Guimarães, onde nasceu Portugal: as origens do Condado Portucalense

preview_player
Показать описание
Aqui nasceu Portugal! Neste episódio, vamos conhecer um pouco mais da história do Condado Portucalense e do castelo de Guimarães. A motivação para que a poderosa Condessa Mumadona Dias desse início à construção desse importante monumento.
Guimarães é a cidade onde nasceu Afonso Henriques, o 1° rei de Portugal.

E também no Instagram : @guilhermenaeuropa

––––––––––––––––––––––––––––––
Castelo de Guimarães
Aqui Nasceu Portugal
Condado Portucalense
turismo portugal

#guimaraes
#turismoemportugal
#brasileirosemportugal
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu estive aos 17 anos nesse maravilhoso lugar, e confesso que senti uma sensação nunca antes vista na minha vida . Pareceu que eu já havia passado naquele local em outras vidas .

raneism
Автор

Parabens
Direto ao ponto sem enrrolaçao🎖🎖🎖🎖🎖

bandeirantesantes
Автор

Belo comentário rico em fundamentos históricos. Parabéns. Abraço.

PedroCosta-jqbv
Автор

Vídeo muito interessante e cheio de história. Parabéns.

alexandrevilela
Автор

Amei este lugar e conhecer está história, um bom lugar também para visitar, incluindo tantos em Portugal! Sou nova no Canal e adorei esta aula de história! Parabéns!

valmiraneri
Автор

Estive aí e contemplei essa exuberante obra

sandralopesnogueira
Автор

Adorei a história!!! Eu sempre amei estudar história, assim quando eu chegar em Portugal quero conhecer!!! Meus parabéns já sou sua mais nova inscrita!!!

karendias
Автор

Estou indo morar em Guimarães, em outubro chego aí, espero conhecer o senhor, adoro seus vídeos, meu marido já está aí, eu só em outubro.

walderlizamendes
Автор

Pretendo visitar Guimarães em Breve.
Parabéns pelo vídeo adicionado com curiosidades históricas.
Fantástico!

marcosnascimento
Автор

Adorei !! Em breve estarei conhecendo Guimarães.

luzialins
Автор

Já visitei esse castelo, muito legal, conheci toda essa bela região, abraços, Leonildo de Campinas SP

leonildoherrera
Автор

O senhor está muito bem informado sobre estes assuntos do Condado Portucale. Obrigado.

VictorPMarcos
Автор

Parabéns pela descrição histórica ....

pauloneves
Автор

Já estive nesta cidade linda! Recomendo veementemente!

wilsinhopissolato
Автор

Que blza é Guimarães e interessante saber quantas mulheres se destacaram na história. Difícil explicar como foram subjugadas em algum período.
Bom ver vc, Guilherme, animado. Parabéns.

katiamedina
Автор

Parabéns pelo seu comentário e a história de Portugal ❤❤

joseluizdidoni
Автор

Excelente reportagem. Obrigado de Fort-Ce. D.R.A. Sl, 33:12.

diogomaia
Автор

Tenho visto recentemente vários vídeos do seu canal que me têm deliciado. Quanto a este sobre Guimarães, creio ser importante referir que não há provas de que o nosso primeiro rei tenha nascido nessa cidade e, muito menos no castelo. Essa lenda foi muito difundida pelo Estado Novo na senda "evangelhizadora" do povo e no culto da "raça portuguesa". Da mesma forma que não se sabe onde decorreu a célebre batalha de Ourique e que cada terra com esse nome tem um monumento a "comprovar" ter sido o palco dessa batalha, também existem várias cidades que reivindicam ser o berço de Afonso Henriques. Quando D. Afonso VI - o pai de D. Teresa - faleceu, ela estava em Viseu quase no fim de uma gravidez e não pôde ir ao funeral do seu pai. Dado que o ano da morte do Imperador praticamente coincide com a possível data de nascimento do jovem Afonso - não se sabe com rigor o ano de nascimento - é bem possível que o futuro rei tenha nascido em Viseu.
Quanto a Guimarães ser o berço da nacionalidade, penso que não haverá dúvidas, dado que foi a capital do condado que lhe deu origem e do reino que lhe sucedeu. Também foi em Guimarães que, segundo Alexandre Herculano, aconteceu a primeira tarde portuguesa, na batalha de S. Mamede.

albertinocostadias
Автор

Passando para fortarlecer nosso canal e nossa amisade historia lindo

deliciasdavovomirian
Автор

Uma correcção: o fundador do Condado Portucalense chamava-se "Vimara Peres" e não "Vimarana" como é dito. Aliás, a palavra vem do germânico arcaico "Vigmar" ou "Vigmarah" que quer dizer literalmente "cavalo de batalha". É necessário colocar também de uma forma meritória, o enorme, senão, vital, papel dos Suevos na criação de um espaço no noroeste peninsular (Reino Suevo). Mais tarde, com a reconquista cristã, em 868, cria-se o chamado "Condado Portucalense" que sempre quis ser independente. Aliás, é tão vital o seu papel que toda a nobreza portucalense era descendente dos Suevos. Depois da anexação dos Suevos pelos também germânicos Visigodos em 585, estes últimos sempre deram alguma autonomia aos primeiros porque de outra forma não teriam paz. É preciso também falar das sub etnias suevas que cá chegaram em 411. Tínhamos os "Quados" e os "Marcomanos". Cá chegados, uns ficaram a sul do Rio Minho e os outros a norte. Daí as diferenças quase imperceptíveis entre portucalenses e galegos há época. O aparecimento da língua portuguesa dá -se nesta altura, e não tenho qualquer dúvida, que foi graças aos Suevos que a mesma teve as especificidades que tem hoje em dia relativamente ao castelhano, por exemplo.
Vimara Peres era filho de Pedro Theon, um nobre asturiano. Quando no passado a cidade se chamava de "Vimaranis" ou "Vimaranes", o seu sufixo "is" ou "es" sugere pertença, ou seja, eram as "terras de Vimara".
Não podemos esquecer que os Suevos deram centenas de palavras ao léxico português, nomeadamente nos topónimos. Exemplo: Guimarães (Vigmar), Francelos (Frank+Ellos), Ramalde (Rahms+Wald), Terras de Bouro (terra dos Búrios (Buren no actual alemão) - sub etnia Sueva que com eles chegou ao noroeste peninsular em 409 ad).
A Galiza e o norte de Portugal são uma região fantástica que congrega praticamente a mesma cultura, língua e modo de vida. São uma mistura dos povos celtas, romanos e suevos que deram a alma e o espírito a estes dois povos, que têm a mesma origem mas que seguiram caminhos diferentes.
Mas foram os Suevos, este povo que a história teima em não abordar de forma mais séria, que tornou possível a existência de um Reino que congrega as fronteiras mais antigas de todo o continente europeu.
Não podemos esquecer também que o Reino Suevo, com capital em Braga, a antiga "Bracara Augusta" - a "bracara" descente dos povos celtas da etnia "brakaroi" - daí o seu nome) foi, senão o primeiro, um dos primeiros reinos cristãos criados em toda a Europa, tão antigo que foi fundado ainda na vigência do Império Romano do Ocidente, que só cai em 476, com a queda de Roma devido às invasões bárbaras dos Visigodos.

jmlmo