3 Beneficios do MDF para a Marcenaria

preview_player
Показать описание
A entrada do MDF como uma matéria -prima de grande importancia para o setor moveleiro (marcenaria e fabricas) trouxe alguns impactos significativos para o mesmo, tanto positivos como negativos, hoje listo 3 impactos positivos.

Assista Também:

Onde mais me encontrar

===========================
APOIO

A ferramenta que você precisa. Quando precisa.

.............................

Visite um Redecenter, a rede de lojas da Redelease, espalhadas por todo o Brasil.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Opa, cheguei, nossa LIKE de número 1000, parabéns Adilson. Não há como colocar um comentário específico sobre o MDF pois você mesmo já disse TUDO. Em relação a questão de características exclusivas de uma madeira como nós e veios... em minha última publicação fiz umas caixas sob encomenda, e nós que trabalhamos com madeira adoramos mostrar os detalhes e características individuais das madeiras, porém devesse atentar que, nem todos os clientes veem isso como uma arte natural, uma individualidade. Parabéns meu nobre Adilson Pinheiro um grande abraço e pra nosso estimado amigo Oseas.

Автор

Adilson, suas informações sobre as virtudes das placas de mdf foram bem fundamentadas. Posso endossá-las, todas. Sobre os defeitos, dificuldades, creio que você irá aventar, entre outros, sobre a durabilidade comprometida em relação aos ambientes que podem sofrer ações oriundas de água (umidade, por exemplo). Já fiz perícia para o mercado segurador, em que ocorreu o chamado sinistro de vendaval, destelhando a casa e com água de chuva que acompanhava o vendaval, entrando nos dormitórios. Muita água nos armários embutidos feitos de madeira mdf. Perda total nesses bens. Praticamente sem chances de recuperação.

edvaldolopesferraz
Автор

Adilson acho os seus videos um dos melhores do YouTube, parabéns

marciosalvador
Автор

Sem duvidas o MDF modificul muito a marcenaria. Uma prova disso é que o Marceneiro já não existe mais. Hoje existe 90% montadores. Não se compara madeira massisa MDF nada tira a beleza de uma madeira. Seria igual a comparar foleado inportado ao nacional.

willandeivylira
Автор

Concordo com a padronização, mas discordo da agilidade e acabamento. Não consigo fazer acabamento no MDF como na madeira, sendo que na madeira consigo resolver algum "acidente" ou "barbeiragem" no MDF um pequeno erro pode ser fatal para uma chapa inteira. Não consegui me adaptar ao MDF, fiquei só na madeira. E sou bem sincero comigo e com os clientes quanto à essa minha limitação. Pra mim é importante aceitar nossas limitações e apostar naquilo que sou bom. "Foco é saber dizer Não".

fabianobernardo
Автор

Meu primeiro emprego foi em uma marcenaria, isso a quase 20 anos atrás, o marceneiro mais velho e proprietário tinha 86 anos, trabalhou a vida toda em marcenaria, sempre que tinha alguma encomenda em madeira maciça marfim, mogno, Jacarandá, madeira nobre era esse senhor que fazia, trabalhei por 6 anos, aprendi muito, tanto que hj tenho uma mini marcenaria aqui em casa, tudo que preciso faço com madeira maciça, tenho minhas limitações, mas oque faço fica muito melhor que qualquer loja de MDF

rs.cordeiro
Автор

Muito bom vídeo, já o MDF só serve para fazer coisa de 3ª Linha, descartáveis.

alphasigmasezon
Автор

Excelente os apontamentos!! Obrigado mais uma vez!!

ricardotavareslopes
Автор

Em relação a mdf a resistência a água é uma delas

afkferj
Автор

Bom dia! Costumo fazer uma comparação: quando inventaram o cano plástico para água, surgiram muitos encanadores, inventaram o MDF, ocorreu a mesma coisa. Por um lado, abriu inúmeras possibilidades de trabalho, por outro, nós marceneiros tradicionais, estamos indo para a extinção... Estão acabando os entalhes, torneados, junções, acabamentos, ...

paulofogaca
Автор

É mais uma opção e tem seu lugar na construção .
Porém em muitos casos não é o melhor material .

rodrigopereira
Автор

Excelente vídeo. O MDF como outras matérias primas tem suas particularidades. É inquestionável a mudança que os revestimentos em melamina trouxeram ao setor, reduziu mto o trabalho, resumiu a cortar, bordear, fura e montar. Oq trás um custo menor p cliente comparado a outras matérias primas.
Tem suas limitações de residência mecânica, desaconselhável para fazer uma cadeira ou prateleira longas para para colocar peso.
Requer técnicas adequadas de construção como pre-furos de parafusos nos topos. Requer mto cuidado ao trabalhar por já estar acabado. No caso do MDF cru permite acabamento superior ao compensado por exemplo.

laerciojbael
Автор

Malefícios : durabilidade, falta de resistência(não dá para comparar uma mesa de madeira com uma mesa de MDF, a mesa de MDF treme muito mais), poucas possibilidades de manuseio( em muitos casos, já vi uma tábua de mdf se partindo ao meio ao tentarem fazer um desenho por um tupia), E muitas vezes o MDF sai mais caro que madeira, como Pinus(mesmo não sendo essas coisas, a madeira de Pinus tem muitas qualidades)

isaacisaac
Автор

show de vídeo ate o proximo vídeo valeu

americosouza
Автор

É isso ai Márcio, falou com propriedade, vou procurar mais informação a respeito do assunto. Obrigado!

sandrosemeao
Автор

Acho que reduz a qualidade do próprio marceneiro ou seja deixa de existir ou reduz muito o marceneiro artesão

silviocorrea
Автор

Pontos negativos que poucos falarão:

1 - Não é ecologicamente sustentável. É um mito que a produção não cause impactos significativos. Além de reduzir drasticamente a biodiversidade com o deserto verde das plantações, há um consumo excessivo de água na plantação do Pinus e uma absorção e consumo exagerado de nutrientes do solo. Em pouco tempo a terra está esgotada.

2 - Maior consumo de madeira. Como os móveis são menos duráveis, é necessária um crescente na área plantada, o que gera tantos impactos como pastagens e outros cultivares agressivos ao meio ambiente.

3 - Assim como diversos materiais e descobertas, o MDF é extremamente poupador de mão de obra, logo, contribuinte para o desemprego. Uma fábrica de móveis com "meia dúzia" de empregados substitui um sem número de marceneiros, ajudantes e correlatos. Este é um problema macro, mas não deixa de estar na conta do material, ou seja, do MDF.

4 - (bônus) Sua serragem é bastante tóxica. Além da granulometria ser muito menor, ou seja, o tamanho do grãos da serragem é menor (parece um talco) - necessitando de máscaras pouco usuais na marcenaria -, os componentes químicos ao serem inalados são bastante tóxicos.

marciomagal
Автор

Ótimo adilson 👍esperamos o melhor pra marcenaria.

wendelmoraes
Автор

Não há dúvida de que é preciso achar uma solução pra produção em massa, e o mdf ajuda nisso, com um melhor aproveitamento da fibra vegetal, pra construir chapas. Porém, sempre que vejo uma prateleira de mdf, ela aparenta ter baixa resistência mecânica. Não que vá quebrar, mas a prateleira sempre está curvando... 😐

eoutro
Автор

Não gosto no MDF porque têm muita imitação eis móveis acabam muito rápido

jcroberto