Vitor Ramil - Labirinto

preview_player
Показать описание
Ficha técnica

LABIRINTO

Música: Vitor Ramil
Letra: Zeca Baleiro e Vitor Ramil

Vitor Ramil: violões e vozes
Santiago Vazquez: percussão, bateria e eletrônica
Vagner Cunha: arranjo de sopros
Quinteto Porto Alegre:
Elieser Fernandes Ribeiro: trompete
Tiago Linck: trompete
Nadabe Tomás: trompa
José Milton Vieira: trombone
Wilthon Matos: tuba
Gravado e mixado por Moogie Canazio
Masterizado por André Dias

Vídeo
Direção: Antonio Ternura
Direção de arte e ator: Marco Antonio Krug
Produção: Marcela Bordin, Muitas Palmeiras e Antonio Ternura
Direção de fotografia: Juliano Possebon Ferreira
1ª Assistente de fotografia: Marcela Bordin
Lettering: Clara Trevisan
Post: Liquor
Color grading: Gustavo Gripe
Locação: André Ricardo Gasperin, Paragem Gasperin Boa Esperança, Rolante, RS

Texto sobre Labirinto, o filme, por Vitor Ramil

Compus a música de Labirinto em Buenos Aires. Ela nasceu de uma sequência de quatro acordes que se repetiam enquanto eu buscava uma melodia que, ao contrário, se desenvolvesse sem repetições, que fosse sempre em frente. Fiquei improvisando e gravando por muito tempo. A certa altura algumas passagens melódicas começaram a voltar e a querer se impor, fazendo com que eu cedesse ao apelo da canção na forma com que nos acostumamos a ela, com mais de uma parte, estribilho, coda, esse tipo de estrutura. Eu não sabia que, depois de receber letra, a canção se chamaria Labirinto, mas curiosamente ela se fez assim (mais justo do que dizer “foi feita”), de forma labiríntica, levando-me primeiro a avançar perdidamente e depois a me deparar com caminhos já percorridos até encontrar uma saída. Musicalmente falando, tanto o improviso inicial como a forma final se afirmaram pela pungência, uma indescritível emoção de fundo que enchia minha voz de frequências e harmônicos à medida que eu avançava.

Zeca Baleiro e eu vínhamos tentando compor algo juntos, mas, até então, sem muito êxito. Resolvi mandar aquele labirinto para ele, sem entrar em detalhes sobre a composição. Uns dias depois, ele me surpreendeu com uma letra em inglês, que começava assim: I said the love is like an obscure maze. Depois o narrador embarcava em um trem e cantava as a blind bird. No estribilho o sol brilhava muito apropriadamente ao crescendo da música e o narrador anunciava: the pain is mine. Letra bonita, sonora, tocante. A pungência estava lá, mas o idioma não me deixava senti-la. Achei que nossos futuros ouvintes talvez viessem a não sentir o mesmo. Propus ao Zeca uma tradução (no caso, uma transcriação, como diriam os poetas concretos) para o português. Ele entendeu o dilema e topou a ideia. Depois da nossa conversa, saí para caminhar e foi como se mais uma vez entrasse num labirinto, dessa vez feito de imagens e fragmentos da letra em inglês. Queria saber se, mantida a essência do original, a transcriação era viável. Amor, labirinto, trem, pássaro, sol e dor ficaram dando voltas na minha cabeça. A pungência precisava seguir dando o tom. E a sonoridade tinha lá suas exigências. Cantarolei mais do que respirei, e terminei a caminhada indo além do previsto: cheguei em casa com a letra pronta na cabeça. Escrevi-a e mandei-a pro meu parceiro que, generosamente, aprovou sem retoques nosso labirinto agora em português.

Recentemente, depois do lançamento de Labirinto em meu álbum Campos Neutrais (2017), Antonio Ternura me propôs fazer um filme sobre ela. Ele veio do interior da Bahia, onde vive, para Satolep. Conversamos sobre a música e a letra viajando por loucos descaminhos, como gotas d’água num absinto. Na sequência, com impressionantes locações em Rolante, interior do Rio Grande do Sul, uma pequena equipe e a participação decisiva do ator Marco Antonio Krug, ele ergueu outro labirinto em que tudo se transcriou. Agora, nesses tempos de pandemia e isolamento social, o filme ganhou uma pungência ainda maior. Ao vê-lo, eu me vi de novo em Buenos Aires, sozinho a improvisar. O labirinto está dentro de nós.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Ô meu deus... Sempre conto pra todo mundo a história de como Deixando o Pago foi a música que me trouxe de volta pro sul, após tempos e tempos de solidão e tristeza morando longe daqui. Este ano voltei pra Porto Alegre e tem sido difícil... e as músicas do Vitor sempre são o colo que busco conforto. Em todas as fases, em todos os momentos. Hoje me demiti do emprego horrível que comecei recentemente, voltei pra casa chorando, chego em casa recebo esse filminho lindo de presente. Que feliz é viver na mesma época que Vitor Ramil. ❤

isadoraleal
Автор

LUTO: meu tio Marco Antonio Krug faleceu nesta manhã em Recife. Seu sepultamento será lá. Obrigada Vitor por todo carinho que tu me trouxe nestes dias difíceis. Teremos eternizados meu tio nesse lindo vídeo. Gratidão

tatibusanello
Автор

Acordei hoje atravessada por um grito de alerta. Não era nada, nem ninguém em meu portão. E o impacto de um despertar amargo me deixou um gosto de pressa na boca.
Preparo então meu café com o cuidado de quem sabe que nunca estará pronta para as primeiras notícias do dia.
Ligo a TV, mas minha consciência pede um novo recomeço. Nada de notícias, por enquanto.
Recorro então ao Youtube e esta congelada imagem de um homem em gesto de oração me captura. A busca cessa aí, diante da beleza e do impacto desta cena tão necessária para reinaugurar meu dia.
O que vejo, nos cinco minutos seguintes, é mais que um trabalho em equipe: é a comunhão certeira de diferentes sensibilidades, cujo resultado é pura poesia visual.
Obrigada por este belo recomeço, por esta terna obra de arte, tão em sintonia com a forte e bela canção de Zeca e Vitor!

renatabatistadeoliveira
Автор

meu Lindo tio e amado Marcão. Ficou tudo muito perfeito, fico emocionada cada vez que vejo o clip. Tu estás vivo, estás lutando e estou aqui esperando pra ouvir tua voz me chamando Tatiana de novo. Volta, fica mais um pouco.

tatibusanello
Автор

Marco Krug, o ator: uma pessoa cheia de luz e talento. Tenho muitas memórias de infância com ele. Me deu meu primeiro animal de estimação, me socorreu quando cai brincando, me ninou e me pegou tantas vezes no colo, comigo até no meu primeiro trabalho...(a propaganda que fizemos juntos no Natal em Santa Maria)...
Sempre deixou saudades aqui no RS, vai em paz, querido "tio Marcão" ❤️

marinawilm
Автор

Zeca e Vitor trabalhando juntos? Nem acredito!😲 Os dois são os meus favoritos! 😉 Quanta delicadeza e que presente inesperado nesse momento difícil! 🤗

camilaki
Автор

dizem que a inteligência do youtube é muito inteligente, se ela for mesmo, o que eu duvido, essa musica vai subir para os trends agora!

xbrasso
Автор

Grande Vitor Ramil, monstro sagrado da música brasileira!

lajenalua
Автор

O irmão que aparece neste vídeo, Marco Antônio Krug, fez a passagem no dia de hoje 29/07. Que os seres do astral o acolham e o guiem para a luz, a paz e para o descanso de seu espírito! Grato por sua passagem aqui na Terra irmão!

partilhamusicosmica
Автор

Comecei chorando já na descrição do vídeo tamanha beleza e sensibilizade no escrever do Vítor ... depois apenas as imagens me arrebataram e chorei novamente pelos mesmos motivos acima. Quando juntou letra, melodia, voz e imagens, foi um desaguar. Sou muito feliz de conhecer o Vitor Ramil e disfrutar da obra lindíssima, poética e maravilhosa de um artista absurdamente talentoso. Obrigada por existir Vítor Realmente, muito obrigada

paulavergara
Автор

Obrigado Vitor!!! A tua obra é o meu alento, encurta a distância entre mim e o lugar que eu quero estar: Satolep fields, lugar atemporal que eu muito pouco vivi realmente mas que contigo descobri carregar impresso no meu DNA forever. Saudade e reverências deste humilde Astronauta aos que vieram antes e sentiram antes os sentimentos rústicos e líricos de que a vida é feita. Continue nos alimentando com a beleza generosa do teu trabalho e que o Patrão Soberano me permita ainda sentir, com a tua ajuda, muitas novas Ramilongas, Estrelas e gauderiadas até o dia que o minuano me sopre de volta pra Estância Grande.

rcarv
Автор

Cada frame é como um quadro na parede, e o Vitor está em todos. Poesia musical e visual.

hiqueh
Автор

Vitor, ouvi-lo é bálsamo para a alma. Melodia intensa e letra profunda! Muito bom o resultado. Gratidão, querido!

NeideGama
Автор

... Krug. Descanse em paz, que a terra lhe seja leve.

MoacirLago
Автор

Q maravilha, inesquecível essa canção de Vitor Ramil. Lembro bem dos tempos de solidão, no interior do RS. Saudades... das paissagens pampeanas. Em breve volto para ficar.

roqueeloirbraun
Автор

Sou vizinho do Ramil, grande persona .

jejehiwjdhi
Автор

Lindíssimo! Neste momento difícil como estamos vivendo vem como um bálsamo! 💕

evelinegerberkupske
Автор

Maravilhosa canção, sinto me amparado por tamanha sensibilidade...

carlosalbertoviega
Автор

Absolutamente profunda a canção, melodia unidas à estética das imagens perfeitamente escolhidas!!! Parabéns Vitor, Zeca e todxs que produziram este presente ao mundo!

andreapimentel
Автор

Que linda é a obra do Vítor! Parabéns pelo trabalho, todo o conjunto! Os arranjos, a parceria com outro baita artista Baleiro. E o filme a ilustrar tudo isso. Bravos! Bravos!

marcowiak