DEMIAN, DE HERMANN HESSE #190

preview_player
Показать описание
✦ Links para comprar os livros:

O Ler Antes de Morrer é o mais completo canal sobre literatura do YouTube. Aqui você encontra conteúdo exclusivo e de qualidade sobre literatura brasileira e estrangeira, livros de não-ficção, quadrinhos e muito mais. Texto e edição: Isabella Lubrano.

Nossa meta é ler e resenhar 1001 livros. Ou morrer tentando!
_

_

ENDEREÇO PARA ENTREGAS OU CARTAS:

A/C Isabella Lubrano
Av. Paulista 1754, 9º andar
São Paulo / SP
CEP 01310-920
_

Ler Antes de Morrer nas redes sociais:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Seus vídeos parecem aula e esse é o maior elogio que eu poderia te fazer.

Luis-ejei
Автор

A busca do verdadeiro EU atormenta a humanidade desde os tempos mais remotos. Adoro leituras com esse temática!

pauloangeloalcantara
Автор

“Não creio ser um homem que saiba. Tenho sido sempre um homem que busca, mas já agora não busco mais nas estrelas e nos livros: começo a ouvir os ensinamentos que o meu sangue murmura em mim.” por Herman Hesse.
Que resenha diferenciada! Obrigado!

consultcar
Автор

Gostaria muito de ter tido alguém com o seu conhecimento, sua simpatia, sua inteligência, sua lucidez... como professora de literatura no meu curso de letras. Você é simplesmente genial!

cravog.silveira
Автор

Eu amo Demian literalmente rs. Mas sério, é o livro da minha vida.... Obrigada por complementar as referências que já tinha. ❤

lais_abreuc
Автор

Viu, Isabella. Eu só vou dizer uma coisa: uau.

Demian foi o primeiro Herman Hesse que li. Gostei demais. Até entrei na comunidade do autor, no finado Orkut - vá, eu também queria ter aquele perfil descolado (e tinha a Mariana, que curtia literatura...). Mas a verdade é que não peguei metade das referências que você trouxe, Isa (pensando agora, se teu vídeo viesse há uns doze, treze anos, quem sabe a Mariana e eu...).

Fiquei com uma baita vontade de reler, esse é o ponto.

Quem não quer encontrar a felicidade? Sidharta também fez parte dessa busca. E foi outra resenha que, se não comentei na época, comento agora: uau!

(Herman Hesse leu Nietzsche, Freud, certamente ouviu Bach. Mas não conheceu a poesia de Odair José: felicidade não existe, o que existe na vida são momentos felizes. Profundo).

Nesse espaço, imagine um monte de aplausos: tua interpretação foi demais!

Bjs.

leonardo.claudiano
Автор

eu conheci esse livro pelo Namjoon (RM- BTS) que o usou de inspiração para o album "Wings" e desde então, amo ler os livros do Hermann Hesse.
p.s: já leu o lobo da estepe? é muito bom e sidarata é maravilhoso também ( k-pop também é cultura rsrsrsrsrsrs)

boralua
Автор

Amei a maneira de você linkar os assuntos.... isso é o que eu chamo de RESENHA PERFEITA!!! Parabéns pelo teu canal e pela dedicação de realmente tornar a leitura algo fascinante!!! Sempre que eu vejo teus vídeos, me sinto obrigada a ler porque parece que estou perdendo um mundo de maravilhas... tudo graças à tua apresentação!!! <3

heloisagracianecostadelima
Автор

Isa, pfv coloca mais música clássica nos seus videos. É mt bom ouvir uma resenha com uma música clássica ao mesmo tempo <3

wendelsoueu
Автор

Demian é com toda certeza o livro mais importante da minha vida <3

lucasteixeiracarneiro
Автор

Que orgulho ver um canal de literatura crescer assim, em tempos de tantos sentimentos líquidos e conteúdos vazios em redes sociais.

anaalcantara
Автор

Eu acabei de ler esse livro, pela indicação dos seus melhores do ano e gostei demais! Me identifique muito, e enxerguei ali Freud, Nietzsche... Foi um dos livros que mais grifei trechos no Kindle rs. E fiquei bege agora com a referência do nome Sin=pecado Clair=luz e a Daemon/Demian


Que livro! Obrigada pela dica 😘

AleLessavan
Автор

q livro é esse! Muito obrigada pela indicação! Resolvi ler depois do vídeo "melhores de 2018" e ainda tô a deriva pela ressaca dessa maré...
Muito amor nesse livro! ❤️

TheMeireEl
Автор

A maneira como você fala dos livros e como os olhos brilham enquanto explica é apaixonante!

haorah
Автор

Isa, eu fico sempre mais impressionado com o quanto você fala bem, cada vez mais inspirada e inspiradora!

luccagreco
Автор

Sinclair narrando sua infância e descrevendo ao início do seu convívio com Max Demian é sensacional

andreadeir
Автор

Ameiiii!!! Uma aula foda em 16 minutos!!! Hermann Hesse é maravilhoso! Sou fascinada com o Lobo da Estepe, a primeira vez que li, parecia que estava em outra dimensão, tinha entrado em outra órbita, perdi meus sentidos, foi uma loucura!

beatrizdejesus
Автор

A Isa faz as resenhas com tanta empolgação como se ela estivesse realmente entrado dentro da história! !! Isso é demais, por isso são tão bons os vídeos dela!!!

apostasildo
Автор

O Barroco alemão é um desafio, hein, Isa! Você tinha que ter um canal na TV.Cultura ou Arte 1. Parabéns, por toda análise de ambiguidade!

reygson
Автор

P.s. Sei que o vídeo é antigo e talvez ninguém veja, mas se alguém com um entendimento diferente quiser falar sobre, fique à vontade, vai ser ótimo comparar ideias.

Conheci o livro pela citação do mangá de Tokyo Ghoul ( que faz referências precisas a Demian, Nietzsche, Freud e claro a Kafka) esse últimos inclusive lança seu livro mais celebre alguns anos antes de demian ...
Enfim, Li o livro essa semana e achei ele incrível, a forma como aborda as pessoas, mas tmb o mundo em volta deles, e como esse choque de mundos moldam as pessoas, principalmente na infância do Sinclair, mas nas infâncias de todos nós. Na minha experiência lendo este, achei de fato um livro indispensável no entendimento da nossa formação como humanos; a forma como essa transição é abordada para mim foi incrível.
Todos em algum momento passaram pelo rompimento da proteção e das ideias da família de onde viemos, alguns de forma mais branda é claro, mas outros de forma tão abrupta, como o Médico e o Monstro, e em minha opinião achei o livro muito à frente de seu tempo abordando, quase como uma antecipação (Desgraçada) do pós II Guerra e a espécie de reformulação de mundo, como a “criação” do conceito de adolescência, as formas de comunicação e de como o Homem encara o tempo, crianças hoje praticamente não tem influência dos pais na criação se comparado a 101 anos atrás quando o livro foi escrito, e junto com isso a quebra do ovo onde esse novo mundo foi gerado, pois se o mundo novo é oq sai do ovo as pessoas e suas interações são definitivamente a galinha dessa história.

Quanto aos amigos, enquanto eu lia tive uma impressão um pouco diferente, Pistorios, o amigo Emo, (quase um vampiro Vitoriano🤷🏻♂️) eu pensei que poderia ser a visão do péssimo total, algo como um próprio abismo, ao qual Sinclair estava fitando constantemente em sua "pior fase"; já Demian, mudou após essa maravilha de resenha, eu o encarei durante a leitura como um personagem "necessário" para o desenvolvimento, não havia compreendido ele totalmente… mas após o vídeo e relendo algumas coisas fiquei com a sensação, talvez errada, que a persona de Demian pode ser uma releitura, mais velha e adaptada aos novos tempos da iluminação segundo Kant, ("A iluminação É um homem libreto da autoincorrida Tutela.") Portanto, Demian não sendo totalmente realístico, como de fato não é, pode muito bem ser uma sobreposição de conceitos, um alter ego, do Id(Freud), mas não do personagem Sinclair, mas, talvez do próprio Hesse em quanto pessoa e como escritor, uma quase representação do Além-homem, como um alguém a ser alcançado, sem correntes, e que o ajuda em sua jornada a quebrar suas barreiras e de certo mondo sua iluminação, seu ser além do ser, o propósito da existência, sua felicidade (quem criou esse conceito não merece perdão) kkk. Sendo assim um Algo que ele e seu personagem encaravam, talvez inconsciente, como algo a se tornar após sua iluminação de vida. Bem, Talvez eu tenha ido longe de mais ...

Quantos as referências de escrita, acho que por não ter um conhecimento prévio do autor não peguei todas as referências dele próprio, só sei um pouco da vida dele e o momento em que escreveu, aprendi um pouco pela resenha, inclusive amei a explicação sobre os nomes e os significados, isso torna a leitura muito mais completa e me ajudou muito no entendimento, como por exemplo o sobrenome dele e o conceito de daemon.

Mas em questão de influências da escrita dele, a passagem sobre destruir o mundo para um novo nascer como analogia ao homem do Entre Guerras (que era esse o momento) é maravilhosa, para mim que gosto de Nietzsche, (Mesmo sem entender por completo...) é clara a referência do Além-homem em Zara. E também, claro, a desconstrução dos valores e a fôrma como oq Freud chama de Sociedade Repressora e Nietzsche descreve como as forças - força Reativa/Ativa.
Ache o livro quase como uma Síntese de grandes pensadores anteriores e tmb, contemporâneos a ele. Amei sem reservas: O livro e a resenha.

caio