Jogar no Linux NÃO é mais um problema 🕹️

preview_player
Показать описание

Neste episódio do Diocast, falamos um pouco sobre a experiência de jogar no Linux. Se antigamente a quantidade de jogos disponíveis era escassa, hoje são raros os jogos que NÃO funcionam na plataforma do pinguim.

Ainda assim, a experiência não é perfeita, e existem algumas melhorias que podem ser feitas para deixar o sistema 100% para os gamers.

Apresentação por: Edson Silva
Edição por: Edson Silva
Produção por: Raul Craveiro
Thumbnail por: Adriel Filipe

#Diocast #Tecnologia #Jogos #Linux #Opensource
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Depois de 5 anos sem usar windows, precisei fazer dualboot e me surpreendi com o tanto de coisa inútil e a invasão de privacidade do windows. Não vejo a hora do linux não ter mais problemas com os anti-cheat.

cleber__
Автор

Se as desenvolvedoras fizessem o jogo para linux nativamente, eu já tinha abandonado o windows há muito tempo, ja que eu uso ele somente para jogos. Como essa realidade esta longe de acontecer, vou de windows para jogar.

cassianpry
Автор

Eu acho que o lançamento de The Finals representa bem o cenário dos jogos no Linux. Os desenvolvedores haviam declarado que tinham em vista o suporte a Linux e quando foi lançado o jogo abria normalmente com Proton, mas éramos chutados pelo anti cheat. A comunidade manteve pressão nos fóruns da Steam e nas redes e agora liberaram o jogo para Linux e está rodando LISO.

marcelorauber_
Автор

Nesses bate papos nunca se fala do CKB-NEXT para periféricos Corsair.

O pessoal que desenvolveu essa solução está de parabéns, porque funciona muito bem.

cleberabreu
Автор

Pessoal existe o Solaar no Linux que faz a gestão dos teclados e ratos da Logitech. Basta instalar o flatpack 🙂

danilaros
Автор

Fico feliz que hoje em dia é 90% do jogo rodar, 5% de você não ter configurado ele direito e só 5% do jogo não ser suportado. Graças a isso eu mudei de vida e só uso o Windows pelo Dual-Boot pra jogar Fortnite pq até o NFS com mod de shader agora é pelo Linux 🐧

japa
Автор

'quase' é uma palavrinha complicada mas perfeita para definir a burocracia que é jogar no linux. O dia que ele for igual o windows, instala e joga com todas as tecnologias ON, poderá ser uma opção melhor q linux.

Leanst.
Автор

4:11 essa parte de gravar as partidas, o goverlay tem uma função de replay.

Francehelder
Автор

o pessoal comentou de cenário competitivo, rodo street 6 e boa parte dos jogos de luta funcionam no linux ainda não testei todos olha que meu pc é antigo core i7 e uma 1070 16 de ram

vinilinuxgnome
Автор

se quer um fone bom mesmo recomendo ir para um mais voltado a quanto a 7.1 ou voltado mais para musicas com um kz dfi ou demais

TheComputerFool
Автор

Pelo que eu vi até agora, a compatibilidade de Jogos no Linux estão avançando muito bem, entretanto sistemas Linux para se trabalhar em escritório é bem complicado, não tem funções básicas como painel de visualização de arquivos .doc, instalar certificado digital é um "parto" (tem que ter a versão do SO correta ou ter que usar terminal para corrigir a ausência de Libs, ou Libs conflitantes), scanners de documentos muitos não funcionam (alguns funcionam em modo Twan ou Wia, mas o software proprietário do scanner não funciona nativamente), e boa parte dos programas governamentais não funcionam ou se funcionam de forma precária; Ao que me parece que em boa parte das distribuições não é o usuário comum, digamos até você até pode usar, mas até certo ponto, dificilmente no dia dia você não terá que fazer uma "gambiarra", para fazerem as coisas funcionarem.

sulivanb
Автор

Sou um bebê no nundo Linux, tenho menos de uma semana como usuario de linux, uso windows a 29 anos, mas ja acompanho o diolinux a algum tempo e no momento q estou escrevendo esse comentário, notei q n sou inscrito ainda kkk, (ja vou resolver isso agora mesmo ), enfim o linux mint me deixou completamente apaixonado, quase n entro no windows mais . Jogo meus games de snes, PS1, PS2, ds, steam, alguns especificos fora a parte q rodam tb e sinceramente nem sinto falta do windows . Só quero msm dominar os comandos do terminal .

arlaorwolverine
Автор

O mais incrível é que para o cliente final a maioria dos jogos são para Windows.... Mas no backend dos servidores desses games tem linux por trás kkk

sampaforce
Автор

Eu uso a steam no archlinux, com um controle PS2, e roda meus jogos de boa.

ricardolisboa
Автор

Alguem ajuda ai, usando ubuntu 22.04, meu lutris nao instala absolutamente nada, mesmo seguindo os tutoriais de como instalar um jogo, seleciono o wine, pasta do executavel etc, mas quando mando rodar, nao acontece nada.

lucasferrari
Автор

Ainda tem o problema das desenvolvedoras tipo Ubisoft e EA desenvolverem launchers para Linux. (Eu sei que tem como instalar via Lutris). Mas, no meu caso eu compro os jogos pela Steam. E no Far Cry, pro exemplo, ao lançar o jogo a primeira coisa que executa é o launcher. Até hoje não consegui achar um jeito de contornar. Essa interface web já resolveria e muito o problema.

iyczfjx
Автор

Periférico mais especificamente teclado sugiro os que tem suporte ao VIA/QMK e são configurados com software pra Win e Linux inclusive com versões web. Inclusive na questão do macropad também pessoal. Problema se resolve com algo que suporte VIA/QMK.

CarlosEduardoCaldas
Автор

O mais importante disso tudo é que a evolução via Proton está a todo vapor (trocadilho)!
Tem muita coisa a ser resolvida, mas é questão de tempo para que um dia seja ideal.

TheOdsystem
Автор

Os jogos na maioria são para plataforma Windows. Pessoal quer misturar óleo e água, não dá. O pessoal Linux faz várias engenharias para tentar compatibilizar. Então o importante é entender as diferenças

wassermangomes
Автор

Buldur’s Gate roda em Linux? Comprei um note hoje com Linux e não quero trocar o SÓ?

jucasouza