Agricultura sintrópica. Como escolher as espécies em oito passos.

preview_player
Показать описание
Compre nosso livro: AGRICULTURA SINTRÓPICA SEGUNDO ERNST GÖTSCH.
O primeiro passo é conseguirmos fazer uma lista de todas as espécies potenciais para nossa área de plantio. O segundo passo é pesquisarmos em nossa região, aquilo que os agricultores já plantam. Muitas vezes as espécies estão isoladas, ou seja, temos o pomar de banana, o pomar de pêssegos, a horta, a área de grãos, os pastos, a floresta.... Dessa forma o agricultor trabalha apenas em duas dimensões, comprimento e largura. É fundamental criarmos sistemas em quatro dimensões, ou seja, comprimento, largura, altura e tempo. Não precisamos no início criar sistemas muito complexos, mas podemos dar alguns passos nessa direção, integrando as frutas com as madeiráveis, as hortaliças com linhas de árvores e com o tempo vamos ganhando experiência e confiança para aprofundar nosso entendimento e ousar mais, integrando mundos e gerando agroecossistemas prósperos.
AGORA VOCÊ PODE APOIAR NOSSO TRABALHO POR MEIO DE NOSSO PIX:
Você pode comprar a segunda edição impressa do livro, Agricultura Sintrópica segundo Ernst Götsch, com desenhos inéditos e originais de Ernst. Comprando o livro você apoia as pesquisas de Ernst Götsch e do CEPEAS.
Acesse a loja no link abaixo:
#agriculturasintropica #sintropia #ernstgotsch #agendagotsch #agricultura #cepeas #livroagriculturasintropica #agriculturaregenerativa #KNF #koreannaturalfarming #livrovidaemsintropia
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Obrigado professor vou utilizar seus conceitos, muito bem explicado maravilha tô empolgado pra plantar nunca fiz isso mas comprei um sítio 30mil m2 e agora sei aonde começar

igornegrao
Автор

CEPEAS É UMA ESCOLA, FERNANDO É UMA AULA CONSTANTE!!! um Brasileiro de orgulhar a gente!!!

celsojosedasilva
Автор

O Cepeas sempre com informações de alto valor para a reconstrução da verdadeira agricultura no Brasil. Muito obrigada

monicaaraujo
Автор

Uma pequena dica para quem é do Sul é o capim limão, estou usando a um ano nas entre linhas, entre pés e bordas de hortaliças. Muito bom de poda, bastante biomassa, inibe plantas daninhas, resiste bem ao frio, não se alastra, dá um pouco de trabalho para implantar, mas daí é para sempre; o resultado é impressionante.
Estou testando também aquele boldinho rasteiro, kalanchoe marnieriana, incenso bastardo, manjerona, manjericão e euphorbia hip hop; parecem que terão os mesmos resultados.
Gratidão Cepeas!

adrianocarmo
Автор

Saberes tradicionais aliados a conhecimento científico.
CEPEAS sempre arrasando.
🤩🙏

kika
Автор

Muito bom estes conteúdos... estamos a acompanhar a partir das ilhas dos Açores... Obrigado

josecosta
Автор

Siempre excelente información. Saludos desde Ecuador.

ivanlandivar
Автор

Tenho um pequeno sítio de 250m2 e estou transformando em agrofloresta. Ceará, interior.
Já tenho coqueiros, goiaberas, mamão, bananeira, cana de açúcar, maracujá, cajarana, cajá, cajueiros, siriguela, jamelão, mangueira, milho, feijão, melancia e hortaliças.
Está dando muito certo!!!
Gratidão pelos ensinamentos!

elinesoliveira
Автор

Obrigado pela aula. Maximo respeito ao CEPEAS por difundir essas experiencias REVOLUCIONARIAS.
Salve da tropa de biologia da-UNIRIO RJ

cogu_joe
Автор

Q legal!! Estava mesmo pensando em testar o capim limão, se um dia eu tiver um terreno grande pra plantar…onde moro possui apenas 250 m2… eu plantei em vaso no meu quintalzinhozinho, para fazer novas mudas, tiro de um vaso, corto as raizes e replanto. Todo ano aumenta um vaso kkk e tenho dó de desfazer… As raizes que “podo”, uso nos outros vasos para manter a umidade… deu diferença! E resiste bem ao frio, aqui chega a 0 graus…

umiumi
Автор

Agradeço pelas enfomacos essa agricultura a verdadeira agricultura do futuro 😮

marciopereiranascimento
Автор

Plantando castanha do Brasil/Pará na areia de rio em área que alaga aqui no Vale do Paraíba - Taubaté . Tem 8 anos estão maiores do que eu. Estou plantando na sombra e meia sombra de outras árvores, de mudas . Está crescendo muito bem. Vamos ver se produz.. geada já deu e não queimou ela…

discolover
Автор

Apesar de só ter um pedacinho de terra em araruama no Rio de janeiro. Não canso de ver seus vídeos e dicas. Uma aula excepcional. Obrigado

cledivaldosilva
Автор

Salve salve Fernando! Seus ensinamentos generosamente compartilhados são uma contribuição fundamental para a vida. Te acompanho desde o primeiro momento que tive acesso ao seu canal. Estou motivado a adquirir meus primeiros m2 de terra para implantar agricultura de processos.

luizcarlosresende
Автор

Parabéns, grata por compartilhar informações valiosas.

vilmaalmeida
Автор

Parabéns pelo vídeo, muito bem explicado e bem prático!!!

betomunhoz
Автор

Bela iniciativa! Persistam assim! Agradecido!

valdemarbarros
Автор

Muito boa a informação parabens sucesso sul da Bahia

osmangois
Автор

Mais uma vez uma aula nota 10. Muito obrigado!

julianolopes
Автор

Bom dia, professor. Seu trabalho é sensacional.

Gostaria de saber sobre transplante de arvores. Por exemplo: vou reabilitar um pasto antigo para um SAF, tenho mata ciliar. Fale sobre transplantar arvores menores das matas para os SAFs. Penso que poderia acelerar o crescimento do sistema, alem desta transplantas criarem as arvores de todos os estratos.

Prdta