começar a trabalhar na mesma área e na mesma empresa! Vantagens de casar com seu melhor amigo!

amandafranca
Автор

Saiu meu diagnóstico este mês, tive 5 namorados .. duraram no maximo 6 meses... Eu dificilmente perdoava mentira e traição. Nao olhava para tras. É difícil encontrar alguém... Hoje não sou tão exigente, so que a pessoa tem que ter atitude. Apps de Namoro é bom online todo mundo fala, peçam p conversar no Instagram acaba a conversa, e ja que não falam comigo mais excluo a pessoa. E eu mesmo ao vivo querem ficar e eu não...para mim a energia vale muito, se nao há uma empatia ou gostos similares não ha atração.

luizafurtado
Автор

Disparado a melhor coisa que já aconteceu comigo foi namorar uma mulher autista, todo dia é um aprendizado

fnickfistt