Goffman e a Teatralidade da Vida

preview_player
Показать описание
Erving Goffman foi um importante sociólogo e psicólogo canadense, que faleceu no ano de 1982. Um estudioso que se dedicou à observação participante, buscando analisar e compreender o comportamento humano.

Goffman argumentou que as práticas sociais dependem de seus cenários e relações pessoais. Nesse sentido, estaríamos todos inseridos em uma gestão constante da nossa imagem diante do mundo.

É como se fossemos, de fato, atores interpretando papéis em diferentes palcos. Com figurinos, falas e condutas diferentes, variando de lugar para lugar.

Assim, em cada interação, aprendemos e procuramos aperfeiçoar técnicas que criem impressões e que viabilizem algum tipo de influência sobre o público.

• Referências

GOFFMAN, Erving. Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada.
Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980.

__________. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 1974.

__________. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2009.

• Sites consultados

/REDES SOCIAIS

🎧

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Fantástico!
Sempre imaginei a possibilidade de existir alguém pesquisador desse assunto, pois já observo esse aspecto da vida a tempo, porém não tinha conhecimento da existência de Erving Goffman, que para mim vem como um viés de confirmação dos pensamentos.
Muito obrigado professor Krauss.

ireniltonrodrigues
Автор

Não é como se fossem falsas representações e fingimento, é a questão de como se comportar e se portar em conjunturas diferentes, que exigem diferentes formas de agir, de pensar e se expressar. A forma como eu me comporto com o meu grupo da balada é completamente diferente da forma que o meu local de trabalho exige que eu me comporte. Na balada eu posso ser o cara descolado, pegador e sensual, sendo exatamente o oposto do comportamento exigido pela empresa em que trabalho, sendo esse comportamento sério, centrado, profissional e aplicado.

thevictorrodriguez
Автор

excelente aula!!👏👏👏
eu percebi uma concordância entre Goffman e Durkheim no ponto que os dois reconhecem a influência da pressão social para moldar o comportamento de um indivíduo. Mas Goffman foca na “performance teatral” e em qual impressão uma pessoa quer passar em determinado contexto na sociedade, enquanto Durkheim analisa estruturas que independem da vontade pessoal e são exteriores ao indivíduo.

marianapsf
Автор

Parabéns pelo vídeo extraordinário !!!

HoraArte
Автор

1:11 "THEY CALL ME-" Erving Goffman...

HAHAH GENIAL!

Obrigada, professor! Minha iniciação científica se baseia muito nas ideias de Goffman, principalmente no livro "A representação do Eu na vida cotidiana", e, assim, a gente lê e relê, mas é sempre bom ouvir ouvir alguém falando sobre o assunto hehehe.

paulagodebrito
Автор

Aula maravilhosa! Estudando para o concurso do magistério do meu estado e esse vídeo foi muito útil. Mais uma inscrita!

nataliamoura
Автор

Conheci ele na série Mindhunter... Muito bom, prof

Автор

Gostei do seu "istarti".
Parabéns pela aula!

gins
Автор

Ótimo video. Venho refletindo e ontem eu tive a certeza que a minha teoria é verdade. A maioria irá olhar para você pela a sua posição na sociedade mais influente, seja o seu cargo, estado social, físico, ou até mesmo pela cor dos seus olhos e a marca da roupa. Enquanto eu visto um terno na minha imaginação, estou vistido com meu uniforme do trabalho, trabalho de acordo com a configuração que defini à minha mente. Todos olham para essa configuração. Enquanto eu, mantenho exercitando o principio do ´´estar no presente``. Quando a maioria (99%) olham para a minha´´configuração``- pensam mil pensamentos por segundo, eu estou presente, totalmente, e não olho para a ´´roupa`` tanto psicológica tanto física que ventem, mas para aqueles olhos - o corpo fala - que apresentam para mim os seus medos. A minoria(1%), percebem que estou presente, vem igualmente como eu vejo, posso está errado, mas a maioria e a minoria estão todos com medo. Estamos? Como você, Krauss, citou, será que conhecemos nos mesmos?

matmath
Автор

Que tema interessante, estou estudante para meu curso de Teologia 😃😃🥰🥰

deisecadonhottomeucantinho
Автор

Esse professor tem o dom de filosofar. Muito bons os seus vídeos.👍

ioneidesilvavicente
Автор

Eu ameiii, não conhecia sobre esse autor, e fiz uma leitura bem superficial dele em um livro meu onde há vários autores, e passei a gostar muito da premissa dele em que ele passa sobre as pessoas no meio social. Já estou vendo que terei um autor social favorito!!!

vitoriapinheiro
Автор

Assistindo a essa aula maravilhosa, 08/01/23, dia do arremedo da invasão do Capitólio em Brasília. Um ouvido na aula e outro nessa tentativa absurda e INCONSTITUCIONAL de golpe! A esses FASCISTAS só digo uma coisa: não passarão!

soraiaqueiroz
Автор

Muito obrigado por compartilhar conhecimento conosco de uma maneira tão benéfica e leve. Seu papel é importantíssimo na sociedade e mando forças para nunca desanimar!!!

Gamesarthurhulk
Автор

🙅‍♀️ que conteúdo 👏 senti isso na pele quando me mudei. Projeção e adaptação.

FontesIsabella
Автор

Eu não conhecia ele. Obrigada pelo conhecimento compartilhando!!!

josaniafelipedejesusparanh
Автор

Caramba muito bom! Sou universitário e me ajudou bastante!!

mateuscarvalho
Автор

Que aula incrível!!! Meu Deus. Obrigadaaaa.

evillapontes
Автор

Resumindo, então queremos sempre projetar uma personalidade em cada contexto social, tudo em busca de validação das outras pessoas perante a gente nesse teatro social. É isso? se for assim corremos sempre atrás dessa tal validação kkkk

mauriciopinheiro
Автор

Professor, ele propõe alguma forma de romper com essa teatralidade ?

thaleshenrique